<

Publicidade

Premio

Competição/Colaboração

Sesi Barra do Piraí vence torneio de robótica

Escola conquistou segundo lugar em maratona hacker; competições, realizadas em 31 de março, em Resende, reuniram mais de 160 alunos de todas as Escolas Sesi do estado e de outras seis instituições convidadas

Ciência e tecnologia  –  12/04/2017 17:41

6129

(Foto: Divulgação)

Objetivo da competição foi estimular o espírito

colaborativo na busca por soluções do cotidiano

 

Uma competição onde o objetivo não é ganhar, mas colaborar, identificar problemas e apontar soluções para vencer desafios de forma coletiva, pensando “fora da caixinha”. Com esse intuito que os alunos da Escola Sesi Barra do Piraí foram campeões no Desafio de Robótica VEX, e vice-campeões no Hackathon, a maratona hacker.

As competições, realizadas em 31 de março, em Resende, reuniram mais de 160 alunos de todas as Escolas Sesi do estado e de outras seis instituições convidadas. Tinham como fator principal que as equipes interagissem, dando e recebendo apoio de outras equipes para, assim, conseguirem atingir a maior pontuação e vencer a competição. 

Para conquistarem o primeiro lugar no Desafio de Robótica VEX, a Escola Sesi Barra do Piraí teve como aliada a Escola Sesi de Duque de Caxias, também campeã. O desafio foi construir um robô, avaliando, de forma adequada, seu tamanho, peso, estrutura e acessórios, para conseguirem solucionar todos os problemas apresentados na mesa de competição. 

- A ideia era fazer com que os alunos não vissem os outros como adversários, mas como aliados para encontrarem uma solução para o desafio lançado - explica a analista em educação do Sesi Rio, Ana Helena Mendes. 

Aluna do 8º ano do ensino fundamental do Sesi Barra do Piraí, Rafaela Gomes Fernandes, de 13 anos, participou pela primeira vez de um torneio de robótica e considerou a experiência um grande aprendizado. 

- Nem todo mundo tem o espírito de equipe e essa competição nos mostrou que ajudar o outro é uma forma de fazer com que todos ganhem - conta.

_______________________________________________________

Realizados pelo Sesi Rio em parceria com a empresa ETC Brasil, o Desafio de Robótica VEX e o Hackathon provocam nos jovens a compreensão dos conceitos de matemática, física e biologia, além de trabalhar habilidades que poderão ser usadas ao longo da vida. 

_______________________________________________________

A Escola Sesi Barra do Piraí também alcançou destaque e foi vice-campeã no Hackathon, competição que exige técnica, planejamento e muita criatividade. Com o tema de hackear a cidade onde estudam, os alunos barrenses propuseram solução para o prédio da antiga estação de trem que hoje está desativado. O projeto da Locomotiva Cultural tem como proposta transformar o local em desuso em um centro de cultura, com biblioteca, sala de projeção, cafeteria e projetos culturais, uma opção para os moradores da cidade desenvolverem ideias e buscarem conhecimento. 

Para Douglas Gomes, 14 anos, do 9º ano, a ideia de competir ajudando outras equipes, no início parecia estranho. 

- Quando se fala de competição, entendemos que vamos jogar contra uma equipe, mas, nesse caso, nós tínhamos que estar juntos das outras equipes para vencer e passamos a pensar no coletivo. Assim, é muito melhor e mais saudável - ressalta.

Por Assessoria de Comunicação  –  contato@olhovivoca.com.br

Seja o primeiro a comentar

×

×

×