(Fotos: Cláudio Alcântara e João Paulo Cardeal/Cardeal Produções)
Evento para cerca de mil convidados marcou a apresentação dos novos diretores, eleitos em 2024, e que assumiram em janeiro deste ano
Numa noite de confraternização, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Volta Redonda (CDL-VR) recebeu, no dia 3 de abril (quinta-feira), no Galpon Eventos, na Casa de Pedra, cerca de mil convidados, entre associados, autoridades, lideranças empresariais e imprensa, para a posse solene da Diretoria Executiva, que tem como presidente Giovane Freitas Ferreira; e da CDL Jovem, presidida por Robert Wagner de Souza, com mandatos para o biênio 2025/2026.
O evento marcou a apresentação dos novos diretores, eleitos em 2024, e que assumiram em janeiro deste ano, com vários projetos já realizados em apenas quatro meses e um longo calendário de eventos definido para 2025. A solenidade também é um momento para conectar a instituição à sociedade.
Durante seu discurso de posse, o presidente da CDL-VR, Giovane Freitas, anunciou a palestra do escritor, filósofo e professor Mario Sergio Cortella, para o segundo semestre do ano.
Giovane Ferreira assumiu o cargo de presidente, em seu discurso, falou sobre como a economia sobrevive por conta da resiliência de empreendedores que investem na cidade, no estado e no país, mesmo diante de uma carga tributária elevada e outros obstáculos e da necessidade de uma capacitação contínua para acompanhar as tendências tecnológicas, fiscais e de mercado.
Ele destacou ainda que sua gestão tem como foco ampliar os programas de capacitação e treinamento, voltados, principalmente, para tecnologia e inovação no comércio, com a realização de palestras, oficinas e workshop para associados, por meio do “Ciclo de Palestra”, iniciado em fevereiro.
- Assumimos com o compromisso de dar continuidade ao que já vinha sendo feito com muito êxito pelo presidente Léo (Leonardo Almeida) e com o desejo de ir além, porque, sabemos que a inovação é o único caminho para continuarmos trilhando esse caminho de sucesso que a CDL vem seguindo, com um papel importante na transformação dos negócios na nossa cidade. Oferecer capacitação de qualidade é uma forma também que temos de valorizar quem investe em Volta Redonda. E isso passa por temas sobre Inteligência Artificial, Reforma Tributária, Venda Online, e todas as novas tendências, mas, também, sobre como, nós seres humanos, precisamos lidar tanto quanto pessoa quanto empresa, em nossas vidas - disse.
Já o ex-presidente Leonardo Almeida, que recebeu uma placa de agradecimento e reconhecimento pelo seu trabalho à frente da entidade, também falou sobre os desafios e as conquistas, durante sua gestão (2023/2024), em seu discurso e desejou sucesso aos novos presidentes da Executiva e da Jovem.
- Assumimos com um propósito de inovação, coragem, ousadia e sonhos, e nossa diretoria realizou muitos projetos, contribuindo no aumento de 30% do nosso número de associados. Voltamos a ver nossa casa cheia em nosso ciclo de palestras mensais e em outros eventos que realizamos. Ampliamos nossas parcerias, ajudamos a fomentar nosso comércio, reforçamos nosso compromisso com a classe produtiva e lutamos junto ao poder público por melhorias para nossa cidade e para o dia a dia das empresas e de seus colaboradores - acrescentou.
Além do prefeito Antonio Francisco Neto, também estiveram na posse, o presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado do Rio de Janeiro (FCDL-RJ), Fabiano Gonçalves, e representantes de entidades empresariais, além das forças de Segurança Pública: Polícias Civil, Militar e Federal, e o coronel Henrique, secretário municipal de Ordem Pública.
Elogio e reconhecimento
Em seu discurso na posse solene das Diretorias Executiva e Jovem da Câmara de Dirigentes Lojistas de Volta Redonda (CDL-VR), o prefeito Antônio Francisco Neto elogiou o trabalho da instituição, principalmente, durante a pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), quando a entidade mobilizou empresas para aumentar o número de leitos do Hospital do Retiro, que continuam servindo à população. E desejou sucesso ao presidente Giovane e toda a diretoria.
Ele também prestou homenagens em reconhecimento ao trabalho realizado pelos ex-presidentes Gilson de Castro e Leonardo Almeida, ao diretor Paulinho AP, que foi vereador e atualmente é secretário municipal de Proteção Animal, e ao presidente Giovane de Freitas Ferreira.
- A nossa gratidão a CDL é muito grande. Muitos que estão aqui não têm noção do quanto foi importante a contribuição da CDL, juntamente com outras empresas, Aciap e Sicomércio, para enfrentarmos esse momento difícil há quatro anos, quando assumimos a administração da cidade, com dívidas e sem ter um leito para receber as pessoas durante pandemia. A CDL salvou muitas vidas! A nossa gratidão é muito maior do que vocês podem imaginar. Gratidão não prescreve nunca! E parabenizo o Paulinho AP, esse menino de ouro, que fez um excelente trabalho como vereador e, agora, faz parte do meu secretariado pela sua honestidade e por sua competência - disse.
O presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio de Janeiro, Fabiano Gonçalves, também enalteceu a gestão do ex-presidente Leonardo Almeida, e desejou sucesso ao presidente Giovane, que já iniciou a sua gestão com inovação; ao presidente da CDL Jovem, Robert Wagner de Souza. Ele também destacou a responsabilidade de assumir esses cargos diante de uma das principais CDLs do estado.
- Também tenho muito orgulho de ver a CDL Volta Redonda ser tão elogiada por esse prefeito que é hexacampeão (está no sexto mandato), o que faz dessa CDL um exemplo em todo o Estado do Rio. E vocês têm um grande desafio, por conta de várias mudanças fiscais e de inovação, que vão impactar na arrecadação dos municípios e no processo de vendas. Então, Giovane, coloque sua turma para qualificar cada vez mais, como já vem fazendo, para esse novo mercado. Parabéns pela posse e sucesso aos novos presidentes e todos os diretores - discursou.
Dados econômicos de Volta Redonda
• Empregos gerados pelo Comércio de Bens, Serviços e Turismo: cerca de 45 mil
• Número de estabelecimentos Comerciais: cerca de 12 mil
• Só em 2024, a cidade registrou, segundo a Junta Comercial do Rio, a abertura de cerca de 1050 novas empresas
• Teve um saldo positivo no ano passado de 4.500 empregos, segundo dados do Caged, o Cadastro Geral de Empregos e Desempregados.