Publicado em: 01/05/2015 (15:05:33)
Atualizado em: 03/05/2015 (11:46:26)

(Fotos: Divulgação)
Marcio Augusto: "A exclusividade poda a capacidade criativa do ator; deve-se
trabalhar com o máximo de diretores possíveis; eu sou o resultado de vários deles"
> Oficina de interpretação para cinema e TV com Marcio Augusto
O workshop de Cinema e TV com o diretor Marcio Augusto (que pela primeira vez veio para o Sul Fluminense), realizado pela agência Woguy e pela Cia. Teatral Liberdade de Expressão, foi um sucesso. Foram quatro dias de muito aprendizado, reunindo alunos de toda a região. Participaram das oficinas pessoas de Bananal, Resende, Itatiaia, Volta Redonda e, claro, de Barra Mansa, totalizando 35 alunos que durante quatro dias tiveram aulas práticas e teóricas sobre interpretação.
- Sabemos que o ator precisa se reinventar e se trabalhar constantemente, além de experienciar novas emoções. É na busca desse crescimento, e sabendo da dificuldade que muitos acabam tendo em ir para as grandes capitais estudar, que temos trazido para a nossa cidade alguns workshops. O primeiro foi - O olhar cênico através da interiorização emotiva - realizado no mês passado com o diretor Rodrigo Hallvys, e agora em parceria com o Djalma Ferraz da Agência Woguy Eventos realizamos esse novo workshop - diz Patrick Thouin, diretor da CTLE.
- O objetivo ao trazer essas oficinas é fazer com que todos os atores da região cresçam e tenha novas perspectivas sobre a arte - completa.
Trinta anos de profissão
O workshop foi ministrado por Marcio Augusto, que é diretor de programas de TV, e trabalha em televisão, desde 1994, onde começou como assistente de direção na novela "A viagem", de Ivany Ribeiro, na Rede Globo.
Com 30 anos de profissão, começou no teatro como ator, autor e posteriormente como diretor, onde se especializou na direção de atores.
Temas como As cinco etapas de um roteiro, As três dimenso?es do Personagem, O subtexto ou mono?logo interior, Visualizac?a?o das falas, leitura lo?gica, entre outros foram abordados com pelo diretor e aliado a exercícios práticos foram moldando os alunos (com ou sem experiência) para o quarto e último dia, onde cada um gravou uma pequena cena.
Mercado de trabalho
Marcio Augusto falou da importância de se preparar para esse mercado tão acirrado:
- O ator, assim como vários outros profissionais, não deve parar de estudar nunca, é uma profissão que exige um eterno aprendizado e aperfeiçoamento.
Ele ainda destacou a importância de se trabalhar com vários diretores e grupos diferentes:
- A exclusividade poda a capacidade criativa do ator. Deve-se trabalhar com o máximo de diretores possíveis. Eu sou o resultado de vários deles.
No último dia foram gravadas as cenas com cada aluno. Foi montado um set de filmagens no Jardim das Preguiças, com direito a câmeras profissionais e microfone boom. Com isso, os alunos puderam sentir o gostinho de como são realizadas as gravações para a TV e colocar em prática tudo o que aprenderam.
