
(Fotos: Divulgação)
Intervenção urbana feminista realizada em 8 de março de 2013, no Memorial Getúlio Vargas
No Dia Internacional da Mulher, 8 de março, será realizada em Volta Redonda a primeira Marcha das Vadias do município e do Sul Fluminense. Com o tema "Fim da violência contra a mulher", a marcha visa discutir esse tema com sociedade. A concentração será às 14h na Praça Brasil, na Vila Santa Cecília.
A Marcha das Vadias é um movimento internacional que surgiu em 2011 no Canadá, após uma série de estupros serem registrados na Universidade de Toronto. Na ocasião, um policial palestrava sobre a segurança no campus, e afirmou que "as mulheres devem evitar se vestir como vadias (sluts, no inglês original) para não serem vítimas de violência sexual".
Desde então, a Marcha das Vadias (Slut Walk, em inglês) se posiciona contra a ideia de que as mulheres são responsáveis pela violência que sofrem, ou seja, a marcha é contra a culpabilização da vítima. Uma das principais bandeiras da marcha é que nenhuma agressão sexual pode ser justificada em função da roupa, comportamento ou estilo de vida da pessoa que sofre a agressão. A manifestação acontece nos Estados Unidos, Argentina, Índia, Austrália, Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro e em outros estados do país.
Dados são preocupantes na Cidade do Aço
Segundo o Dossiê Mulher de 2013 - documento publicado pelo ISP (Instituto de Segurança Pública) que apresenta informações sobre a violência contra a mulher no estado do Rio de Janeiro -, o número de mulheres vítimas de estupro e de lesão corporal dolosa sobressaiu em Volta Redonda.
Ainda, o Dossiê Mulher aponta que a delegacia de Volta Redonda, 93ª DP, registrou as seguintes ocorrências contra a mulher em 2012: 768 casos de lesão corporal dolosa, 1.019 casos de ameaça, 69 casos de estupro, seis casos de tentativa de estupro, quatro homicídios dolosos e sete tentativas de homicídio.
A Marcha das Vadias de Volta Redonda é organizada horizontalmente e espontaneamente por diferentes mulheres, e não tem uma porta voz ou líder. A manifestação já foi previamente discutida com as autoridades competentes do município.
Os 69 casos de estupros registrados e a realidade demonstrada pelos números do Dossiê Mulher é uma das motivações para a realização da marcha, e as participantes convidam a todas e todos que querem construir uma realidade sem violência para participar.
Serviço
> Marcha das Vadias de Volta Redonda - Data: 8 de março. Hora: 14h. Concentração: Praça Brasil (ao lado do Mercado Popular), Vila Santa Cecília.

