Publicidade

RH

Bate Papo

Jade Cangussu, uma intérprete que nasceu para brilhar

Ganhadora do Prêmio OLHO VIVO 2014 na categoria Cantora se prepara para sua estreia oficial nos shows

Entrevistas  –  27/08/2015 11:45

Publicada em: 10/08/2015 (12:16:16)
Atualizada em: 27/08/2015 (11:45:29)

1

(Fotos: Divulgação)

"Gosto muito de música de barzinho, acho que fazer parte de momentos legais
pra outras pessoas é muito bacana e é também uma responsabilidade muito grande"
 

Quem ouve Jade Cangussu cantar (ganhadora do Prêmio OLHO VIVO 2014 - Cantora), escuta a sensação de que ela já nasceu pronta para brilhar. Mas a artista sabe ser exatamente o significado da palavra "Arte" e decidiu aprimorar ainda mais seu talento. De uma imensa simpatia e receptividade, conversamos bastante, e sua autenticidade na maneira como encara a vida, deixa transparecer que, sim, ela está pronta para mostrar ao público que já nasceu iluminada para o sucesso. Enquanto Jade prepara sua estreia oficial nos shows, conheça um pouco mais de seu encantador universo de A a Z. 

. Início. 

A família do meu pai tem uma ligação muito forte com a música. Meu pai, Suzano Cangussu, é músico, então sempre tive muito contato com todos os estilos musicais. Eles têm um gosto musical muito amplo e passaram isso pra mim. Foi minha sorte! Sempre cantei em casa com meu pai enquanto ele ensaiava músicas novas e sempre tive curiosidade em aprender as músicas que eu achava legais. 

. Prêmio OLHO VIVO. 

Postei o primeiro vídeo, cantando "Feeling good", da Nina Simone, e foi uma surpresa, porque gravei apenas o começo da música. Eu sou tremendamente grata. Porque o prêmio foi um incentivo e aí vieram as fases e tanto na votação pública, quanto na votação técnica eu me surpreendi demais com a resposta. Foi um incentivo imenso. E eu agradeço muito a todo mundo que fez parte disso comigo. 

. Show. 

Tenho estudado algumas possibilidades com meu pai. Gosto muito de música de barzinho, acho que fazer parte de momentos legais pra outras pessoas é muito bacana e é também uma responsabilidade muito grande. Meu amigo, Adriano Pinheiro, também me incentiva a entrar nesse ramo e é realmente uma área que me chama muita atenção.

______________________________________________________
De A a Z
  

Alegrias - Sentir que fiz alguma coisa realmente legal. Mesmo que não apareça, mas só de saber que fiz algo legal já vale a pena. 

Biblioteca - "Revolução dos bichos", do George Orwell. "Morte súbita", da J.K. Rowling. E tem um livro que deixo sempre na bolsa: "Bar do escritor - da Anarquia Brasileira de Letras. Tem vários poemas, dá pra abrir em qualquer página. E é ótimo. 

Canção - "Breaking all the rules", Peter Frampton. É uma musica que me deixa feliz porque lembro do meu pai. "Teatro dos vampiros", do Legião Urbana. 

Dia ou noite? - Noite. 

Estilos musicais - Rock, bossa, samba, jazz, blues, pop, sertanejo de raiz, música clássica. 

2

"Meu pai, Suzano Cangussu, é músico, então sempre tive muito contato com
todos os estilos musicais; e voz dele está entre as minhas vozes preferidas"

Família - Tem que ter bicho! Amo muito minha família, não só os de sangue. Os que eu escolhi também. 

Gente boa - Meus pais. E o Adriano Pinheiro. Minha madrinha e minha avó. Muita gente. Pessoas com iniciativa de ajudar os outros. 

Honestidade - Eu acho muito honesto quem, apesar das dificuldades, não tenta atrapalhar ninguém pra melhorar de vida. É muito legal quando as pessoas não esquecem de ajudar os outros. 

Ícones da sua geração - Adele, cantora britânica, acho o estilo dela sensacional. Valeska também, ela deu uma entrevista que ela explica a opinião dela sobre feminismo e o porquê de ter mudado o estilo das letras dela. É muito legal. 

Jeito de ser - Tenho mania de pensar nas minhas atitudes antes, ou depois de realizá-las. Imaginar o que faria em determinadas situações e refletir sobre o porquê de agir assim. Faço isso o tempo todo pra tentar quebrar preconceitos que eu tenho e que às vezes passam despercebidos. 

Lugar especial - Minha casa e Maromba. E a The Gaarden, que é a casa de shows que me deixa mais a vontade na cidade inteira.

Minhas coisas - Minhas pedras. Tenho uma coleção de pedras de rio, pego pedras em lugares que vou e que me fazem bem. Ou pego pedras pra lembrar de momentos legais. Às vezes meus amigos me dão uma pedrinha de algum lugar legal que eles foram e eu as guardo na minha estante também, porque me deixam feliz pela consideração dos meus amigos terem lembrado de mim e carregado uma pedrinha pra minha coleção. 

Nenhum de nós - Deveríamos sentir Ódio. Faz tão mal e é uma energia gasta de uma forma muito ruim. Um desperdício. 

O que você diria para si mesma hoje? - Que tenho que estudar! (risos) 

Proibido estacionar - Em mim, não há vagas para a raiva, o ódio. Não gosto de sentir, me faz muito mal mesmo, até fisicamente. Não gosto de gente amarga, que faz grosseria com os outros. Gente esnobe. Acho que valorizar mais os objetos do que aproveitar o momento... Tipo essa coisa de ignorar amigo em mesa de bar pra ficar rindo sozinho pro celular. Acho isso meio burro (risos) porque você deixa de curtir quem está na sua frente, pra curtir alguém que nem pode te ver, te ouvir, conversa sem entonação. Ultimamente todos estão errando a mão na hora de usar a tecnologia. Aí acaba todo mundo sozinho em lugar cheio. 

Quem te conhece sabe que - Amo meu cachorro, tenho minhas manias (tipo pegar pedras), sou implicante com quem eu gosto muito. Ouço música em grande parte do tempo. Gosto muito da cor do meu cabelo, não pretendo trocar tão cedo e não tenho vontade de alisar. E não gosto de ver falta de educação. 

Roteiro perfeito - Gosto de lugar calmo e com água, tipo Maromba. Tenho muita vontade de ir pro Caribe, parece um lugar super bacana, mas não parece tão calmo. Gosto de tomar café ouvindo música também, me ajuda a relaxar e dá pra fazer em qualquer lugar. 

Sucesso - Muito importante. Acho que é o que todo mundo busca. Muita gente confunde fama com sucesso.

Teimosia instantânea ou deixa pra depois - Perder a timidez! Mas é algo involuntário. Sou eu teimando comigo.

Um pedido ao gênio da lâmpada do poste - Luz, pra clarear as ideias! 

Vozes preferidas - Elis Regina, meu pai, Cássia Eller, Renato Russo, Tony Ferreira e Gaba Freitas.

Xodó - Meu cachorrinho, Rambo. Ele é meu amor, meu bebezinho. 

Zzzzzzzz - Gente que reproduz tudo sem refletir acerca do assunto. Gente sem filtro, falta de educação em geral, desde gente que picha por cima de grafite, escreve em livro de biblioteca, assusta bicho de rua, até quem faz grosseria de graça com os outros. 

> Contato: Facebook

Por Elisa Carvalho  –  elisacarvalho.br@gmail.com

Seja o primeiro a comentar

×

×

×