
(Foto Ilustrativa)
Mais de 90% dos casos de suicídio podem ser evitados;
o primeiro passo para essa prevenção é, sem dúvida, falar a respeito
O CVV (Centro de Valorização da Vida), instituição filantrópica que há 51 anos oferece apoio emocional gratuito, lança "Isso me faz seguir em frente", um movimento para estimular as pessoas a refletirem sobre suas emoções e motivações para a vida. Originalmente online, o movimento tem como base a fan page, na qual os internautas compartilham as suas motivações para seguirem em frente, que podem ser pessoas, causas, sensações ou hábitos. Pode-se simplesmente escrever na timeline ou baixar uma das placas produzidas para o movimento e disponíveis no álbum da própria página, escrever sua motivação na placa, tirar uma foto e enviar como mensagem na fan page. A equipe que administra a página publica a foto na sequência.
- O CVV trabalha a favor da saúde emocional das pessoas. Queremos que todos busquem esse equilíbrio, se conheçam cada vez mais e encontrem alternativas para as diversas situações da vida, mesmo sem entrar em contato com a gente - comenta Zenaide Rocha, voluntário do CVV.
- Nem sempre conseguimos identificar facilmente o que nos motiva ou nossos objetivos de vida, pois não temos o costume de realizar essa autoavaliação. Todos nós temos bons motivos para viver, o que ocorre é que, eventualmente, temos dificuldade em fazer essa identificação. Nessas horas, o melhor é ter um bom amigo por perto, e o CVV é um amigo de plantão que não discrimina, condena ou critica - completa.
O lançamento do movimento faz parte das iniciativas do CVV pelo Dia Internacional de Prevenção do Suicídio - 10 de setembro. Além do "Isso me faz seguir em frente", a entidade fará ações de divulgação e mobilização em diferentes locais do país. O intuito é, justamente, estimular a população a falar sobre o assunto, se colocar à disposição de quem busca ajuda e, quando for o caso, entender que é possível pedir socorro e mudar o rumo de sua vida.
"Preconceito: uma barreira à prevenção do suicídio"
O IASP (Associação Internacional de Prevenção do Suicídio) definiu o tema "Preconceito: uma barreira à prevenção do suicídio", como a bandeira deste ano a ser levantada no dia 10 de setembro. Para se ter uma ideia de como o assunto é rodeado de tabus e preconceitos, 25 brasileiros morrem diariamente vítimas de suicídio e, segundo pesquisa da Unicamp, 17% dos brasileiros pensaram seriamente em tirar a própria vida pelo menos uma vez. Por outro lado, mais de 90% dos casos de suicídio podem ser evitados. O primeiro passo para essa prevenção é, sem dúvida, falar a respeito.
Um pouco sobre o CVV
O CVV, fundado em São Paulo em 1962, é uma associação civil sem fins lucrativos, filantrópica, reconhecida como de Utilidade Pública Federal em 1973. Presta serviço voluntário e gratuito de apoio emocional para todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo. Os mais de um milhão de atendimentos anuais são realizados por 2.200 voluntários em 18 estados mais o Distrito Federal, pelo telefone 141 (24 horas), pessoalmente (nos 70 postos de atendimento) ou pelo site via chat, VoIP (Skype) e e-mail.
É associado ao Befrienders Worldwide, entidade que congrega as instituições congêneres de todo o mundo e foi reconhecido pelo Ministério da Saúde como a melhor iniciativa não governamental de prevenção ao suicídio no Brasil.
