
(Fotos: Divulgação)
Feira do Livro de Resende: De 5 a 8 de junho, das 9 às 21h, na Área de Exposições da cidade
A 11ª edição da Flir (Feira do Livro de Resende) promete transformar a cidade em um grande palco de cultura, educação e consciência ambiental. De 5 a 8 de junho, a Área de Exposições de Resende será o ponto de encontro de leitores, escritores, artistas e educadores, das 9 às 21h, com entrada gratuita. Com o tema “Literatura e Sustentabilidade: Escrevendo um Futuro Melhor”, a Flir 2025, destacam os organizadores do evento, “reforça seu compromisso com o impacto social positivo e a valorização da cultura como ferramenta de transformação”.
Realizada pela Look Mídia e pelo Ministério da Cultura, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, a feira conta com patrocínio da Volkswagen Caminhões e Ônibus e conta com uma programação diversa, inclusiva e acessível para todas as idades. Serão mais de 300 artistas envolvidos, 20 expositores, entre editoras, livrarias e sebos com descontos especiais, além de uma intensa agenda de atividades formativas e apresentações artísticas.
Neste ano, a Flir presta homenagem ao patrono Altamiro Pimenta, figura marcante no cenário cultural e assistencial de Resende durante o século XX, reconhecido por seu legado de dedicação à educação, à cultura e ao bem-estar social da cidade.
Uma programação para todos os públicos
A programação da Flir 2025 inclui palestras, bate-papos e oficinas no Auditório Literário, contações de histórias e encontros com autores na Flirzinha, além de uma ampla agenda no Palco Cultural, que reunirá apresentações musicais, teatrais e performances. Também integra o evento a Caravana da Ciência, espaço de educação informal que aproxima o público de experimentos e demonstrações interativas em ciência e tecnologia e movimentos culturais como a Casa Claudionor Rosa, um ponto de Cultura e Memória e Museu que retrata histórias de Resende e região.
A feira contará com mais de 80 escritores de diversas partes do Brasil no Espaço do Escritor, com sessões de autógrafos e lançamentos de livros. Entre os convidados especiais confirmados estão grandes nomes da literatura, da animação, da educação e da ilustração:
. Felippe Barbosa - Escritor e criador de conteúdo sobre horror e fantasia. Seu primeiro livro, “Os Quase Completos” (Editora Arqueiro, 2018), de realismo mágico, venceu o Prêmio Pólen de Literatura. No YouTube, construiu uma sólida audiência com mais de 400 mil inscritos, onde analisa livros e filmes com profundidade e bom humor. Atualmente, escreve uma nova obra de terror sobrenatural.
. Valu Vasconcelos - Um dos grandes nomes da animação brasileira, é CEO do Valu Studios e diretor premiado de obras como “La Otra Forma”, que recebeu prêmios na França, EUA, Colômbia e Brasil. Foi também diretor de animação do longa “Cedo Demais” (Disney/Star Plus) e codiretor de “Princesa de Elimya” (Strais Animation). Autor das obras “As Aventuras de Poti e Andaluz - Leguminus” e do mangá “Megasônicos NG”, Valu também atua na produção das séries “Jarau”, “Poti e Andaluz” e “Megasônicos NG”. Com visão inovadora e narrativa envolvente, vem elevando o nome da animação nacional no cenário internacional.
. Roger Mello - Um dos mais premiados autores e ilustradores do Brasil, é ilustrador, designer gráfico, dramaturgo, cenógrafo e diretor teatral. Em 2014, conquistou o prestigiado Prêmio Hans Christian Andersen, considerado o Nobel da literatura infantojuvenil. Já ilustrou mais de 100 títulos e teve obras publicadas em países como França, Bélgica, Suíça, China, Coreia do Sul, Japão, Suécia, Dinamarca, Argentina e México. Entre suas principais obras estão “Espinho de Arraia”, “Meninos do Mangue”, “Enreduana” e “Uma História de Boto-Vermelho”. Com passagens marcantes pelo teatro e pelo ativismo literário, é hors concours da FNLIJ e vencedor de dez Prêmios Jabuti.
. Professor Moisés Machado - Educador premiado, pedagogo, músico e autor do livro “Movimento Sextou: A Escola como Lugar de Felicidades”. Vencedor do Prêmio Nacional de Criatividade Docente (Perestroika) e do Prêmio Educar com Equidade Racial e de Gênero (CEERT), ele é uma das vozes mais ativas na luta por uma educação antirracista, afetiva e transformadora.
. Clara Savelli - Escritora desde a adolescência, começou publicando suas histórias na Internet, onde acumulou quase 5 milhões de leituras em plataformas como Wattpad e mais de 1 milhão de páginas lidas na Amazon. Autora "As Férias da Minha Vida", publicada pela editora Intrínseca, e do livro "A Matemática das Relações Humanas" junto com Aimée Oliveira, Bruna Ceotto e Bruna Fontes. É formada em Direito e Relações Internacionais, mestre em Ética e Filosofia Política, e reconhecida por conectar suas narrativas contemporâneas a temas como juventude, diversidade e afetos. Vencedora de diversos prêmios literários, também atua como roteirista e mantém forte presença nas redes sociais e comunidades de leitores.
Um convite à leitura e ao diálogo
A Flir tem como missão, segundo os organizadores do evento, “a popularização do livro e o estímulo ao hábito da leitura, criando um espaço de diálogo entre autores, leitores e a comunidade escolar”. Com destaque para a produção artística regional e um olhar atento para a sustentabilidade, a feira é considerada um dos mais importantes eventos literários do Sul Fluminense.
Toda a programação e detalhes sobre os espaços estão disponíveis no site oficial do evento.
> 11ª Flir (Feira do Livro de Resende) - Quando: 5 a 8 de junho. Horário: das 9 às 21h. Onde: Área de Exposições de Resende. Realização: Look Mídia e Ministério da Cultura. Patrocínio: Volkswagen Caminhões e Ônibus. Contato: contato@lookmidia.com.br