(Foto: Divulgação)
Duas sessões: Única peça de teatro do gênero
no Brasil retorna a Volta Redonda este mês
Mauricio Menezes retorna ao palco do Gacemss (Grêmio Artístico e Cultural Edmundo de Macedo Soares e Silva), em Volta Redonda para apresentar o seu "Plantão de notícias", em 21 e 22 de março, às 21h. Única peça de teatro do gênero no Brasil, a comédia, que conta com a participação do radialista Edilson Silva (Rádio Bradesco Esportes) e apresentador do "Balanço esportivo" (CNT) e do rádio ator Hélio Jr. ("Patrulha da cidade"/Super Rádio Tupi e do programa comandado por Edilson Silva na Bradesco Esportes) faz uma crítica bem humorada aos meios de comunicação. Segundo Mauricio Menezes, que também dirige o espetáculo, as gafes da imprensa acontecem o tempo todo por causa da correria da profissão.
Chamado pela "Revista Veja" e "O Estado de S.Paulo" de o "showman da notícia", Menezes simula situações vividas pelos colegas da comunicação na busca pela notícia. Em sua coleção de recortes de jornais, gravações de rádio, vídeos de TV e histórias de bastidores, estão mais de 10 mil casos, como, por exemplo, uma entrevista no rádio de um ouvinte fanho, que não consegue falar o nome da rua onde mora. Outra de uma repórter que entra ao vivo na TV e se esquece de fazer a pergunta. Além de um editor que troca a foto do Continente Antártico pela foto da cerveja. Menezes conta ainda historinhas engraçadas dos bastidores, como o caso da passagem de Jean-Paul Sartre pelo Brasil. Mas o público gosta mesmo é da gafe do próprio apresentador, que achou que Adionel, então assessor de D. Eugênio Salles, era um cargo da Igreja e perguntou há quanto tempo o assessor Adionel Carlos havia assumido o adionelato.
Um pouco sobre o "showman da notícia"
De 1993 a 1999, Menezes, trabalhou como produtor e redator de humor do "Programa Francisco Barbosa", na Rádio Globo AM. Com três horas de duração, o programa era um sucesso de audiência. De segunda-feira a sábado, era tão bom, que a emissora o reproduzia de madrugada, de meia-noite às 3h. E muita gente ouvia as duas edições. Na época, o programa tinha um quarto personagem: o sonoplasta Paulo Palácio, que de forma genial transformava os personagens em seres reais, graças aos sons e efeitos que arranjava. O programa acabou de forma inexplicável.
Além do rádio, o programa "Plantão de notícias", ia ao ar pela TV CNT. Na época, Mauricio Menezes, junto com o radialista Hélio Jr., apresentava quadros satirizando outros programas de TV, como "Samba de terceira", "Bola murcha", entre outros. O programa acabou em 2002. Mas Mauricio nunca deixou o rádio e o teatro. Fez parte da equipe do programa "Show da manhã", da Super Rádio Tupi e também, criou e lidera a peça de teatro "Plantão de notícias", uma das precursoras do gênero "comédia baseada em fatos reais", onde mostra gafes jornalísticas. Depois de sete anos na Super Rádio Tupi, Mauricio Menezes retornou à Rádio Globo em agosto de 2013, para ser o coordenador da equipe de esportes da emissora e gerente artístico. Desde então, apresenta aos sábados, das 22h à meia-noite, o seu programa de entrevistas com pitadas de humor, que leva o mesmo nome de seu espetáculo: "Plantão de notícias".
Também foi repórter durante 25 anos do jornal "O Estado de S.Paulo" no Rio. Em 1991, Menezes foi encarregado de cobrir o sequestro do publicitário Roberto Medina, na Barra da Tijuca. Para passar o tempo, ele e os colegas Valério Meinel (que morreu) e Luarlindo Ernesto, se revezavam na arte de distrair os colegas. Mas o longo sequestro fez com que o estoque de piadas do trio acabasse e Menezes começou a contar histórias vividas por seus colegas nas apurações jornalísticas. Quando o sequestro terminou, percebeu que tinha um grande acervo dos casos engraçados da profissão. Convencido por um produtor, foi contar as histórias no palco do Bar Constituinte, no Centro do Rio, um espaço frequentando por jornalistas. Em seguida, levou as histórias para a Rádio Globo e depois partiu para o teatro e TV. Participou durante sete anos do "Programa Clóvis Monteiro" na Super Rádio Tupi como comentarista. É também comentarista do programa "Balanço esportivo", da CNT e desde agosto assumiu a gerência do Esporte e Artística da Rádio Globo AM Rio. Esteve no Jô Soares dez vezes, sendo a mais recente em dezembro de 2013 para divulgar seu primeiro DVD.
Serviço
> Plantão de notícias - Duas apresentações no Gacemss (21 e 22 de março), às 21h. Censura: 12 anos. Ingressos: R$ 40. Rua General Oswaldo Pinto Veiga, 22, Vila Santa Cecília, Volta Redonda. Telefone: (24) 3342-4202.