Publicidade

Apoieo Jornalismo independente

Acesso à Informação

Seminário de Leishmaniose Visceral será realizado em Barra Mansa

Mesa-redonda vai abordar mitos e verdades relacionados à doença canina; aspectos técnicos, éticos e jurídicos, prevenção, controle e tratamento

Geral  –  04/07/2013 20:02

1

(Foto: Divulgação/Liz Guimarães)

Essa é a Gabi, saudável: Mas as secretarias de Saúde e CCZs estão
eutanasiando todos os cães com a leishmaniose e existem outras alternativas

O LeishSul - 1º Seminário de Leishmaniose Visceral do Sul Fluminense será realizado em 14 de julho, em Barra Mansa, com atividades diferenciadas para dois tipos de público:
1. Profissionais: composto por profissionais e estudantes da área de saúde;
2. Leigos: composto por ONGs, protetores individuais, multiplicadores de opinião (professores, jornalistas, representantes de associações de classe) e aberto à comunidade em geral. 
A estimativa é de 400 pessoas nos dois segmentos. As vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas pelo e-mail leishsul@hotmail.com ou pelo telefone (24) 8853-6911. Organização: LeishSul, Ipan (Instituto Planeta dos Animais) e SPA-VR (Sociedade Protetora dos Animais de Volta Redonda). 

- O LeishSul vem preencher a lacuna educacional dentro do processo de controle da Leishmaniose em nossa região, haja vista que o mesmo é direcionado tanto à classe médica (médicos veterinários, estudantes de veterinária e médicos de clínica geral), quanto à população, ONGs e protetores individuais de animais. Foi estruturado para que públicos diferentes pudessem ter acesso à informação, por meio do contato com profissionais de renome nacional de áreas diversas - disse Mônica Torres, uma das divulgadoras do evento. 

O que é leishmaniose visceral 

As leishmanioses são classificadas como uma DN (Doença Negligenciada, termo cunhado na década de 70 pela MSF e adotado pela OMS - Organização Mundial da Saúde), juntamente com a dengue, doença de Chagas, malária, esquistossomose, hanseníase e tuberculose. A doença, causada por um agente parasitário, é, por princípio, endêmica em populações de baixa renda. Porém, hoje, assume aspectos de epidemia, atingindo num curto espaço de tempo toda a população das cidades de Barra Mansa e Volta Redonda, independente de renda ou local de moradia. 

Segundo o Manual de Vigilância e Controle da Leishmaniose Visceral do Ministério da Saúde (2006), "As estratégias de controle, ...muitas vezes realizadas de forma isolada, não apresentaram efetividade para redução da incidência da doença,...”. Por isso, faz-se necessário, além do controle da população canina, que outras ações, principalmente educacionais, sejam disseminadas para toda a sociedade, permitindo a elevação da efetividade das medidas. 

Confira a programação completa 

Prevenção, diagnóstico, tratamento e controle - Aspectos técnico-científicos e jurídicos 

# Dia 14 de julho (domingo)

. Hora: 8h30 às 18h
. Local: Teatro do Colégio Verbo Divino - Barra Mansa/RJ (Rua Pref. Mário Pinto dos Reis, 188 - Verbo Divino)
. Público-alvo: Médicos veterinários, ONGs de proteção animal, protetores individuais, comunidade 

> Manhã (inscrição obrigatória)

(Palestras técnicas para médicos em geral, veterinários, acadêmicos de medicina e medicina veterinária, integrantes das secretarias de saúde e setores de vigilância ambiental dos governos municipais, ONGs)

. 8h30 às 9h - Credenciamento
. 9h - Abertura
. 9h15 - Palestra 1: A LV Humana - Prevenção, diagnóstico e tratamento - Mauro Marzochi - médico, doutorado em parasitologia aplicada pela UEL, integrante do WHO Expert Committee on Parasitic Diseases-Leishmaniases e da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical.
. 10h - Perguntas
. 10h30 - Coffee-break
. 11h - Palestra 2: A imunologia no diagnóstico, na clínica e na terapêutica da LV Canina - Paulo Tabanez - médico veterinário, integrante fundador do Brasileish (grupo de estudos sobre leishmaniose animal). 11h45 - Perguntas
. 12h15 - Palestra 3: Questões jurídicas da LV Canina no Brasil - orientações aos médicos veterinários - Wagner Leão - advogado responsável pela processo que culminou na revogação da Portaria Interministerial nº 1.426 - MAPA.
. 13h - Perguntas 

> Tarde (Atividade aberta à comunidade em geral)

. 14h30 - Horário comercial
. 14h45 - Horário comercial

. 15h - Mesa redonda: Mitos e verdades relacionados à leishmaniose visceral canina - Aspectos técnicos, éticos e jurídicos (prevenção, controle, tratamento). Participação de Wagner Leão, Mauro Marzochi, Paulo Tabanez, representantes comerciais e de órgãos públicos.

2

Por Redação do OLHO VIVO  –  contato@olhovivoca.com.br

Seja o primeiro a comentar

×

×

×