
(Fotos: Divulgação)
Programe-se: Mostra será aberta nesta quarta-feira, 30, às 17h, e seguirá até dia 24 de agosto
A Secretaria de Esporte, Lazer e Cultura de Porto Real promove, no Horto Municipal, a exposição "Virgínia Lane, a vedete do Brasil". A mostra, que será aberta nesta quarta-feira, 30, às 17h, seguirá até dia 24 de agosto e tem como objetivo homenagear a artista, que morreu este ano.
A exibição apresenta cerca de 40 fotografias em painéis grandes e dois manequins com roupas originais da vedete - que é natural da região Sul Fluminense.
- Ela foi a primeira vedete do Brasil a mostrar as pernas em público. Naquela época, em meados dos anos 40, isso não era nada comum. O público mais velho vai adorar recordar os momentos do auge desse ícone e os mais jovens, aqueles curiosos e sedentos de cultura, vão conhecer um pouco da história de uma grande artista brasileira - comenta a coordenadora de Programas Culturais, Maristela Conceição da Fonseca.
Estimular a memória do cinema nacional

O subsecretário da pasta, José Leon, considera a exposição muito importante, principalmente para estimular a memória do cinema nacional.
- Claro que a terceira idade irá se identificar bastante com a exposição e a história, pois vivenciaram a mesma época, mas nosso público-alvo é geral, inclusive os estudantes, para entenderem e aprenderem um pouco da história política e cultural dos primeiros 50 anos do século XX. E, para quem não sabe, Virgínia Lane foi amante do ex-presidente Getúlio Vargas. É uma exposição que tem uma história muito rica por trás. Vale muito a pena conferir - diz.

A prefeita Cida afirma que o Brasil está cheio de cultura e é preciso explorar bastante isso:
- É uma honra muito grande mostrar um pouco da vida e da história de uma grande artista brasileira, principalmente porque era oriunda da nossa região e foi um ícone da cultura no país. Porto Real merece estar em contato sempre com as mais variadas e ricas culturas. Esse é o nosso objetivo: levar cada vez mais opções de lazer e cultura para nossa população.
