Publicidade

RH

Universo Encantado

Téia Camargo - O mundo fascinante dos microcontos

Autora de contos, crônicas, poesias e microcontos prepara-se para lançar seu primeiro romance

Entrevistas  –  22/09/2021 10:57

 
Arte entrevista Teia Camargo Leve para ler

(Fotos: Divulgação)

 

_______________________________________________________

“‘Leve para Ler’ é um livro para se carregar na bolsa, no bolso, debaixo do braço ou da maneira que o leitor preferir, por onde quer que vá” 

_______________________________________________________

Shirley M. Cavalcante 

Téia Camargo é carioca de alma e paulistana de coração. Vive cercada de livros, dos aromas que exalam das panelas do marido cozinheiro @chefzizo2021 e das travessas cadelas Inga e Rubi. Autora de contos, crônicas, poesias e microcontos, prepara-se para lançar seu primeiro romance. Seus livros, em formato físico ou digital, e o acesso às suas redes sociais estão disponíveis aqui.

Leve de leveza,
leve de levar,
leve para entreter,
leve para refletir,
leve para sorrir,
leve para se apaixonar. 

Boa Leitura! 

Escritora Téia Camargo, é um prazer contarmos com a sua participação. Conte-nos como se deu o início e desenvolvimento da escrita em sua carreira literária? 

Inicialmente, agradeço o convite e quero dizer que é uma grande honra estar aqui. Eu sempre gostei de ler e de escrever. Em minha carreira acadêmica e no judiciário federal trabalhista, redigi textos profissionais, mas nunca abandonei o sonho de um dia poder me dedicar à ficção. Há seis anos, quando me aposentei, criei uma fanpage no Facebook adotando o nome literário Téia Camargo e ali comecei a postar reflexões, poesias e pequenos contos. A página tornou-se robusta e incentivada por leitores publiquei meu primeiro livro de poesia. Em seguida o de crônica e dois títulos de relatos de viagens. Tive a felicidade de lançar “Turistando por Abu Dhabi, Dubai e Sharjah”, na Bienal 2018 SP, o último grande evento literário antes da pandemia (novo coronavírus/Covid-19), quando o Emirado de Sharjah, a capital cultura do mundo árabe, foi o país homenageado. 

Como surgiu este tão belo livro de microcontos “Leve para Ler”? 

Meu primeiro contato com o universo encantado dos microcontos se deu ao ser convidada para participar de um desafio literário em um grupo de escritores. Pela regra do certame, uma palavra aleatória era proposta e sobre ela construída uma história com até 300 caracteres. Foram semanas de competição. Em algumas, obtive boa classificação. A partir daí minha paixão por esse gênero literário só fez crescer e eu poderia dizer que me viciei em redigir contos imagéticos. “Leve para Ler” é um misto de coletânea de microcontos que publiquei em diversos veículos literários com inéditos. 

Apresente-nos a obra. 

Uma história pode ser contada de várias maneiras, inclusive da mais resumida possível. Ao escrever um microconto o autor precisa narrar apenas o essencial, mas deixando entrelinhas por onde possa fluir a imaginação do leitor. Neste livro a autora pretendia apresentar aos leitores 80 microcontos, mas constam apenas 77. O que aconteceu com os três que faltaram? Bem, esta é uma resposta que somente sua leitura poderá desvendar.  

O que mais a atrai em “Leve para Ler”? 

É um livro para se carregar na bolsa, no bolso, debaixo do braço ou da maneira que o leitor preferir, por onde quer que vá. 

Apresente-nos um dos microcontos publicado no livro. 

Aproveitando o gancho, deixo como degustação para os leitores: 

- Ei, menina, ponto final!
- Ai, de novo? - ela resmungou fechando o livro.
Pelo terceiro dia consecutivo voltaria três quarteirões a pé e chegaria atrasada no colégio.
Culpa daquele autor miserável. 

Comente sobre o momento de criação do texto 

O importante, nesse processo criativo que parte de uma palavra, é que esta palavra sirva de ponto de partida para a inspiração da narrativa e que esteja no cerne da história. Muitas vezes, em desafios literários, é comum vermos os escritores darem conotações diferentes para a mesma palavra, quando, por exemplo, esta possui mais de um significado. Procuro sempre criar contos que possam surpreender, emocionar, divertir e conectar o leitor à sua própria imaginação. 

Além de “Leve para Ler”, você tem outras obras publicadas, apresente-nos títulos e segmentos. 

Sim, tenho os seguintes títulos publicados: 

“Versos e Versões” - poesia
“Aqui Entre Nós” - crônicas
“Diário de Bordo” - relato de viagem
“Turistando por Abu Dhabi, Dubai e Sharjah” - relato de viagem 

Onde podemos comprar os seus livros? 

Meus livros, incluindo o lançamento “Leve para Ler”, estão disponíveis no meu site (clique aqui), em versão física, e no site Amazon em versão digital. 

Quais os seus próximos projetos literários? 

No momento, meu primeiro romance, cujo título é “Muito Além do Coração”, encontra-se em fase de leitura crítica e estou escrevendo o próximo, cujo título provisório é “Vidas Desencontradas”. 

Pois bem, estamos chegando ao fim da entrevista. Muito bom conhecer melhor a escritora Téia Camargo. Agradecemos sua participação. Que mensagem você deixa para nossos leitores? 

Gostaria de agradecer a todos os leitores que acompanham minha carreira, que me seguem nas redes sociais e convidar os leitores para visitarem meu site para conhecerem melhor meu trabalho e me seguirem no Instagram @teiacamargoescritora onde posto tudo sobre minha carreira literária e conto um pouco sobre minha vida pessoal. Conclamo a todos os que estão lendo esta entrevista a incentivarem a leitura, a prestigiarem o autor lusófono. Nossa literatura é repleta de escritores espetaculares, a língua portuguesa é belíssima e o livro, seja em formato tradicional, seja na tela de um aparelho tecnológico, ainda é a melhor forma de apresentar novos horizontes, ampliar a curiosidade e de transportar para o mundo mágico da imaginação.

________________________________________________________

Por Assessoria de Comunicação  –  contato@olhovivoca.com.br

Seja o primeiro a comentar

×

×

×