Publicidade

RH

Bate Papo

Viver, a motivação profissional do fotógrafo João Marcos Coelho

Ganhador do Prêmio OLHO VIVO 2014 diz que fotografar pessoas é sempre bom; inúmeras expressões que contam histórias, que mexem com sua imaginação

Entrevistas  –  30/06/2015 12:27

Publicada em: 10/06/2015 (12:28:12)
Atualizada em: 30/06/2015 (12:27:51)

1

(Foto: Divulgação/Calino) 

"Se você tem vontade de fotografar, fotografe, seja lá que equipamento
esteja em suas mãos; e se pretende se profissionalizar, que não pule degraus"
 

"Um fotógrafo não faz uma fotografia apenas com sua câmera, mas com os livros que leu, os filmes que assistiu, as viagens que fez, as músicas que ouviu, as pessoas que amou". Essa citação do fotógrafo Ansel Adams, definiu bem a abertura do meu encontro com as palavras do fotógrafo João Marcos Coelho, ganhador do Prêmio OLHO VIVO 2014, que gentilmente atendeu meu convite para conhecer um pouco mais de seu profissionalismo de A a Z. Confira: 

. A descoberta da fotografia. 

Foi em meados de 2003, quando entrei na faculdade de jornalismo, pois a disciplina de fotografia faz parte da grade. O professor André Sodré passava com louvor a essência dessa arte que eu já admirava ao ver as fotos de Ross Halfin nos encartes dos CDs Iron Maiden. 

. Você acompanhou a transição do analógico para o digital. A evolução trouxe mais qualidade para as imagens? 

Posso dizer que sim, eu peguei um pouco do analógico quando cheguei a trabalhar como assistente na época e também tive experiências em laboratório ao revelar fotos. Quanto à evolução do analógico para o digital, não acho que trouxe mais qualidade, acho que trouxe rapidez. Para mim, o resultado final é praticamente o mesmo! 

. O que mais te motiva a fotografar? 

Viver!

. Que dicas você dá para quem está começando? 

Olha, não é que eu esteja começando também, mas o aprendizado é eterno e também tenho muito que aprender. Mas, se quer um conselho, absorva ao máximo o que estiver em sua volta. Se você tem vontade de fotografar, fotografe, seja lá que equipamento esteja em suas mãos. E se pretende se profissionalizar, que não pule degraus! 

2

(Foto: Divulgação/João Marcos Coelho) 

. O mundo está repleto de cenas esperando o olhar específico de quem vai traduzi-lo através de uma forma diferente, especial. Qual momento em sua trajetória que você realizou um trabalho e se emocionou? 

Bom, não tenho muita dificuldade para me emocionar, mas o momento que mais me tocou foi quando trabalhava no "Diário do Vale". Eu estava cobrindo uma carreata no Dia de Nossa Senhora Aparecida. Vi e fotografei pessoas, com suas identidades à mostra, em direção à imagem e lembrei-me do meu avô, que era muito devoto! 

. Você tem algum estilo preferido? Casamentos, pessoas, fotografia publicitária... 

Fotografar pessoas é sempre bom. Inúmeras expressões que contam histórias, que mexem com sua imaginação. E se o objetivo for fotografar duas pessoas que se amam, melhor ainda! 

______________________________________________________
De A a Z
 

Álbum de fotos - Difícil hein. São muitos! 

Branco e preto - Equilíbrio. 

Cinema - A fotografia cinematográfica das obras do fabuloso diretor Ridley Scott. 

Destinos - Trindade, Paraty e Rio sempre estão entre os meus destinos! 

Espelhos - Pessoalmente tem minha mãe, minha linda e amada Lauana, que aqui se encaixa tanto no âmbito pessoal quanto no profissional, e meu mestre Calino! 

Futuro dos projetos - Muito trabalho e, se Deus quiser, muito sucesso também! 

Gente - Mário Sérgio Cortella. 

Homenagens - O nome da minha empresa. O "JM" da marca é uma homenagem ao meu avô, que assim me chamava quando eu era moleque: "Ô Jota ême!". 

Influências profissionais - Bom, há muitos bons exemplos a serem seguidos, e o que me influencia de fato é qualquer bom trabalho que eu vejo. Seja daqui da região ou de fora. A gente só tem que tomar cuidado para não copiar. 

Jamais - Ao estar frente a frente com o cliente, perguntar o preço de um concorrente já consultado a fim de cobri-lo e "ganhá-lo". Acho que isso o trava, o cliente deve ter escolha e não pode ficar preso a um preço. Cada fotógrafo tem um valor e um estilo, cada cliente tem um perfil e tudo pode ser negociado, desde que não prejudique seu colega de profissão. 

Lugares no mundo para fotografar - Egito! 

Melhor ângulo - De um satélite. Seja voltado para a terra ou para o espaço. Não sei se é por causa do que tenho assistido ultimamente (risos), mas é fantástico! 

Natureza - Ótima fonte de inspiração! 

Obrigado - Bom, a tudo que conspira a meu favor e às pessoas que de alguma forma contribuíram e ainda contribuem para meu sucesso. Acho que ninguém consegue nada sozinho! 

Portfólio - Qualquer coisa bem feita, organizada e bem focada num assunto, não misture as coisas. Se você quer mostrar algo para alguém, que seja no mínimo compreensível! 

Qualidade de vida - Respeito mútuo, ter o suficiente para caminhar e trabalhar bem e ser feliz! 

Rituais - Uma caneca de café puro com açúcar de manhã, sem isso eu não sou ninguém! 

Sucesso - Uma boa clientela, reconhecimento (não fama) e qualidade de vida! 

Técnicas - Uma só: Fibonacci. Recomendo que pesquisem sobre ela. 

Urgências - Mais atenção para nossa educação! 

Vale investir - Portfólio impresso, digital e lentes claras! 

Xícara de chá - Minha primeira influência, Ross Halfin!  

Zoom - A cabeça de um político. De preferência do Legislativo. 

> Contato: jmcoelhofoto@gmail.com

Por Elisa Carvalho  –  elisacarvalho.br@gmail.com

1 Comentário

×

×

×

  • ANTÕNIO CALINO

    Jovem talentoso, dedicado e totalmente comprometido com a profissão. Certa e rapidamente terá sucesso.