Publicidade

RH

Esculpindo a Pele

Douglas Miranda e a arte de tatuar

Tatuador revela tendências, curiosidades e procedimentos relacionados às tatoos

Entrevistas  –  28/02/2020 20:20

 

(Foto: Divulgação)

_______________________________________________________

“Assim como a vestimenta e o vocabulário, a tatuagem anuncia as referências e aspectos socioeconômicos”

_______________________________________________________

Os dados conhecidos em grego sobre tatuagem datam por volta do século V antes de Cristo. O termo pelo francês (tatouage), e no inglês (tatoo). Thomas Edison (idealizador da lâmpada de filamento) inventou, acidentalmente, a primeira máquina elétrica de tatuar. Em 2010, o Supremo Tribunal Federal Brasileiro decidiu que a tatuagem não pode ser usada como critério para eliminação em concursos públicos. A tatoo é uma das formas de alteração do corpo mais conhecida no planeta. Uma obra de arte temporal e viva. O resultado deve propiciar satisfação íntima e promover sentimentos construtivos.

O tatuador Douglas Miranda, expoente artístico, em Goiás, atua desde 2010, no segmento. Em seu estúdio, cria desenhos, escritas, old school, neo tradi, black work, aquarelas e freehand. Realiza coberturas, retoques e sombreamentos. Como se costuma legitimar no meio “O bicho é brabo!”. Aqui, disponibiliza dicas e conceitos valiosos para quem cultua, ou deseja esculpir a pele.

Confira a entrevista com Douglas Miranda

. No contexto das tatuagens. Atualmente, o que é tendência entre o público jovem?

A galera jovem, hoje em dia, gosta muito do estilo realista, como fotografias. A questão das cores também está começando a pegar, cores na pele destacam muito. Assim, como a vestimenta e o vocabulário, a tatuagem anuncia as referências e aspectos socioeconômicos.

. É possível mesclar estilos, e obter ótimo resultado?

Sim. Sai um resultado incrível. Sabendo escolher o que misturar a qualidade surpreende bastante o cliente e o artista. Realismo com neo tradi ou old school fica lindo!

. Quais parâmetros devem ser observados na fase de escolha do estúdio, do profissional e da imagem a tatuar?

. Um bom portfólio contendo desenhos, pinturas e trabalhos já realizados. Espaço com boa localização e ambiente acolhedor. Um longo período de prática ajuda bastante, mas não é o que define o profissional. As tatuagens são feitas para demonstrar algo com o que se identifica, que gosta!

. Quais atributos definem o preço da tatoo?

O tamanho e a quantidade de cores compõem bastante o valor. Assim como o quão bom é o profissional. Geralmente o estilo “realismo” costuma apresentar preço mais elevado, pois exige maior habilidade por parte do tatuador.

. É comprovado cientificamente que nas mulheres em proximidade menstrual a intensidade de dor percebida é maior. Independente do gênero sexual, quais os pontos mais sensíveis no corpo?

Pés, mãos, pescoço, costelas e face são as regiões mais sensíveis. 

. Quais dicas para conservar o desenho bonito? Qual o prazo médio para a cicatrização total?

Utilizar produtos indicados para cicatrização. Como: pomadas à base de cbd (canabidiol) e sempre manter a pele hidratada. Para cicatrização completa; média de quatro a seis meses.

. A restrição de não poder doar sangue se aplica apenas aos 12 primeiros meses, após fazer a tatuagem. Comente mitos ou tabus, mais frequentes.

Mito quanto aos cuidados: Muitos acham que é só fazer que vai permanecer bonita para o resto da vida. Não levam o cuidado prolongado a sério. Tatuagens nas mãos, por exemplo, têm maior desgaste devido ao contato com produtos químicos, exposição aos raios solares, e devido aos movimentos das articulações, tendem a desbotar mais facilmente.

. Como tornar-se um tatuador? Até que ponto o profissional depende do talento?

O curso de biosegurança é muito importante, quanto às infecções e cuidados. Curso de tatuagem se chama workshop, é quando um tatuador experiente passa os seus conhecimentos para demais profissionais. O talento realmente é importante. Mas, com dedicação e prática, qualquer um pode ser tatuador. A mente aprende e guarda tudo, e isso com o tempo se expande. 

________________________________________________________

Por Ronaldo Marinho  –  ronaldomarinhodesousa@gmail.com

Seja o primeiro a comentar

×

×

×