Publicidade

Premiação 2026

Reviver Memórias

Clube dos Funcionários recebe certificado para restauração do Cine 9 de Abril

Projeto é parceria com o Instituto Dagaz; primeira etapa será dedicada ao planejamento da restauração, com levantamento dos danos e definição do plano de intervenção

Geral  –  05/08/2025 18:35

12009

 

(Foto: Divulgação)

Cerimônia aconteceu na Biblioteca Parque Estadual, no Rio, e contou com a presença de autoridades estaduais e municipais

 

O Clube dos Funcionários recebeu, na segunda-feira (dia 4 de agosto), o certificado do edital “Reviver Memórias”, da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do RJ (Secec), para a restauração do Cine 9 de Abril, em Volta Redonda. A cerimônia aconteceu na Biblioteca Parque Estadual, no Rio, e contou com a presença de autoridades estaduais e municipais.

O projeto será executado em parceria com o Instituto Dagaz. Participaram do evento a secretária de Cultura do Estado, Danielle Barros; o diretor do Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac), Francisco C. Brando; e o secretário municipal de Cultura de Volta Redonda, Anderson de Souza.

- Muito bom saber que o Clube dos Funcionários estava aqui com a gente. Agora é trabalharmos juntos pelo restauro do Cine 9 de Abril, um cinema importantíssimo para a região - disse Danielle Barros.

Maior cinema em atividade da América Latina

Com 1.650 m² e 1.505 lugares, o Cine 9 de Abril é considerado o maior cinema em funcionamento na América Latina e um dos principais símbolos culturais de Volta Redonda.

- Sou de Vassouras e frequentei muito o Cine 9 de Abril. Ele fez parte da minha infância. Fico feliz em participar da revitalização de um patrimônio tão importante para o Estado e a região Sul Fluminense - afirmou Francisco Brando, do Inepac.

Frederico Paschoeto, diretor social do Clube dos Funcionários, destacou a relevância do apoio estadual.

- O Cine 9 de Abril é um patrimônio afetivo e cultural que atravessa gerações. Agradecemos à Secretaria de Cultura e ao Inepac pelo reconhecimento. Este apoio é essencial para preservar essa história e mantê-la viva - frisou.

A presidente do Instituto Dagaz, Marinez Fernandes, proponente do projeto, também celebrou a iniciativa.

- Esse projeto representa mais do que a recuperação de um prédio histórico. É a valorização da identidade da cidade e da cultura como instrumento de transformação social.

Primeira fase

Segundo a arquiteta responsável, Fernanda Calháu, a primeira etapa será dedicada ao planejamento da restauração, com levantamento dos danos e definição do plano de intervenção.

- Vamos elaborar um plano que contemple ações de acessibilidade e eficiência energética, sem comprometer a autenticidade do projeto original dos anos 1950. O documento será submetido ao Inepac para aprovação - explicou Fernanda.

Patrimônio tombado

O Cine 9 de Abril é o primeiro imóvel tombado pelo município e também pelo Inepac. O tombamento municipal ocorreu em 1985, pelo Decreto nº 2.070, e o registro provisório estadual foi feito em 1988.

Fundado em 27 de fevereiro de 1959, o cinema reflete a influência da Escola Modernista e foi concebido pelo Clube dos Funcionários para ser um espaço de luxo e referência cultural na cidade.

- Este é um passo fundamental para garantir que o Cine 9 de Abril continue sendo um orgulho de Volta Redonda. Vamos trabalhar para que a restauração preserve sua história e o projete para o futuro - enfatizou Alex Ribeiro, presidente do Clube dos Funcionários. 

 

Por Assessoria de Comunicação  –  contato@olhovivoca.com.br

Seja o primeiro a comentar

×

×

×