Publicidade

Apoieo Jornalismo independente

Três Etapas

Fotógrafo argentino elabora livro sobre Paraíso de Cima, em Barra Mansa

Iniciativa foi idealizada em parceria com o grupo Amigos na Cultura

Geral  –  15/06/2013 15:08

1

(Fotos: Divulgação/Michel Angelo - agente que participa da oficina) 

Alunos foram divididos em grupos para fotografar temas específicos
que retratam a realidade das famílias que vivem no assentamento do bairro

De 18 a 28 de junho, o grupo Amigos na Cultura recebe a visita do fotógrafo argentino Martin Rosenthal, que está desenvolvendo um livro com imagens do bairro Paraíso de Cima, em Barra Mansa. Com o nome provisório de "Meu Paraíso", a publicação vai conter trabalhos de alunos da oficina de fotografia do Nufac (Núcleo de Formação de Agente Cultural) da Juventude Negra, material produzido sob a orientação de Rosenthal em oficinas, que este ano estão sendo realizadas em três etapas: março, junho e outubro.

Segundo o profissional, os alunos foram divididos em grupos para fotografar temas específicos que retratam a realidade das famílias que vivem no assentamento do bairro.

- Dividimos o grupo em temas específicos para que a comunidade onde trabalhamos seja fotografada em sua totalidade, desde o macro na arquitetura, vistas gerais, infraestrutura, comércio, até diretamente fotografar dentro das casas nas quais se permita o acesso. Cada grupo tem tarefas temáticas específicas, assim como técnicas artísticas diferentes, por exemplo, preto e branco - explicou.

Fotógrafo e instrutores orientam alunos 

2

São temas específicos para que a comunidade
fosse fotografada em sua totalidade

Antes de saírem para fotografar, os alunos são orientados por Rosenthal e pelos instrutores do Amigos na Cultura.

- Quero que esses jovens aprendam o processo completo, desde o debate da ideia até a produção final que será um livro "Blurb" (três exemplares), o qual implica trabalhar com aluno a pós-produção das fotografias, ou seja, seleção de imagens, edição e desenho do livro - enfatizou, ao informar que quem vai escolher as fotos são os próprios meninos integrantes da oficina.

Oportunidade de mostrar excelência 

3

Para a grata surpresa, foram encontrados fotógrafos talentosos no grupo do projeto

Para o diretor-executivo do Amigos na Cultura, Marco Aurélio Alves, essa é uma oportunidade de mostrar a excelência do trabalho realizado pelos meninos atendidos pela ONG.

- São parcerias como essa que mostram o valor das ações realizadas pelo Amigos na Cultura. Martin é um fotógrafo experiente e fantástico que se dispôs a trabalhar conosco e com os meninos do Nufac. E para nossa grata surpresa, encontramos fotógrafos talentosos entre eles - disse.

Confira a agenda completa

. 18 de junho - Chegada do fotógrafo.
. 19 de junho - Curadoria para os meninos sobre primeiras fotos, à tarde, e apresentação aberta ao público sobre o projeto e vivência fotográfica por Martin Rosenthal, às 19h, na Fundação CSN, em Volta Redonda.
. 21 de junho - Oficina Paraíso de Cima, a partir das 14h.
. 22 de junho - Oficina com os meninos durante o dia, na Fundação CSN, em Volta Redonda.
. 23 a 28 de junho - Oficina Paraíso de Cima, a partir das 14h.

> Conheça mais sobre a fotógrafo

Por Assessoria de Comunicação  –  contato@olhovivoca.com.br

Seja o primeiro a comentar

×

×

×