Publicidade

Apoieo Jornalismo independente

Ainda Dá Tempo

Oficinas de Atuação e Canto encerram as inscrições neste domingo

Nasce Uma Cidade vai comemorar o aniversário de 182 anos de emancipação de Barra Mansa

Geral  –  27/06/2014 16:19

1

(Fotos: Divulgação)

Projeto já aconteceu em 2010 e 2011, com a
participação média de 500 artistas em cada edição
 

O Nasce Uma Cidade é o desfile cívico-cênico que será realizado em 11 e 18 de outubro, marcando as comemorações do aniversário de 182 anos de emancipação de Barra Mansa. É promovido pelo Coletivo Teatral Sala Preta e pelo Instituto Cultural Clécio Penedo. A montagem do projeto é feita por meio das Oficinas Culturais gratuitas do Sesi Cultural. Ainda dá tempo de se inscrever. São oferecidas oficinas de Atuação e Canto; Produção; Música; Coletivos de Criação; Figurino e Adereços. Mas só há vagas para as oficinas de Canto e Atuação, de Figurino e Adereços e para a de Música. Todas as outras já estão com as vagas esgotadas. As atividades são desenvolvidas na Sala de Espetáculos Tulhas do Café, no Parque da Cidade.

A oficina de Atuação e Canto acontece todos os domingos, das 14 às 20h, e as inscrições terminam neste domingo, 29, pelo site ou no local dos ensaios, até as 13h. A Oficina de Música acontece todas as terças-feiras, das 14 às 17h, e a de Figurino e Adereços, às segundas e quartas-feiras, respectivamente, das 14 às 16h. As inscrições ficam abertas até esgotarem as vagas. 

2

O projeto já aconteceu em 2010 e 2011, com a participação média de 500 artistas em cada edição. Idealizado pelo Sala Preta, o Nasce Uma Cidade sempre é realizado em parceria com outras organizações culturais locais. A primeira foi com o ECFA (Espaço Cultural Francisco de Assis França), de Volta Redonda, e a segunda edição com o Instituto Dagaz. Este ano o Sala Preta conta com a cumplicidade do Instituto Cultural Clécio Penedo. O desfile cívico-cênico percorre o circuito arquitetônico, histórico e cultural da cidade, contando e recriando a memória de Barra Mansa. O Sala Preta recebeu em maio deste ano o Prêmio de Cultura do Governo do Estado do Rio de Janeiro, e o Nasce Uma Cidade foi um dos projetos que receberam especial destaque da comissão julgadora.

Dessa vez a história será contada a partir das referências estéticas e conceituais dos artistas Clécio Penedo e Flávio de Carvalho, dois ícones da arte brasileira que estão profundamente ligados ao município. Com este projeto espera-se consolidar a identidade cultural da cidade por meio da arte dos barramansenses. Celebrar este encontro, entre arte e história, homem e tempo, no bojo da cultura, permite tornar a linguagem artística conhecida pelo público e consequentemente incentivar novos artistas da região a se profissionalizarem na busca de uma sustentabilidade por meio de seu ofício e talento. 

Empresários e poder público incentivam
que mais empresas apoiem o projeto
 

4

Apesar de inscrito na Lei de Incentivo a Cultura, regulamentada pelo Ministério da Cultura o projeto Nasce Uma Cidade ainda não captou recursos por esta ferramenta. Qualquer pessoa física ou jurídica (com lucro real) pode investir recursos financeiros com abatimento no seu imposto de renda. Atualmente, todo o investimento no projeto provém de empresários com fomento direto e de recursos próprios do Sala Preta e do Instituto Clécio Penedo. 

A empresária Terezinha Rimulo faz questão de destacar a importância do projeto Nasce Uma Cidade:

- Admiro o trabalho do Nasce Uma Cidade porque valoriza Barra Mansa e valoriza a arte. São jovens que estão fazendo o que eu acho que é certo, que é bonito e o que é cultural. 

Não é a primeira vez que Terezinha apoia a cultura na cidade. Sua empresa, a Darc Tintas, contribui para projetos culturais há vários anos, e incentiva que mais empresas façam o mesmo:

- Não tem muitos projetos como esse pela região. Se eu pudesse eu apoiaria muito mais porque é um trabalho muito válido. Este projeto faz bem pra Barra Mansa e para a história da cidade. 

Para o superintendente da Fundação Cultural de Barra Mansa, Claudio Chiesse, é um privilégio para o município contar com o projeto Nasce uma Cidade.

- O Nasce Uma Cidade resgata toda a historia de Barra Mansa e o melhor, isso é realizado por artistas da região. A população ganha e muito com isso. Afinal, a peça acontece em interação com a comunidade. Nada melhor do que isso para aprendermos a historia da nossa cidade - diz.. 

3

Sobre a participação da Prefeitura de Barra Mansa e da Fundação Cultural no projeto, ele afirmou que será total:

- Já estamos fazendo a cessão da Sala de espetáculos Tulhas de Café, no Parque da Cidade, onde o grupo está realizando suas oficinas e montando seus cenários, realizando ensaios e também toda a divulgação. Conforme necessidade, haverá a liberação das unidades culturais para a realização do espetáculo. 

Serviço

5

> Projeto Nasce Uma Cidade - Apresentações dias 11 e 18 de outubro pelas ruas de Barra Mansa. Acompanhe as novidades: wix, site e Facebook. Telefone: (24) 3323-1397. E-mail: salapreta@gmail.com

Por Assessoria de Comunicação  –  contato@olhovivoca.com.br

Seja o primeiro a comentar

×

×

×