
(Fotos: Divulgação)
Quando: Quinta-feira (11 de setembro), às 19h, no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil - Volta Redonda, no Aterrado; entrada gratuita
Redes sociais, mundo virtual, relações à distância e veículos de comunicação. Efeitos da desregulamentação da profissão de jornalista e o impacto negativo que isso causou na sociedade. A responsabilidade para com a informação. Alguns temas que serão debatidos na quinta-feira (11 de setembro), às 19h, no auditório da OAB Volta Redonda, no Aterrado. Com entrada gratuita.
A empreitada, lançada por meio da parceria entre a RH Soluções Artísticas e a Comissão de Cultura da OAB, tem como objetivo debater temas, trazer esclarecimentos e causar reflexões sobre os conteúdos abordados para buscar melhoria de vida na população.
- É a terceira edição do “Momentos de Reflexão”. Fazemos uma a cada semestre e tem trazido uma boa repercussão. Iniciamos com um debate sobre saúde mental em setembro do ano passado. O auditório estava lotado e tivemos, inclusive, casos de pessoas vindo pedir ajuda por terem sofrido abuso sexual quando crianças e nunca haviam buscado ajuda. Neste ano já abordamos questões de “Inteligência artificial” e agora vamos falar sobre a importância e a responsabilidade de se comunicar de uma forma assertiva, pois isso é desafiador no cotidiano de qualquer pessoa - explica o ator Rodrigo Hallvys, que será mediador ao lado de Rafael Clodomiro (poeta, advogado e presidente da Comissão de Cultura da OAB VR).
Como debatedores estão confirmados nomes como Débora Corsi (palestrante e vice-presidente da Academia Volta-redondense de Letras), Emiliano Macedo (jornalista e colunista social) e Michelle Haruê (modista e apresentadora). Todos trazendo suas próprias reflexões quanto aos desafios que enfrentam diariamente como comunicadores.
Intervenção artística
O Grupo Cênico Estudarte também dará o ar da graça. Em dois intervalos entre os debates haverá apresentação de episódio especial do Pequenas Leituras, projeto que está em sua nona temporada regular e vem marcando presença em eventos externos.
No elenco estarão os atores Joice Sayumi, Juliana Mont, Lidia Judice, Lyan Martins, Marcelle Costa, Nay Vianna, Nicolas Carmo e Sarah Barros para as leituras dramatizadas que fazem a plateia gargalhar e refletir desde setembro de 2019.
- Estamos em busca de soluções diversas através de cultura. A arte faz parte direta para causar o hábito pensador e contribuir para a qualidade de vida das pessoas. Seja através de equidade, respeito ou ao menos em busca de uma sociedade mais justa - diz Hallvys, ressaltando que universitários que estiverem na plateia garantirão três horas complementares para seus portfóliios acadêmicos.