(Foto: Divulgação)
Studio 415 se dedica a tocar obras vocais e instrumentais dos séculos XVII e XVIII,
segundo a interpretação musical característica daquela época, bem diferente da atual
Programa marcado: neste sábado, 6, às 20h30, no Gacemss (Grêmio Artístico e Cultural Edmundo de Macedo Soares e Silva), Teatro 2, em Volta Redonda. O Studio 415 se dedica a tocar obras vocais e instrumentais dos séculos XVII e XVIII, segundo a interpretação musical característica daquela época, bem diferente da atual. São utilizados instrumentos construídos a partir de originais conservados em museus.
É praticamente uma viagem no tempo, com Claudio Frydman (flauta transversal barroca e flauta doce), Claudio Yabrudi (cravo), Marcia Neves (soprano), Paulo Freitas (arquialaúde) e Waldo Temporal (violoncelo e viola da gamba). O público ouvirá o "hit parade" de dois ou três séculos atrás, como executado nas cortes europeias e mesmo do Brasil colonial. Todos os músicos integram a Orquestra Barroca da UniRio, maior grupo vocal e instrumental do gênero no Brasil.
# Claudio Frydman (flauta) - Formou-se em 2000 pela UniRio em flauta transversal, na classe de Laura Rónai. Nessa instituição também foi aluno de flauta doce de Helder Parente Pessoa. Participou de masterclasses com intérpretes como Sandra Miller, Aurèle Nicolet e Conrad Steinmann, tendo frequentado Festivais de música de Juiz de Fora e Curitiba, onde se aperfeiçoou em transverso (flauta transversal barroca) com Lívia Lanfranchi e Ricardo Kanji. É mestre em musicologia histórica pela UFRJ, e tem doutorado em teorias e práticas interpretativas pela UniRio. Integrou o Grupo Fontegara (de 1999 a 2005), é integrante fundador da Camerata Quantz (2002), dirigida por Laura Rónai, que interpreta obras do barroco com instrumentos originais. Com a cravista Clara Albuquerque, formou o Duo Affetti (2005 e 2006). Desde 2007 toca com o cravista Eduardo Antonello no Duo Frydman-Antonello, e desde 2008 com o pianista Jorge Ortiz, no Duo Frydman-Ortiz. Interessado no repertório para flauta dos períodos barroco e clássico, formou o Trio Leopoldina em 2014.
# Lucas Bracher (violoncelo) - Iniciou seus estudos no violoncelo aos 9 anos com João Guilherme Figueiredo. Participou de masterclasses de violoncelo moderno com Nerisa Aldrighi, Atelisa de Salles, Hugo Pilger, Antonio Guerra Vicente, Zygmunt Kubala, Gretchen Miller e Dennis Parker. Estudou com Dimos Goudaroulis de 2001 a 2004 na Unicamp. A partir de 2003 iniciou seus estudos de violoncelo barroco em masterclasses com os professores Mime Yamahiro, João Guilherme Figueiredo, Gaetano Nasillo e Christophe Coin. Estudou violoncelo barroco na Itália com o professor Gaetano Nasillo no Conservatório Guido Cantelli de Novara, onde também participou de oficinas de jazz e improvisação com Marco Detto, Giovanni Hoffer e Alberto Mandarini. No Brasil, tem se apresentado com o grupo Musica Figurata de Belo Horizonte e a Orquestra Barroca da UniRio, no Rio de Janeiro.
# Claudio Yabrudi (cravo) - Iniciou seus estudos de cravo e flauta doce com Fernando Moura, de canto com Heloísa Madeira e transverso (flauta transversal barroca) com Laura Ronai. Na década de 80 participou, no Rio de Janeiro, dos conjuntos Pro Arte Antiqua e Kalenda Maya - ao lado de Helder Parente, Fernando Moura e Heloísa Madeira. No início desta década, lecionou flauta doce na tradicional escola de música Seminários de Música Pro Arte, do Rio de Janeiro. Na segunda metade da década de 80 e na década de 90, integrou como cravista o conjunto Studio 415, que utilizava cópias de instrumentos barrocos e interpretação historicamente informada. Nesse conjunto se apresentou, entre outros, nos circuitos musicais itinerantes da Funart e da Funarj, além de teatros, salas de concerto, igrejas e centros culturais, por todo o país. Participou de vários encontros e festivais de música antiga, onde teve aulas com Jaques Ogg, Beatrice Sterna, Livia Lanfranchi e Linde Brunmayr-Tutz e participou de masterclasses com Michael Verschaeve (Les Arts Florissants), Wieland Kuijken e Sigisvald Kuijken, entre muitos outros. Desde 2008 toca cravo (principalmente), flauta doce e transverso na Orquestra Barroca da UniRio, dirigida pela flautista Laura Ronai, no Rio de Janeiro.
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Serviço
> Concerto de música dos séculos XVII e XVIII - Grupo Studio 415. Dia: 6 de dezembro (sábado). Horário: 20h30. Local: Teatro Gacemss 2. Classificação: livre. Ingressos: R$ 20 (inteira), R$ 10 (meia) e R$ 8 (associados do Gacemss). Rua 14, nº 315, Vila Santa Cecília, Volta Redonda. Informações: (24) 3342-4202 / (24) 3343-3033.