Publicidade

Premiação 2026

Olhar Pop

Cláudio Alcântara

claudioalcantaravr@hotmail.com

Contra a Violência

NAC realiza caminhada Paz no Trânsito neste domingo em Volta Redonda

Campanha de conscientização começa na Praça Brasil e segue até o Zoológico Municipal, onde haverá o Show de PicNic

Geral  –  23/09/2014 14:42

O domingo, 28, em Volta Redonda, será de Paz no Trânsito. A campanha de conscientização idealizada pelo NAC (Núcleo de Ação Comunitária) começa às 9h, na Praça Brasil. A caminhada com o Show de PicNic, no Zoológico Municipal, espera reunir milhares de pessoas num trabalho de conscientização sobre esse tipo de violência. 

- Vamos todos de branco para pedir paz. O NAC idealizou a campanha e teve o apoio de vários parceiros para ser concretizada. A caminhada com o Show de PicNic é somente um dia, porém, a campanha Paz no Trânsito é atemporal. Por exemplo, pensamos realizar exposições em diversos espaços, como escolas, empresas, igrejas, shoppings etc. - diz a presidente do NAC, Dayse Marques. 

O NAC/VR foi fundado em 1972 e é uma instituição sem fins lucrativos, segundo Dayse, com a finalidade de congregar instituições beneficentes do município "para oportunizar troca de saberes e experiências, oferecer assessoramento técnico, administrativo, financeiro e de comunicação, promovendo o fortalecimento de todas". 

_____________________________________________________
A programação completa da campanha
 

> 9h: Concentração na Praça Brasil | Abertura com a radialista Tania Nascimento | Entrega de bexigas Paz no Trânsito;
> 10h15: Início da caminhada em direção ao Zoológico;
> 11h: Mensagem de paz com o padre Jorge Axé;
> 11h15: Início das atrações do Show de PicNic:
- Praça de Alimentação e atividades socioculturais com as instituições beneficentes Apadem, Apae, Apadefi, APMI, Acac, Leon Denis, LEIZ, CCEPAZ, Apada, FBG, Cruz Vermelha, Lar dos Velhinhos e Escoteiros;
- Cozinha Brasil, Tenda de Robótica e Contação de Histórias - Sesi;
- Cinema Itinerante - CineSesc;
- Apresentação teatral;
- Arte Terapia;
- Alongamento;
- Feirinha de Artesanato;
- Tenda de Saúde - Secretaria Municipal de Saúde;
- Coral;
- Dança;
- Capoeira. 

_____________________________________________________
Confira a entrevista com a
presidente do NAC, Dayse Marques
 

Como e por que nasceu a ideia de fazer essa campanha? 

A campanha nasceu como estratégia para uma nova proposta de Feira da Primavera, lembrando que o NAC realizou 40 edições do evento. Nossa intenção é a de promover eventos que colaborem com a cultura da paz, valorizando a família, democratizando a cultura, apresentando a missão de todas as instituições congregadas ao NAC. 

O objetivo, além de conscientizar, qual é especificamente do ponto de vista prático? 

Queremos fortalecer o poder público, mostrando que as novas políticas para álcool e droga apontam para a necessidade urgente de modificar os eventos em espaços coletivos. A comercialização de bebida alcoólica não contribui para a harmonia e paz! 

Vocês têm dados concretos sobre a violência no trânsito em Volta Redonda? Quais? Qual a fonte? 

Somos parceiros da Guarda Municipal em diversas ações, consideramos que esses dados podem ser fornecidos por eles. Sabemos também que o Brasil é signatário do Plano da ONU para reduzir em 50% os acidentes de trânsito até 2020, consideramos que estamos fazendo a nossa parte! Verificamos na Folha Humanitária (jornal da Cruz Vermelha) que, segundo o Observatório Nacional de Segurança Viária, novas estatísticas mostram que a violência no trânsito é a segunda maior causa de morte no Brasil. Em 2012, segundo o Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres(DPVAT) foram registradas 60 mil mortes no trânsito e, segundo o DATASUS, mais de 150 mil internações em hospitais. 

Quantas e quem são as pessoas que participam do marketing da campanha e por que foram escolhidas? 

A campanha Paz no Trânsito conta seis histórias de pessoas de Volta Redonda que sofreram algum tipo de perda no trânsito, seja perda física ou a perda de um ente querido. São elas:

1

(Fotos: Matheus Coutinho/MAC Produções)

Cecília da Silva perdeu o irmão após um atropelamento em 1988

2

Cristóvão Villela perdeu a esposa após um acidente de carro em 2013

3

Kika Monnteiro perdeu parte do movimento da perna após um acidente de moto em 2000

4

Manoel Esmeraldo Filho perdeu o movimento das pernas após um acidente de moto em 1994

5

Rodolfo Lopes perdeu o movimento do braço após um acidente de moto em 2012

6

Surlei de Oliveira perdeu as duas únicas filhas após um acidente de carro em 2013

Todos foram trazidos pelos laços de amizade, mas é importante destacar que os seis foram muito corajosos em expor uma parte triste da sua história por um bem coletivo! 

Além dos outdoors, o que mais vocês utilizaram no marketing? 

Utilizamos flyers que estão sendo entregues nas escolas, igrejas e nas ruas pela Guarda Municipal e Suser, TV Criativa (dos ônibus), mídias espontâneas e redes sociais, principalmente Facebook. 

Qual a expectativa para o dia 28? 

Gostaríamos que Volta Redonda se levantasse para juntos vibrarmos pela Paz no Trânsito. 

Qual a maior dificuldades observada no processo de conscientização das pessoas sobre a urgência de se mudar esse quadro de violência no trânsito? 

Reconhecer-se como agente do mesmo!

Por Cláudio Alcântara  –  claudioalcantaravr@hotmail.com

1 Comentário

×

×

×

  • Rita Ferreira Procópio

    É uma pena que um evento deste porte, cujos benefícios que podem advir dele são para todos, não conte com a participação em massa da população. Mas, tendo em vista essa maneira de pensar do povo brasileiro, que o induz à muita fala e pouca ação e, que atribui todas as responsabilidades aos poderes públicos, podemos nos dar por satisfeitos pelo número de pessoas que participaram. Quem não foi é que na verdade perdeu. Perdeu uma grande oportunidade, pois foi realmente um evento importante e emocionante. Estamos semeando sementes. Chegará o dia em que alguma dessas sementes germinará no coração de todos e então, seremos uma Nação que luta pelas mesmas causas. Todos juntos numa mesma ação. Este é o caminho para um mundo melhor.