Publicidade

DJ Welley

Atividades Diversificadas

Rosemary Molinari - Favorecendo uma aprendizagem significativa

Pais e educadores usam Cardeno de Atividades interativas para crianças

Entrevistas  –  28/03/2021 19:35

9904

 

(Fotos: Divulgação)

“Espera-se que cada atividade oportunize reflexão, que nas atividades de convivência social familiar torne-se propício um ambiente fértil de aprendizagem, valorizar as vivências diárias, incluindo e interagindo com as crianças nos afazeres, assegurar o brincar livre, a criação, a imaginação e a autonomia em realizar as atividades, a partir de 6 anos”

 

Shirley M. Cavalcante

Rosemary Aparecida Bento Molinari, 64 anos, casada com Pascoal há 44 anos, mãe do Rodrigo e do Fernando. Até os 46 anos dedicou 100% de seu tempo para a família. Retomou os estudos no EJA 8°ano, Telecurso 2000, e a partir daí não parou de estudar. Seu maior desejo é aprender (sempre). Atuou como professora em instituição de ensino até 2016. Idealizadora e fundadora da Empresa de Educação: Espaço do Saber. Técnica em nutrição e dietética - Senac; pedagoga - Universidade do Vale do Paraíba (Univap); especialização em educação infantil; especialização em psicopedagogia clínica e institucional - Universidade do Vale do Paraíba (Univap); psicomotricista.
Boa leitura! 

Confira a entrevista com Rosemary Molinari

É um prazer contarmos com a sua participação. Conte-nos, o que a motivou a escrever o “Caderno de atividades do primeiro ao quarto ano do ensino fundamental I”?

Em um momento de pandemia (novo coronavírus/Covid-19), as escolas com aulas virtuais, a rotina mudou de um dia para o outro, todos tivemos que nos adequar ao novo cenário, gerou insegurança a todos, eu comecei a atender os meus pacientes e seus familiares por chamada de vídeo. A idealizadora deste projeto foi a Mislene Goulart, que atua lindamente como arteterapeuta, e que tem um olhar apurado e sensível ao seu semelhante, e fui agraciada com a sua sugestão e acatei com muita gratidão, amor e carinho. E assim, elaborei esse material com atividades diversificadas, que contribui com a minha práxis psicopedagógica há algum tempo com resultados satisfatórios.

Quais os principais objetivos a serem alcançados por meio da obra?

Favorecer uma aprendizagem significativa que visa corroborar com o desenvolvimento de habilidades múltiplas.

Apresente-nos a obra

Foi com imenso amor e carinho que elaborei este caderno de atividades, vislumbrando corroborar com a Educação que acredito e pratico, junto às áreas de formação: nutrição, pedagogia, psicopedagogia. As atividades foram desenvolvidas com um olhar psicopedagógico e nutricional, com intuito de auxiliar as crianças, pais e educadores. As atividades de nutrição com execução de receitas culinárias observa-se o quão rico é para a aprendizagem, o processo de confecção das receitas, propiciando a exploração de vários conteúdos acadêmicos, favorecendo com a vivência a melhor assimilação e desenvolvimento escolar.

O que esperar ao utilizar o Caderno de atividades para atividades do aluno, tem idade mínima?

Espera-se que cada atividade oportunize reflexão, que nas atividades de convivência social familiar torne-se propício um ambiente fértil de aprendizagem, valorizar as vivências diárias, incluindo e interagindo com as crianças nos afazeres, assegurar o brincar livre, a criação, a imaginação e a autonomia em realizar as atividades. A partir de 6 anos.

Onde podemos comprar o livro?

Venda pelos contatos: Instagram: @rosemarybentomolinari
E-mail: [email protected] 

Você é idealizadora e fundadora do Espaço do Saber. Apresente-nos o Espaço, a quem se destina as atividades desenvolvidas pelo Espaço?

Em 2016, fundei a empresa Espaço do Saber, em uma sala na minha casa. É um espaço de aconchego, de acolher e de trocar saberes. Um lugar desenvolvido com a intenção ao atendimento psicopedagógico, para crianças, adolescentes, adultos, idosos que apresentem alguma dificuldade de aprendizagem e para assessorar e orientar seus familiares, educadores e Instituições.

Quais as principais atividades desenvolvidas pelo Espaço do Saber?

Atividades diversificadas, propiciando e facilitando a aprendizagem.

Quais os seus próximos projetos literários?

Vislumbro que muitas crianças tenham acesso à educação transformadora inserida nos meus projetos literários, que serão desenvolvidos sempre com um viés na minha história de vida, almejando encantar muitos sujeitos, assim como eu sou encantada com a educação e despertar o desejo de aprender e ensinar. Amo o que faço!

O que a escrita representa para você? Comente como vem se desenvolvendo a escrita em sua carreira literária?

A escrita consiste na utilização de símbolos e uma forma de expressão e de eternizar ideias humanas. A escrita para mim não é só o domínio dos símbolos, mas sim registrar sentimentos da alma e do conhecimento de saberes acadêmico. Tenho desenvolvido a escrita nas produções de materiais didáticos, já produzi um e-book de Técnicas de Nutrição e receitas culinárias, materiais de apoio a professores e aos meus pacientes.

Pois bem, estamos chegando ao fim da entrevista. Muito bom conhecer melhor a escritora Rosemary Aparecida Bento Molinari. Agradecemos sua participação. Que mensagem você deixa para nossos leitores?

Em meio a tantas incertezas, só me resta a esperança de um mundo melhor, em que eu posso ajudar a construir, são grãos de areia em um oceano de dúvidas e de medos, mas vislumbro um oceano fértil, e com esse acreditar que confeccionei o Caderno de Atividades e assim espero que seja o primeiro de muitos que estão por vir. E o meu maior objetivo é conseguir subsídio para continuar a minha Corrente do Bem, praticando a educação transformadora e inclusiva. A educação transformadora oportuniza um ambiente prolífero de aprendizagem! É possível que todo sujeito aprenda, se for tratado como cidadão digno que tem direitos a oportunidades de aprendizagem. Amo o que faço! Amo viver! Acredito na educação transformadora! 

________________________________________________________

Seja o primeiro a comentar

×

×

×