Publicidade

RH

Experiência

Pesquisa revela malefícios do agrotóxico no organismo humano

Objetivo foi mostrar que alimentos orgânicos causam menos danos à saúde

Ciência e tecnologia  –  15/02/2015 16:22

Publicada em: 18/11/2014 (19:10:39)
Atualizada em: 15/02/2015 (16:20:30) 

1

(Foto: Divulgação)

Batatas, sendo uma convencional e outra orgânica, foram colocadas em
vidros distintos, nas mesmas proporções, tampados e analisadas por 40 dias
 

Durante o período de mais de um mês foi acompanhado o processo de decomposição de um alimento cultivado com agrotóxicos e outro livre de ativos químicos. O intuito da experiência foi esclarecer ao público os malefícios dos produtos cultivados com agrotóxicos e mostrar que os alimentos orgânicos causam menos danos à saúde. 

Em uma pesquisa realizada pela engenheira química Camila C Braghetto Obst , foram selecionadas duas batatas, sendo uma convencional e outra orgânica, no dia 13 de maio de 2014. Ambas foram colocadas em vidros distintos, nas mesmas proporções, tampados e analisadas por 40 dias. 

As principais diferenças identificadas 

Durante a decomposição dos alimentos, foi identificado que enquanto a batata orgânica continuava com aspecto preservado e produzia brotos de seu interior, já a convencional murchou e ficou praticamente imersa pela água que ela mesma liberou. A decomposição exalava forte odor mesmo permanecendo sob vedação, enquanto a batata orgânica teve leve mau cheiro perceptível somente quando o recipiente foi aberto. Essa experiência foi exposta na loja Tutto Natural, onde os clientes puderam identificar e acompanhar pessoalmente as diferenças entre elas. 

O intuito da engenheira e também proprietária do local Camila C. Braghetto foi o de esclarecer ao público a quantidade de ingestão química através de produtos cultivados com agrotóxicos e seus malefícios. Para Braghetto, a utilização de agrotóxicos e fertilizantes químicos nos alimento provoca maior absorção de grande quantidade de água, além dos próprios resíduos químicos, o que a deixa mais perecível e explica o forte odor lançado pelo alimento, sendo que os orgânicos permanecem bons para consumo por mais tempo, o motivo é o cultivo natural onde cresce absorvendo os nutrientes naturais da terra. 

______________________________________________________
Aumentou procura por produtos orgânicos
 

Nos últimos anos, a procura por produtos orgânicos tem crescido consideravelmente. E por consequência disso, hoje quase todos os supermercados têm prateleiras exclusivas para esses alimentos, além de feiras orgânicas e hortifruti para suprir a demanda. 

Segundo artigo científico da Unicamp,os brasileiros têm mudado alguns hábitos na busca de consumir alimentos mais saudáveis e a opção tem sido os orgânicos, termo rotulado para definir produtos cultivados sem agrotóxicos. Desde 2003 foi regulamentada a lei federal nº 10.831 para agricultura orgânica, que visa à produção de frutas, legumes e verduras sem adição de adubos químicos ou que contenha o percentual insignificante de pesticidas, com finalidade de aumentar a transição ecológica que é a desintoxicação gradual do solo, água e dos alimentos. 

______________________________________________________

> Camila C Braghetto Obst é engenheira química pela faculdade Mauá, atuou por mais de dez anos em multinacionais, há mais de quatro anos administra a empresa Tutto Natural, na qual comercializa produtos orgânicos.

Por Assessoria de Comunicação  –  contato@olhovivoca.com.br

1 Comentário

×

×

×

  • Marcelo Gomes

    Parabéns pela matéria!!!!! Esclarecedora e objetiva.