Publicidade

Apoieo Jornalismo independente

Início Musical

Orquestra Sinfônica de Barra Mansa recebe o violinista Daniel Guedes

Concerto de abertura da temporada 2014, na Igreja Matriz de São Sebastião, tem como tema as 1001 Noites

Geral  –  17/03/2014 08:05

1

(Foto: Divulgação/Flávia Espíndola)

Nova temporada: Orquestra Sinfônica de Barra Mansa irá executar a obra "Scheherazade" 

A Orquestra Sinfônica de Barra Mansa inicia sua temporada oficial recebendo como solista o violinista Daniel Guedes. O concerto inaugural será nesta terça-feira, 18, às 20h, na Igreja Matriz de São Sebastião. A regência é do Maestro Vantoil de Souza, diretor artístico da Orquestra.

Para iniciar esta temporada a Orquestra Sinfônica de Barra Mansa irá executar, em companhia do violinista Daniel Guedes, a obra "Scheherazade", que conta a saga da princesa que evitava sua morte contando histórias para o sultão, durante 1001 noites. O repertório se completa com uma obra do compositor brasileiro Nicolai Brucher, em homenagem a Ernesto Nazaré. 

Um pouco sobre Daniel Guedes

2

(Foto: Divulgação)

Solista já se apresentou no Carnegie Hall, tocando o "Concerto n°1" de Max Bruch 

Daniel Guedes, além de violinista atua também como violista, camerista, professor e regente. Iniciou seus estudos no violino aos 7 anos, no Conservatório Brasileiro de Música. Desde os 10, atua como recitalista e solista de orquestras brasileiras e também nos EUA, Canadá, Inglaterra, Noruega, Itália e América do Sul. Cursou bacharelado e mestrado na Manhattan School of Music de Nova York. Estudou , também, na Guildhall School of Music, em Londres.

O solista foi vencedor dos concursos Jovens Concertistas Brasileiros (1991), Bergen Philharmonic Competition (1998) e Waldo Mayo Memorial Award (2000), prêmio que lhe valeu um concerto no Carnegie Hall de Nova York, tocando o "Concerto n°1" de Max Bruch. 

OSBM e Balé Kirov juntos, novamente 

Durante a temporada de 2014 a Orquestra se apresentará novamente com o Balé Kirov, do Theatro Mairinsky, de São Petesburgo, durante a turnê brasileira do grupo, com 14 concertos no Rio de Janeiro e em São Paulo.

Além disso, durante o ano, a Orquestra receberá em seus concertos grandes solistas nacionais e internacionais, que ministrarão, também, aulas para os alunos do Projeto Música nas Escolas, conforme vem acontecendo durante os últimos anos, em que os artistas também fazem um intercâmbio de conhecimento com os alunos do Projeto Música nas Escolas.

_____________________________________________________
Projeto Música nas Escolas
 

A Orquestra Sinfônica de Barra Mansa é um dos principais conjuntos do Projeto Música nas Escolas, formada por monitores e alunos avançados. Desde sua formação, a OSBM tem se apresentado nos maiores palcos brasileiros, como Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Sala São Paulo, Theatro Municipal de São Paulo, Theatro Santa Izabel em Recife. A Orquestra se apresenta nos principais festivais de música do país: Festival Internacional de Campos do Jordão, Mostra Internacional de Música em Olinda - MIMO, Festival Villa-Lobos no Rio de Janeiro, Festival Música Nova de São Paulo, Festival do Vale do Café, Festival de Música Antiga em Juiz de Fora e, Rio International Cello Encounter.

O Projeto Música nas Escolas de Barra Mansa é considerado um importante modelo de educação musical do país. Atende a todas as escolas públicas municipais de Barra Mansa com processo de educação musical que inicia na educação infantil e se estende a todas as séries. Desde o início, o projeto é mantido pela Prefeitura de Barra Mansa, numa ação conjunta da Secretaria Municipal de Educação e a Fundação de Cultura e, a gestão administrativa é feita pela Associação da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa. Além disso, o projeto é patrocinado pela Saint-Gobain, Votorantim, CCR - NovaDutra, White Martins e Transportes Toniato e, pelo Ministério da Cultura - governo federal, por meio da Lei de Incentivo à Cultura - Lei Rouanet. A Light e a Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro patrocinam o projeto por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Estado do Rio de Janeiro.

3

Por Assessoria de Comunicação  –  contato@olhovivoca.com.br

Seja o primeiro a comentar

×

×

×