(Fotos: Divulgação)
Agentes fazem pesquisa para verificar a necessidade
da emissão de documentos de identidade e CPF
O grupo Amigos na Cultura (AAA) está promovendo um mutirão de incentivo à emissão de documentos entre os moradores dos bairros Paraíso de Cima, Getúlio Vargas e Vista Alegre, em Barra Mansa. Durante esta semana, agentes do grupo estão visitando as casas, realizando uma pesquisa para verificar a necessidade da emissão de documentos de identidade e CPF.
Segundo o assistente social do AAA Samir Gaione de Faria, a falta de documentação foi notada quando os integrantes do projeto Nufac (Núcleo de Formação de Agente Cultural da Juventude Negra) não conseguiram abrir conta para receber a bolsa-auxílio, pois não tinham documentação completa.
- Dos 200 jovens cadastrados no projeto, apenas 55 tinham a documentação necessária. Muitos só têm a certidão de nascimento e outros, nem os responsáveis têm documentação própria. Por meio dessa pesquisa que estamos realizando, percebemos que as pessoas se preocupam em ter esses documentos apenas quando precisam fazer a carteira de trabalho. A nossa proposta é orientar sobre a importância do documento e onde podem fazê-lo, até mesmo de forma gratuita - explicou.
Mapa das dificuldades encontradas pelas famílias
Durante as visitas domiciliares, os moradores dos bairros são questionados sobre a importância de ter documentos, se já deixaram de ser atendidos ou recebidos em algum lugar por falta dessa identificação, entre outras questões que pretendem traçar as dificuldades encontradas pelas famílias e a falta de informação, para que sirvam de dados para ações posteriores.

Visitas domiciliares em Barra Mansa; ação do grupo será realizada até quinta-feira, dia 9
- Para facilitar a retirada desses documentos, nós fazemos o agendamento ou orientamos como proceder no Detran e na Receita Federal - disse o assistente social, lembrando que a ação será realizada até quinta-feira, 9.
