
(Foto: Divulgação)
Inauguração no UBM contou com apresentação artística
de parte do Coro de Atores do Projeto Nasce Uma Cidade
> Leia também: Biblioteca do UBM abriga reprodução de painel de Clécio Penedo
> Músicas do Nasce Uma Cidade são inspiradas na obra de Clécio Penedo
> Filha e viúva de Clécio Penedo realizam exposição nas escolas da rede pública
> Exposição de obras de Clécio Penedo refaz passos e traços do artista
Um painel será instalado no Colégio Municipal Clécio Penedo, no bairro São Luiz. A inauguração será nesta quinta-feira, 11, às 19h, e vai contar novamente com apresentação artística de parte do Coro de Atores do Projeto Nasce Uma Cidade com uma pequena mostra do que será realizado em 11 e 18 de outubro, em Barra Mansa. As atividades fazem parte de uma série de ações relacionadas às homenagens, lembrando os dez anos da morte de Clécio Penedo.
Na noite de 28 de agosto, o UBM (Centro Universitário de Barra Mansa) apresentou ao público o painel "Colonização e Dependência", do artista Clécio Penedo. A réplica foi instalada na Biblioteca Central do UBM, no Campus Barra Mansa. A cerimônia contou com a presença de autoridades regionais e do UBM e da presidente do Instituto Clécio Penedo e viúva do artista, Antonieta Penedo.
Reprodução quase em tamanho real
Essa é uma reprodução quase em tamanho real do painel do artista que foi oferecida pelo Museu Histórico Nacional, onde a obra original faz parte do acervo permanente desde 1987. Quando o Brasil completou 100 anos de república, o Senado pediu autorização para decorar um dos seus salões com réplicas do painel. Depois, essas reproduções foram devolvidas ao Museu Histórico Nacional e uma delas foi para o Colégio Verbo Divino, em Barra Mansa, no ano de 1997, quando Clécio foi homenageado em vida pelo colégio. Em 2011, após inaugurar uma exposição do artista no Museu, Antonieta recebeu a notícia de que ainda restava um material daquela época.
- Trouxe para Barra Mansa, descobrimos que não era uma cópia só, mas quatro. Então pensamos em trazer um painel para o UBM, por onde Clécio tinha o maior amor - diz.
Para o coordenador de Cultura e Integração do UBM, Marcelo Bravo, Barra Mansa vive um momento muito importante para a cultura:
- Hoje percebemos que há jovens gestores altamente qualificados à frente das mais importantes instituições fomentadoras de cultura e arte em nossa região. Isso mostra que o futuro para o setor será muito próspero. Sou muito otimista dos frutos que vamos colher.
Uma composição "sui generis"
O painel "Colonização e Dependência" é uma composição "sui generis", que interpreta a história do Brasil do ponto de vista crítico/irônico, típico de muitos trabalhos do desenhista e artista plástico natural de Bom Jardim e que viveu grande parte de sua existência em Barra Mansa.
Em breve será inaugurada a sede do Instituto Cultural Clécio Penedo, onde o acervo do artista será abrigado no segundo piso da Estação das Artes, em Barra Mansa, em parceria com a prefeitura.
