<

Publicidade

Premio

Inovação e Tecnologia

Plataforma virtual do Sul Fluminense é lançada

Ambiente online visa aproximar e integrar o setor produtivo e instituições de ensino e pesquisa da região

Ciência e tecnologia  –  12/12/2018 20:15

(Fotos: Divulgação/Wellington Freitas)

_______________________________________________________

 

Plataforma concretiza a implantação do Centro Tecnológico, iniciativa do APL Metalmecânico do Médio Paraíba Fluminense - formado pela Firjan, Sebrae Rio e Metalsul

_______________________________________________________ 

A Plataforma Virtual do Centro Tecnológico do Sul Fluminense, um ambiente online que reúne informações dos recursos materiais, tecnológicos e de inteligência disponíveis nas instituições de ensino superior e técnico para empresas que desejam inovar sem precisar sair da região, foi lançada hoje, dia 12. A plataforma virtual concretiza a implantação do Centro Tecnológico do Sul Fluminense, iniciativa do APL Metalmecânico do Médio Paraíba Fluminense - formado pela Firjan, Sebrae Rio e Metalsul. 

Há quatro anos, o Conselho Regional da Firjan Sul Fluminense promove a aproximação e integração entre o setor produtivo e os órgãos de ensino superior e pesquisa, na busca incessante por inovação e tecnologia. Por isso, a implantação do Centro Tecnológico entre um dos pleitos prioritários da Agenda Regional do Mapa do Desenvolvimento (2016-2025), construída pelos empresários da região. 

- Essa é uma ação de fomento ao desenvolvimento do Sul Fluminense. Estamos começando uma grande jornada, hoje, para fazer da região um polo de referência em desenvolvimento tecnológico para todo o país - afirmou Antônio Carlos Vilela, presidente da Firjan no Sul Fluminense. 

Por meio dos esforços para a sua implantação, o APL Metalmecânico do Médio Paraíba Fluminense, em parceria com 12 instituições de ensino, promoveu em março, na Firjan Sesi Barra Mansa, um Hackathon com estudantes e profissionais de desenvolvimento de programação de web da região, com o desafio de desenvolver a plataforma virtual, e com o intuito de concretizar o Centro Tecnológico do Sul Fluminense. 

Para Felipe Kovags, diretor do Metalsul, o lançamento da plataforma vai aproximar, de vez, o setor produtivo e as instituições de ensino. 

- Acreditamos 100% no sucesso desse projeto. Agora, as empresas têm que cadastrar suas necessidades na plataforma para começarmos a ver a inovação acontecer - disse. 

Hoje, nesse ambiente online, empresas de todos os setores e de todos os portes, startups e empreendedores, poderão conhecer os recursos materiais, tecnológicos e de inteligência disponíveis no Sul Fluminense e suprir suas demandas. Uma oportunidade para que todos tenham acesso ao universo de equipamentos e de capital intelectual disponíveis nas indústrias e instituições de ensino, para desenvolver inovação sem precisar sair da região. 

Sessão de Inovação 

Durante o evento, cerca de 30 empresas participaram da Sessão de Inovação, que reuniu instituições de ensino, empresas, startups e empreendedores do Sul Fluminense para networking e identificação de oportunidades de parcerias. 

A coordenadora regional do Sebrae Rio, Ana Lúcia de Araújo Lima, lembrou que essa aproximação entre empresas e instituições pode trazer ainda mais desenvolvimento para a região. 

- O sul do estado precisa de pessoas que façam acontecer. Vamos acreditar que é possível melhorar ainda mais a nossa região. 

Ainda durante o evento, houve exposição de equipamentos de alta tecnologia existentes em cada uma das 12 instituições envolvidas na construção e consolidação da plataforma virtual. A Firjan Senai apresentou, por exemplo, um projeto que automatiza partes do processo manutenção da bobina de motores elétricos, aumentando a produtividade do processo e a segurança dos profissionais que nele atuam. O projeto foi desenvolvido por estudantes da instituição, a partir de demanda da CSN.

_______________________________________________________

Por Assessoria de Comunicação  –  contato@olhovivoca.com.br

Seja o primeiro a comentar

×

×

×