Publicidade

RH

A Importância da Cópia

Arte é tema de game interativo

Com lançamento marcado para 16 de outubro, o jogo Aura-Remastered compõe o projeto O Poder da Multiplicação, que trata da linguagem e das técnicas de reprodução na arte, da gravura à era digital

Ciência e tecnologia  –  12/10/2018 20:32

7856

 

(Foto: Divulgação) 

Projeto inclui, ainda, website, exposição, catálogo e uma série atividades paralelas, como debates e visitas mediadas

 

O jogo virtual Aura-Remastered, que faz parte do projeto O Poder da Multiplicação, será lançado nesta terça-feira, 16, no MARGS (Museu de Arte do Rio Grande do Sul). Realizado pelo Goethe-Institut Porto Alegre no campo da arte impressa, o projeto inclui, ainda, website, exposição, catálogo e uma série atividades paralelas, como debates e visitas mediadas. 

O evento será realizado em dois momentos: às 16h, a equipe responsável pela criação do jogo fará um painel de apresentação do projeto no auditório, como atividade de extensão da UFRGS, com inscrições prévias e gratuitas. A partir das 17h, o jogo estará disponível para experimentação do público em geral, no espaço expositivo, junto à exposição O Poder da Multiplicação, com entrada franca. 

O jogo foi desenvolvido por uma equipe coordenada pela professora Paula Mastroberti, do Instituto de Artes da UFGRS. Aberto ao diálogo interativo com a exposição O Poder de Multiplicação - em cartaz no MARGS até o dia 11 de novembro - o jogo Aura-Remastered coloca em discussão a importância da cópia como forma de acesso à cultura e à arte em nosso cotidiano. Ele permite, também, por via da simulação e da metáfora, a experimentação das diferentes técnicas de reprodução em gravura ou arte impressa e o modo como essas técnicas afetam a cultura e a sociedade. 

Para jogar, o usuário deverá copiar e colar figuras (stickers, carimbos, estênceis) que exercem diversas funções, como ultrapassar obstáculos, destruir o muro que impede a visibilidade de outros mundos possíveis e concluir o jogo de forma criativa e variada. Depois da apresentação os participantes poderão jogar e interagir no espaço expositivo. O jogo estará disponível para download para o sistema Android. 

Quem é quem no Game Aura-Remastered 

. Paula Mastroberti - coordenadora e professora do Instituto de Artes da UFRGS
. Camila Peres - artista-designer/assistente de coordenação e artista gráfica
. Pedro Frota Paiva - sound-designer e artista-designer
. Bruna Dias Morais - artista-designer
. Joarez Ceccato Santini - game-designer
. Guilherme Veloso Sehna - game-designer e programador
. Willian Brasil Metzger - programador 

> Entrada franca com inscrições prévias (clique aqui). Museu de Arte do Rio Grande do Sul - MARGS. Praça da Alfândega, s/nº - Centro Histórico, Porto Alegre - RS. O site oferece a possibilidade de um aprofundamento no assunto e na análise das obras exibidas por meio de ensaios, entrevistas, fotos, vídeos, biografias dos artistas e calendários de atividades. 

_______________________________________________________

Por Assessoria de Comunicação  –  contato@olhovivoca.com.br

Seja o primeiro a comentar

×

×

×