Publicidade

RH

Mais Visibilidade

IV Bienal do Livro de Volta Redonda está online

Realizado pelo Instituto Dagaz, evento gratuito acontece de 4 a 7 de novembro

Geral  –  03/11/2021 19:32

 
bienal

(Fotos: Divulgação) 

_______________________________________________________

Marinez Fernandes: “Com o tema ‘Periferia Conectada’, é a primeira feira virtual realizada na região sul fluminense, é toda interativa em terceira dimensão, 360 graus, o que fornece ao público a sensação de estar mesmo visitando uma feira com estandes e salas de exibição” 

_______________________________________________________

A IV Bienal do Livro de Volta Redonda começa na quinta-feira, 4 de novembro, e segue até domingo, dia 7. Com o tema “Periferia Conectada”, a feira, realizada pelo Instituto Dagaz, destaca e põe em discussão a arte cotidiana, espalhada pelas ruas. As atrações são gratuitas e atendem a pessoas de todas as idades. 

A novidade é que este ano, a feira será 100% virtual. A visitação acontecerá pela plataforma Quarta Bienal do Livro, que estará aberta ao acesso gratuito do público a partir das 16h, com a apresentação da atriz, cantora e compositora Bia Bedran, que é reconhecida pelo seu trabalho dedicado ao público infantil. 

De acordo com a presidente do Instituto Dagaz, Marinez Fernandes, após os quatro dias de evento, as obras continuarão disponíveis "on demand", ou seja, o tempo todo na plataforma digital, o que o amplia a possibilidade de atingir um público maior, e dar mais visibilidade para os artistas e expositores 

- Essa é a primeira feira virtual realizada na região sul fluminense, é toda interativa em terceira dimensão, 360 graus, o que fornece ao público a sensação de estar mesmo visitando uma feira com estandes e salas de exibição - explica. 

Nesta edição, além dos estandes virtuais de livrarias, editoras, instituições de ensinos, de cultura e autores, que comercializarão os produtos com preços e descontos diferenciados, a bienal conta com oito salas virtuais. 

Confira as salas virtuais 

. Sala Sarau - O convite é para, através do olhar de 11 artistas, ver o que eles veem, sentir o que eles sentem por meio da prosa, dos versos e da performance. 

. Sala Contadores de História - Oito artistas trazem para o público um mergulho no mundo da imaginação por meio do universo fantástico dos livros e contos infantis. São eles:
- Iara Lima,
- Fernanda Dornelas,
- Daise Mara,
- Maria Violante,
- Trupe Caçuá do Riso,
- Alana Emily,
- Cria Teatro,
- Gabriela Moura. 

. Sala de Escritores - Participam 20 autores. Além do contato com a obra literária da vitrine, o público tem a oportunidade de se aproximar do autor e compartilhar um pouco de suas particularidades, possibilitando a troca de experiências. 

. Sala Palestrantes - Oferece um ciclo de palestras com nove artistas sobre a temática principal da Bienal, “Periferia Conectada”. Por meio das experiências e vivências de artistas que fazem a arte sobreviver, respirar e resgatar vidas dentro das comunidades como:
- O artista plástico Helder Holiveira, que faz do grafite sua arte, criador do projeto @fetonalata;
- Renata Costa, gestora na empresa Palavralida, secretária executiva PMLL na empresa Nacional do Livro de Leitura, consultora da área de Livro e Leitura na Empresa ONG Recode;
- Booktuber Gabriela Pedrão, bibliotecária da USP e doutora em Ciência da Informação Ubesp. 

. Sala Artistas e Grupos - O destaque é para 15 talentos da periferia que estão se conectando e conquistando as grandes cidades brasileiras, exportando cultura e sucesso. Dentre os artistas, se apresentam:
- Teatro Mágico,
- A cantora Karen Silva,
- As Matriarcas do Samba,
- O Circo do Macaco Prego,
- Toque de Dandara,
- As Marias da Graça,
- Thiago El Ninõ,
- Banda Cassius Clay,
- Daiane Landim,
- Cesinha,
- As Sublimes,
- Yuri Allves,
- Nicolas Caldas, entre outros. 

. Sala Gastronomia - Oito chefes de cozinha trazem os sabores, aromas e as delícias servidas nos botecos, das receitas de famílias e as formas de reaproveitar alimentos. Apresentando:
- Meméia do Jongo de Pinheiral;
- Marcia Fernandes, produtora do livro “A Cozinha de Quilombos”;
- Os chefes Iana Adour, Isabela Guida, Marcelo Reis e Fernanda (da Cooperativa Arte Peixes). 

O que é o Instituto Dagaz

O Instituto Dagaz é uma ONG (Organização Não-Governamental) de Volta Redonda, fundada em 2009. Com o principal objetivo de atender crianças e jovens, oferece aulas gratuitas de balé, capoeira, circo, dança afro, futsal, música, rugby e teatro. Essas atividades compõem o Condomínio Cultural, sede da ONG abrigada no Ciep 299 - Jiulio Caruso, no bairro Santo Agostinho. A localização, em uma área periférica da Cidade do Aço, é, segundo Marinez Fernandes, estratégica para que a população em situação de vulnerabilidade social tenha acesso ao esporte, à cultura e cidadania, descentralizando as oportunidades. Os adolescentes e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas também fazem parte do público atendido pelo Instituto Dagaz. Graças à parceria firmada com o Novo Degase (Departamento Geral de Ações Socioeducativas), vinculado à Secretaria de Estado de Educação RJ, a ONG leva atividades e oficinas às unidades de Volta Redonda - para internos reclusos e em semiliberdade do Centro de Recursos Integrados de Atendimento ao Adolescente (Criaad). Com a ampliação da parceria, em março de 2019, as unidades de Barra Mansa e Resende também passaram a receber projetos executados pelo Dagaz.

> IV Bienal do Livro de Volta Redonda - Tema:  Periferia Conectada. Data: 4 a 7 de novembro. Local: plataforma digital. Horário: 9 às 20h. Realização: Instituto Dagaz. Correalização: Instituto São Fernando. Parcerias: Ministério da Cidadania e Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio das secretarias de Educação, de Cultura e de Economia Criativa. Apoio: Prefeitura Municipal de Volta redonda e Fundação CSN. Sede do Dagaz: Ciep 299 Dagaz, Rua Bartolomeu Bueno da Ribeira, Santo Agostinho, Volta Redonda. Telefones: (24) 3027-0458 | (24) 3343-5055.  E-mail: institutodagaz@hotmail.com | Facebook: fb.com/institutodagaz | Instagram: @institutodagaz | Twitter: @institutodagaz | Site: institutodagaz.com.br 

________________________________________________________

Por Assessoria de Comunicação  –  contato@olhovivoca.com.br

Seja o primeiro a comentar

×

×

×