<

Publicidade

Premio

Em Nuvem

Startup do Sul Fluminense é selecionada para o BNDES Garagem

Grupo de empresários cria a Previsiown, plataforma de solução para o setor automotivo

Ciência e tecnologia  –  29/04/2019 18:50

8400

 

(Foto: Divulgação)

Victor Gonçalves, Glauco Torres, Adolfo Oviedo e Ivan Vianna na missão ao TechCrunch

 

Startup, diferentemente do que muita gente imagina, não é exclusividade de jovens. Estudo da Fiesp (2018) mostra que 84% das startups brasileiras são de pessoas com mais de 30 anos. Um exemplo de startup criada por um grupo de empreendedores com nível de maturidade empresarial avançado é a Previsiown, plataforma em nuvem com foco no suporte ao desenvolvimento de veículos automotores. Criada por Adolfo Oviedo, Glauco Torres, Ivan Vianna e Victor Gonçalves, a startup foi selecionada para participar do Programa de Aceleração de Startups - BNDES Garagem, na categoria Criação. A Previsiown já tem o MVP (produto mínimo viável) funcional em teste junto a uma multinacional do setor automotivo na região sul fluminense e, este ano, terá seu projeto-piloto em teste em veículos no Brasil e no exterior. 

Segundo Ivan Vianna, milhares de veículos são convidados anualmente para retornar às concessionárias para solucionar algum tipo de problema (recall). Desta forma, a Previsiown pretende, por meio do uso de inteligência artificial, reduzir o número de recalls e o gasto no deslocamento da fábrica até a concessionária para solucionar problemas intermitentes, por meio de assistência remota. 

- O mercado que pretendemos atender no Brasil possui mais de 20 montadoras e centenas de concessionárias. Só na região sul fluminense, num raio de 280 quilômetros, está concentrada metade de toda produção automotiva do Brasil. Utilizamos os sensores presentes nos veículos sem alterar sua engenharia e transformamos o carro em um dispositivo IoT (Internet of Things), além de construir uma base de dados para aplicação de machine learning suportando o desenvolvimento e a aceleração do lançamento desses veículos no mercado. 

A Previsiown buscou no BNDES Garagem o suporte para o desenvolvimento do modelo de negócio e o apoio para abertura de mercado.  Este ano, o programa teve mais de 5 mil propostas inscritas e 79 projetos selecionados. Com a proposta de ser um negócio inovador, a Previsiown vai trabalhar durante quatro meses em seu desenvolvimento para atrair potenciais investidores e clientes. Entre as propostas de valor, a Previsiown oferece:

. A construção de uma base de conhecimento do veículo;
. A redução da subjetividade do processo de teste;
. A disponibilidade das informações em tempo real para qualquer localização;
. Maior agilidade na identificação de desvios de qualidade, principalmente, defeitos intermitentes. 

A Previsiown conta apoio do Sebrae Rio, da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD), além dos programas de desenvolvimento de startup, que são: Amazon Web Service (AWS) Activate e o Google Cloud for Startups. 

Programa LIDER 

Os empresários Adolfo Oviedo e Ivan Vianna se conheceram durante o Programa LIDER na região do Médio Paraíba. O programa reúne líderes com a missão de pensar o desenvolvimento regional de forma mais sustentável, do ponto de vista econômico e social. Iniciado em outubro de 2017, o LIDER une as lideranças de um determinado território para discutir e planejar a região em longo prazo. 

Em 2018, o LIDER lançou um Plano de Ação para a região do Médio Paraíba e seus 12 municípios (Barra do Piraí, Barra Mansa, Itatiaia, Pinheiral, Pirai, Porto Real, Quatis, Resende, Rio Claro, Valença, Vassouras e Volta Redonda), com ações previstas a serem implementadas até 2030. Construído a partir dos quatro eixos: Turismo, Educação, Mobilidade e Tecnologia. Especificamente no eixo Tecnologia, o objetivo estratégico é expandir a capacidade de produção de soluções tecnológicas no Médio Paraíba e entre as ações propostas está a implantação, em 2019, de um Polo Virtual de Tecnologia. Outra ação prevista é fomentar projetos de cooperação para soluções de problemas das empresas, entidades e prefeituras por meio de parcerias com academias locais e internacionais. 

_______________________________________________________

Por Assessoria de Comunicação  –  contato@olhovivoca.com.br

Seja o primeiro a comentar

×

×

×