Publicada em: 02/09/2014 (08:53:52)
Atualizada em: 18/09/2014 (07:50:50)
(Fotos: Divulgação)
Exposição reúne painéis fotográficos em PB e réplicas
de fotos de Getúlio Vargas, por ocasião de visitas à CSN
> Leia também: Museu da Memória do Trabalhismo Brasileiro na Semana Nacional de Museus
Painéis fotográficos em preto e branco; réplicas de fotos de Getúlio Vargas, por ocasião de visitas à CSN (Companhia Siderúrgica Nacional), além de cartas e documentos sobre a vida do ex-presidente, cedidas pela Fundação Municipal Getúlio Vargas, do Rio de Janeiro. A abertura da exposição "Getúlio Vargas e Volta Redonda - 60 anos que mudaram a história" será em 22 de setembro, às 19h, no Clube Foto, em Volta Redonda. Poderá ser visitada até o dia 26, das 9 às 18h.
Na abertura e durante todo o evento serão exibidos os documentários "Volta Redonda - Fatos marcantes", de Pablo Marins Bedê, diretor e historiador da cidade. Segundo a coordenadora do programa A Fotografia Como Inclusão Social, Angela Do Bem, também estão aguardando a liberação do material pertencente ao Memorial Getúlio Vargas, por parte da Prefeitura de Volta Redonda.
- A exposição sobre os 60 anos de morte de Getúlio Vargas é didática e artística, uma vez que consideramos a fotografia como a arte de eternizar momentos. Irá acontecer, por ocasião da 8ª Primavera dos Museus, evento realizado pelo Ibram (Instituto Brasileiro de Museus), e tem como meta mobilizar os museus brasileiros a desenvolver atividades especiais, como exposições, palestras, oficinas e demais ações, em torno de um mesmo tema, chamando a comunidade para refletir, discutir e trocar experiências sobre o tema Museus Criativos - diz.
Abertura de "Getúlio Vargas e Volta Redonda - 60 anos
que mudaram a história" será em 22 de setembro, às 19h
Para Angela, poucas instituições têm tanta história para contar como o Clube Foto Filatélico Numismático de Volta Redonda. Ela enfatiza que esse tema é de grande importância para a história do Clube, uma vez que foi fundado há 60 anos, antes mesmo da emancipação política da cidade, e hoje abriga o único museu de Volta Redonda, o Museu da Memória do Trabalhismo Brasileiro, responsável pela realização da exposição.
- Volta Redonda foi criada ao redor da CSN, por Getúlio Vargas (que morreu há 60 anos), e emancipada politicamente também há 60 anos, portanto, um ano com muito simbolismo e muita história que merece ser contata, divulgada, e esperamos que absorvida por essa nova geração. Faremos também palestras, estamos aguardando confirmação de dois historiadores, fechando assim uma programação em que procuramos não só cumprir um papel de divulgadores da história, mas passaremos a ser multiplicadores dela - frisa.
O público-alvo é, principalmente, estudantes e professores da rede pública e privada, com visitas agendadas. Posteriormente, a ideia é levar essa exposição a outros lugares, como escolas públicas, em parceria com diretores e professores de história, por exemplo.
Serviço
> Getúlio Vargas e Volta Redonda - 60 anos que mudaram a história - Abertura: 22 de setembro, às 19h, no Clube Foto. Visitação: até 26 de setembro, das 9 às 18h. Clube Foto Filatélico e Numismático de Volta Redonda - Rua 19, n.21, Vila Santa Cecília. Telefone: (24) 3342-6450. Saiba mais no site e acompanhe as novidades no Facebook.