Publicidade

Apoieo Jornalismo independente

Projeto de Sucesso

Ponto de Cultura de fotografia retoma suas atividades

Aulas recomeçam em março e já beneficiaram mais de duas mil pessoas; além do funcionamento no Clube Foto, será levado às comunidades mais distantes

Geral  –  03/02/2014 18:33

1

(Foto: Larissa Melo)

Formatura coletiva do Ponto de Cultura; momento marcante do "A Fotografia como Inclusão Social"

O projeto "A Fotografia como Inclusão Social" retoma suas atividades agora em fevereiro, com aulas a partir de março, possibilitando a inclusão de dezenas de novos estudantes, abrindo portas e despertando vocações para esse promissor mercado de trabalho, que é a fotografia. Com duração de três anos, iniciou em agosto de 2010 e já beneficiou mais de duas mil pessoas, entre crianças, jovens, adultos e idosos. 

- Além do funcionamento na sede do Clube Foto, levaremos as atividades para as comunidades mais distantes, pois percebemos a dificuldade de algumas escolas ou instituições em levarem seus alunos até o Ponto de Cultura - diz a coordenadora do projeto, Angela do Bem. 

Kika Monnteiro, uma das idealizadoras do Ponto de Cultura, afastada temporariamente da presidência do Clube desde o ano passado, por motivos profissionais, faz um apelo aos dirigentes de empresas e gestores públicos: 

- Fizemos nossa parte enquanto instituição nos organizando juridicamente. Buscamos apoio dos órgãos públicos por meio da participação em editais, cumprindo todas as exigências (e não são poucas) e fomos contemplados com o Ponto de Cultura, que no fim de três anos irá beneficiar mais de três mil pessoas. Agora falta você, vem para o Clube, vem! 

Clube foi contemplado como Ponto de Cultura 

2

(Foto: Larissa Melo)

Oficina de fotografia digital para crianças; mais um dos destaques do projeto cultural 

Em 2010 o Clube Foto Filatélico de Volta Redonda, instituição que completará 60 anos em março deste ano, foi contemplado, por meio de edital público, como Ponto de Cultura, com "A Fotografia como Inclusão Social", numa parceria com os governos federal e estadual. 

O projeto visa fomentar a inclusão de pessoas em situação de risco social, de 10 a 80 anos, fazendo parcerias com escolas públicas, associações de moradores, ONGs, ou lideranças comunitárias, no universo da fotografia, ampliando o conhecimento, a criatividade e o olhar fotográfico, com aulas técnicas e práticas de fotografia analógica e digital, exposições, palestras e concursos fotográfico, todos gratuitamente.

O que são os Pontos de Cultura

3

(Foto: Jô Araujo)

Mais do que teoria: Aula prática do curso de fotografia com a professora Dayana Oliveira 

Os Pontos de Cultura são definidos como iniciativas culturais desenvolvidas pela sociedade civil que estão sendo potencializadas pelo governo federal, por meio do Programa Mais Cultura, em conjunto com os governos estaduais, que liberam recursos para cada um dos projetos culturais selecionados por meio de edital.

Lançados na gestão de Gilberto Gil à frente do MinC (Ministério da Cultura) e mantidos na administração de Marta Suplicy, os Pontos de Cultura agregam formas de expressão como: música, poesia, literatura, artes plásticas, artes visuais, saúde, dança e muito mais. Espalhados por todos os cantos do país, eles envolvem as comunidades e seus líderes, um reconhecimento do Ministério da Cultura à ação cultural de tantos brasileiros.

"O Ponto de Cultura é uma espécie de do-in antropológico, massageando pontos vitais, mas momentaneamente desprezados ou adormecidos, do corpo cultural do país" (Gilberto Gil, ex-ministro da Cultura)

"Os Pontos de Cultura são espaços permanentes de experimentação, encanto, transformação e magia" (Luiz Inácio Lula da Silva, ex-presidente da República

Edição impressa

1

Por Redação do OLHO VIVO  –  contato@olhovivoca.com.br

1 Comentário

×

×

×

  • MARINEZ RODRIGUES

    Que maravilha!! A fotografia é o retrato na nossa alma, parabéns Clube Foto!