Publicidade

RH

Musicistas de Terreiro

Coletivo Kekerê promove Festival de Curimba

Quinta edição do evento acontece em Volta Redonda, no Dia da Consciência Negra; vai premiar cantigas apresentadas por musicistas dos templos de Umbanda e Candomblé da região

Geral  –  28/10/2022 18:22

10634

 

Premiação será distribuída em três categorias: Melhor Intérprete, Tema Livre e Tema Especial  

 

O 5º Festival de Curimba do Sul Fluminense terá como tema “A Celebração da Cura”. O evento promovido pelo coletivo Kekerê, do Centro Espírita Nossa Senhora da Guia (Censg), acontece no dia 20 de novembro, no Memorial Zumbi, em Volta Redonda. O festival foi idealizado para premiar cantigas apresentadas por musicistas dos templos de Umbanda e Candomblé da região, distribuídas em três categorias: Melhor Intérprete, Tema Livre e Tema Especial.

Uma banca de jurados, composta por músicos e ialorixás, vai avaliar a performance de cada apresentação. Os ganhadores receberão um troféu personalizado do evento. O 1º lugar da categoria Tema Especial será contemplado com três atabaques artesanais, produzidos pela marca Instrumentos Pilados. O Festival de Curimba também contará com a participação da Defensoria Pública, para orientação relacionada aos casos de intolerância religiosa, além da Comissão de Terreiros e Povos Tradicionais, para o cadastramento de Casas de Santo não formalizadas. 

O babalorixá Sid Soares, idealizador do Festival de Curimba, comentou sobre a importância da realização da premiação pós-pandemia (novo coronavírus/Covid-19).

- Esta edição do festival é especial, pois celebramos a cura após o período de enfrentamento de um vírus que adoeceu e ceifou a vida de milhares de pessoas mundo afora. Dois anos depois, podemos voltar a nos reunir para reconhecer o talento dos musicistas de terreiro, celebrando também as raízes e tradições do nosso povo. Para nós, é uma honra receber nomes de destaque da nossa cultura afro-brasileira, vindo de outros estados do país, como a escritora Kemla Baptista e os músicos Sapopemba e Roberto Ricci. Outro destaque do evento será a estreia do Grupo Lekê, uma Orquestra de Câmara do nosso município que nos enche de orgulho - destacou. 

A infraestrutura do 5º Festival de Curimba contará com a Feira das Marias, das 8 às 14h, com barracas de produtos artesanais das marcas Afrocriações, Rainha da Macadâmia, Brilho Doce, Editora Aruanda e Folhas de Jurema Ateliê. Para expor na Feira das Marias, entre em contato pelo e-mail coletivokekere@gmail.com

O evento conta com o apoio do Gacemss, Fundação CSN, Hotel Seleto, Galpão Casa & Construção e Volkswagen. 

Confira a programação

. 8h ao meio-dia - Feira das Marias
. 10h - Contação de Histórias e Lançamento do livro infantil “A Festa da Cabeça- Vol. II” - Autora Kemla Baptista
. 13h - Apresentação musical do Mestre Sapopemba (Pernambuco)
. 13h30 - Apresentação dos concorrentes categoria Tema Livre
. 15h30 - Apresentação musical do cantor Roberto Ricci (Maranhão)
. 16h - Apresentação dos concorrentes categoria Tema Especial
. 18h - Apresentação musical do grupo Cantos do Ori (Minas Gerais)
. 18h30 - Apresentação da Orquestra de Câmara do Grupo Lekê (Rio de Janeiro e Volta Redonda)
. 19h - Apuração dos resultados da premiação 

> As inscrições encerram em 31 de outubro (segunda-feira). Clique aqui para preencher o formulário para participar do concurso.

________________________________________________________

Por Assessoria de Comunicação  –  contato@olhovivoca.com.br

Seja o primeiro a comentar

×

×

×