Publicidade

RH

Olhar Pop

Cláudio Alcântara

claudioalcantaravr@hotmail.com

Enquete

Jô & Samuel conquista bicampeonato de melhor dupla da região

Disputa foi emocionante e quebrou o recorde de participação dos internautas nos "Melhores de 2012": quase três mil votos

Crítica  –  24/10/2012 16:38

1

(Fotos: Divulgação) 

Dupla fechou a votação com 30,97% dos votos dos
leitores do OLHO VIVO, o que representa 868 cliques

A disputa foi emocionante e quebrou o recorde de participação dos internautas nos “Melhores de 2012”: quase três mil votos. Jô & Samuel se tornou bicampeã na categoria “melhor dupla da região” com essa vitória. Eles fecharam a votação com 30,97% dos votos dos leitores do OLHO VIVO, o que representa 868 cliques. E a vitória foi de virada, já que Cris & André, que ficou em segundo lugar com 28,51% da preferência dos internautas, e Eliton & André (terceira colocação, registrando 17,62%), lideraram durante vários dias. O resultado completo da enquete você confere aqui. O OV bateu um papo com a dupla, mas a entrevista em vídeo é com Samuel.

Confira a entrevista com Jô & Samuel:

E aí, vocês esperavam ser bicampeões por votação popular? A competição foi acirrada. Vocês conhecem os trabalhos das demais duplas concorrentes?

Jô: A dupla, graças a Jeová Deus Nosso Senhor Jesus Cristo, ao longo desses 13 anos de carreira, conseguiu um público muito apaixonado e fiel. Temos várias marcas na região, única dupla a gravar um DVD no Canecão Rio de Janeiro, passamos de mais de 75 mil cópias de CDs e DVDs distribuídos, o nosso público sempre lota as casas onde estamos, temos mais de 25 mil pessoas só nas páginas do Facebook, que é uma marca bastante expressiva na região, e por aí vai. Por algumas dessas razões, tínhamos esperança de levar o bicampeonato. Conhecemos, sim, o trabalho das duplas, não todas, mas algumas delas. Somos fãs e respeitamos muito o trabalho dessas duplas, e só ajudou a valorizar a enquete e também a nossa vitoria.

Samuel: É sempre uma novidade ganhar um prêmio como esse, pois a cada ano surgem novas duplas. Porém, criamos muitas amizades e fãs, que quando ficaram sabendo da pesquisa nos ajudaram a vencer. Não conhecemos todos os trabalhos, mas algumas duplas que estavam participando, e nos sentimos muito honrados de poder competir com duplas de grande porte.

Veja o bate-papo com Samuel:

Estão juntos há quanto tempo? É difícil manter uma dupla?

Jô: Somos irmãos e começamos a trabalhar com música desde criança, acompanhando nosso pai Antônio e tomamos gosto pela música, que é uma coisa maravilhosa e muito gratificante de fazer. A dupla tem 13 anos de carreira, e começamos bem novinhos. Manter uma dupla é muito difícil e trabalhoso, porque temos vários fãs na região e fora dela que cobram e exigem muito de nós, estamos sempre muito atualizados com o momento musical e passamos tudo isso pra dupla. Temos também a consciência de que somos na região uma dupla que serve como parâmetro para as outras. Então, estamos sempre trabalhando para melhorar nos mínimos detalhes em tudo o que uma dupla é exigida, para levar sempre qualidade musical ao público, também servir e passar um exemplo legal pra galera que tá querendo entrar nesse ramo tão gostoso de fazer.

Samuel: Sou o irmão mais novo do Jô. Começamos nossa carreira musical cantando com nosso pai, com a banda Pais & Filhos, uma banda de baile, e logo depois decidimos formar a dupla, sempre renovando os trabalhos, fazendo novas músicas e buscando novos espaços fora da região. Para chegar ao nível que nós chegamos foi com muita luta, trabalho e determinação, mas para manter esse nível é muito mais difícil, pois surgem novas tendências, bandas e músicas. Por isso, tratamos nossos fãs como nossa família, que são quase 25 mil, só no Facebook.

Quais são seus artistas favoritos, cantoras, cantores, bandas, duplas (locais, nacionais e internacionais)?

Jô: Na música sertaneja, gostamos muito de Teodoro & Sampaio, Gino & Geno, Zezé Di Camargo & Luciano, Jorge & Mateus. Na MPB, Elymar Santos, Emílio Santiago, Djavan, Milton Nascimento. Graças a Deus, nossa música é riquíssima em talentos e cada vez aumenta mais. Na música internacional, como na do nosso país, também sobram talentos e de cada um deles a gente sempre tira alguma coisa que fascina. A música é uma dádiva de Deus.

Samuel: Quando começamos a cantar tinha um cara que estava fazendo muito sucesso e que cantava muito, e aí ficamos fãs número um dele, ele se chama Elymar Santos. Cantávamos muitas canções dele, em 2008 tivemos o prazer de conhecê-lo, e ele nos deu a honra de cantar no palco do Canecão, no espetáculo dele. Então, passamos a ser mais fãs ainda. Fora isso, temos nossas raízes sertanejas desde criança, sempre escutamos muita música sertaneja, que é a nossa grande paixão em estilo musical.

2

Dupla gravou DVD no Canecão e passou de
75 mil cópias de CDs e DVDs distribuídos

Vocês têm formação musical? Acham isso importante?

Jô: Tenho sim e acho que é muito importante o músico saber ler e escrever o que está tocando e cantando, mas também não tiramos o mérito de quem é autodidata, aquela pessoa que faz musica sem ter uma formação. E tem mais: conhecemos músicos e cantores consagrados que nunca viram uma partitura na sua frente e na maioria das vezes são melhores do que muitos que estudam. Esses são chamados de fenômenos musicais, tá na veia, nasceram pra isso, como o meu pai.

Samuel: Não tenho formação musical como cantor, pois tivemos que começar a trabalhar muito cedo, e depois descobrimos o talento da música em nosso sangue. Mas achamos muito importante uma boa formação.

Como vocês definem o estilo da dupla? Quais são as influências?

3

Jô: "O mercado musical aqui na região é ótimo e se a gente não
controlar direito tocamos todos os dias, o campo de trabalho é maravilhoso"

Jô: Hoje fazemos o chamado sertanejo universitário, mas nem sempre foi assim. É claro que o sertanejo está e sempre esteve em nossas veias mas já passamos por MPB, samba, bossa nova etc. Mas o sertanejo é uma coisa que fascina, entra em nossa alma com certo prestígio perante as outras e por isso decidimos fazer esse estilo que hoje em dia mexe com muita força os corações brasileiros. Uma coisa muito interessante que combina muito o que a dupla é hoje são duas influências distintas, mas superprofissionais e talentosas. O primeiro é Elymar Santos, ele é supercomunicativo e interage com público de maneira única, e nós tivemos o prazer de tê-lo como exemplo e também ter a sua amizade até hoje. O outro foi a banda Mamonas Assassinas, que infelizmente morreu devido a um desastre aéreo. Dessa banda nós tiramos a palhaçada, o improviso e muitas outras coisas. Mas nunca copiando e sim colocando nosso jeitinho nessas influências maravilhosas.

Samuel: Hoje em dia existe o sertanejo universitário, que para nós não passa do mesmo sertanejo de sempre, são cantadas as mesmas músicas, românticas, as baladas e o sertanejo raiz. Por isso, acho que somos simplesmente uma dupla sertaneja.

Vocês têm um trabalho autoral. Fale um pouco sobre isso.

Jô: Temos um trabalho autoral e também muitas parcerias aqui na região, em nosso DVD e em nossos CDs temos músicas próprias e com parcerias. É muito importante o artista ter suas músicas gravadas e distribuídas em seu show, isso mostra profissionalismo e realmente que ele é um artista, não um aventureiro. O grande público pode achar nosso DVD e os CDs em nossos shows, todos trabalhos feitos com muito amor e carinho para as pessoas que curtem o sertanejo, tanto raiz como o universitário

Samuel: Como um dos compositores da dupla, tenho mais de 100 músicas de minha autoria. E temos vários parceiros que mandam seus trabalhos para nós. Depois do Canecão, surgiram novos parceiros que mandaram trabalhos para nós, como Michael Sullivan, Carlos Cola, que são dois dos maiores compositores do Brasil.

Como anda o mercado musical para as duplas aqui no Sul Fluminense?

Jô: O mercado musical aqui na região é ótimo e se a gente não controlar direito tocamos todos os dias, o campo de trabalho é maravilhoso, boates, festas de rua, exposições e outras possibilidades. Porém, existem aquelas pessoas aventureiras que migram de outras áreas de trabalho para a música, e que fazem, às vezes, um trabalho razoável, mas que não estão preocupados com em viver de música. Isso às vezes atrapalha um pouco quem faz um trabalho sério e vive de música. Então, fica o conselho aqui pra galera que está vindo agora, entrando no mercado em nossa região: Se valorizem, respeitem a música, façam com amor e respeito ao seu amigo de profissão. E o mais importante de tudo: sejamos unidos.

Samuel: Para nós o mercado é muito grande, pois conseguimos atingir toda a região sul fluminense, chegamos a fazer quatro a cinco shows por semana, sendo que dá para tocar em cidades diferentes, na mesma semana, para não ficar tocando sempre no mesmo lugar.

Trabalho autoral ou de interpretação? Pontos positivos e negativos (se é que eles existem).

Jô: O trabalho autoral é valido e importante para o artista, digo mais: É fundamental. Mas que seja feito com qualidade e amor, pois o público hoje, mesmo o dito povão, está esperto e com os ouvidos apuradíssimos. Então, sempre é válido fazer um trabalho com amor, carinho e respeito ao seu público, e é isso que a dupla Jô & Samuel tem feito ao longo de seus 13 anos de carreira.

Samuel: Fazemos nosso trabalho autoral que está em alguns CDs e DVD, e também interpretamos várias canções de outros artistas. Acho que o ponto positivo é poder juntar os dois ao mesmo tempo.

Qual (ou quais) o(s) momento(s) mais marcante(s) na carreira da dupla?

Jô: A dupla já viveu e vive momentos únicos na carreira, por exemplo: guando gravamos nosso DVD no Canecão junto com o Elymar Santos, foi uma coisa maravilhosa cantar naquele palco com ele, naquele mesmo dia conhecer e ficar amigo de muitos artistas fenomenais como Chico Anysio, que hoje, infelizmente, não se encontra mais em nosso meio, e muitos outros, como os compositores Carlos Cola e Michael Sullivan. Tivemos o prazer também de ganhar vários prêmios, de distribuir mais de 75 mil cópias de nossos trabalhos, ser reconhecidos pela mídia e público nesses 15 anos de carreira, tudo é muito gratificante e vem mais por ai.

4

Samuel: "Começamos nossa carreira musical cantando com nosso pai, com
a banda Pais & Filhos, uma banda de baile, e logo depois decidimos formar a dupla"

Samuel: São vários momentos marcantes, como por exemplo, deixar de fazer palco 2 em exposição musical para fazer o show principal com grande estrutura, em várias cidades, inclusive em cidades de São Paulo e Minas Gerais. E o mais marcante de todos, com certeza, foi cantar no Canecão com o Elymar Santos e participações como a de Dominguinhos, Elba Ramalho e Luíza Brunet no mesmo show. E essa enquete também é mais um desses momentos marcantes, afinal de contas, é o bicampeonato.

Projetos futuros? O que vem por aí?

Jô: A dupla projeta pra esse fim de ano ainda gravar seu segundo DVD com três grandes participações de artistas consagrados nacionalmente e também com composições próprias e com grandes parceiros no Brasil e na região. O DVD e CD serão gravados em Penedo e com qualidade HD, qualidade de grandes duplas sertanejas hoje no momento musical, sem perder qualidade de som e vídeo pra nenhuma delas. Fica aqui também registrado nosso carinho e respeito a esse grande profissional que é nosso amigo Cláudio Alcântara, que tem feito há muito tempo o bem pra nossa região e matérias importantes que ajudam os profissionais de todas as áreas. Queria também agradecer por fazer essa enquete na qual somos bicampeões (2010 e 2012) e falar pra toda essa galera antenada da net que fiquem de OLHO VIVO porque o Cláudio Alcântara tá na área.

Samuel: Estamos ensaiando novas músicas autorais e regravações para um grande espetáculo, que será gravado o nosso tão sonhado DVD, que será feito em parceria com gravadora e distribuidora para todo país. Esperamos que assim a dupla Jô & Samuel alcance todo o território nacional com sua música, sua alegria e carisma.

Por Cláudio Alcântara  –  claudioalcantaravr@hotmail.com

8 Comentários

×

×

×

  • cintia maria ramos

    nao foi dessa vez mais estamos ai parabens vcs sao de mais bjos e fica com deus

  • Renato Morgato

    Sou produtor no Rio e região dos lagos e nunca vi uma dupla tão carismática como Jô e Samuel a unica coisa que falta pra eles explodir no Brasil é dinheiro pra colocar esses taletos natos na tv, e já estão preparados , Jô e Samuel ... parabéns.

  • Mais comentários