Publicidade

RH

Faça Você Mesmo

Maratona hacker desafia alunos a solucionar problemas

Evento visa estimular o desenvolvimento do perfil profissional com pensamento crítico e capacidade de tomar decisões

Ciência e tecnologia  –  18/05/2017 18:58

6253

(Foto: Divulgação)

Torneio Regional de Hackathon Integra acontece nesta

sexta-feira, 19, das 8 às 17h, no Sesi Barra do Piraí

 

Uma maratona hacker, onde estudantes do 3º ano do ensino médio serão provocados a problematizar e solucionar temas vinculados à indústria e à população do Vale do Paraíba do Sul do estado. Esse desafio será lançado a 105 estudantes de Barra Mansa, Barra do Piraí, Resende e Volta Redonda, que vão desenvolver ideias com foco na sustentabilidade local. O Torneio Regional de Hackathon Integra acontece nesta sexta-feira, 19, das 8 às 17h, no Sesi Barra do Piraí. 

A modernização, a inovação tecnológica e a competitividade do setor industrial dependem diretamente da qualidade do perfil educacional dos trabalhadores. A moderna produção requer trabalhadores dotados de conhecimentos, competências e habilidades para desempenhar tarefas e enfrentar situações que exigem a capacidade de tomar decisões, lidar com problemas complexos, aplicar tecnologias avançadas e adaptar-se a novos cenários e demandas de produção. 

Adaptar essas novas tendências ao ensino proporciona uma aprendizagem interligada aos problemas sociais de diversas áreas. Estimular movimentos para que os estudantes pensem na melhoria local possibilita uma percepção crítica da própria realidade. 

_______________________________________________________

Os temas envolverão diversas questões, como educação, urbanização, inclusão social, qualidade de vida, acessibilidade, produtividade na indústria e comunicação.

_______________________________________________________

- Por outro lado, essas ferramentas inserem os alunos ao universo maker ou faça você mesmo. Instiga a criação de ideias inovadoras e a capacidade de resolução de problemas em diferentes espaços - explica a coordenadora de educação básica do Sesi Barra do Piraí, Jocimara Mariano. 

No início da competição, serão sorteadas 13 equipes de oito estudantes, que formarão startups. Eles terão que construir, em um período médio de cinco horas, projetos manuais, tecnológicos e protótipos apontando soluções a partir de temas como “Indústria 4.0”, “Indústria Criativa” e “Educação para o Mundo do Trabalho”. 

Cada startup terá cinco minutos para apresentar seu projeto a uma banca examinadora, mostrando objetividade na exposição de ideias, profundidade no tema e clareza nas abordagens. Serão avaliados ainda se há viabilidade sobre o custo e benefício para a realização da ideia exposta, e se a estratégia de mercado planejada abrange diretamente o público alvo. 

Confira a programação completa 

. 8h: Divisão dos grupos
. 9h: Sorteio dos temas e subtemas:
Indústria 4.0, Indústria Criativa e Educação para o Mundo do Trabalho, alinhados à educação, urbanização, inclusão social, qualidade de vida, acessibilidade, produtividade na indústria e comunicação
. 10h: Entrega dos resumos dos trabalhos
. 11h: Elaboração prática na busca por soluções para o Vale do Paraíba
. 12h: Intervalo
. 13h30: Finalização dos projetos
. 15h30: Apresentação das ideias desenvolvidas pelas startups
. 17h: Encerramento 

> Sesi Barra do Piraí - Avenida Mário Salgueiro, 1065, Belvedere

Por Assessoria de Comunicação  –  contato@olhovivoca.com.br

Seja o primeiro a comentar

×

×

×