
(Fotos: Divulgação)
Os temas são sempre a natureza; artista define seu estilo como "surrealismo místico"
A Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda abre nesta terça-feira, 4, às 20h, a exposição "Além dos véus", da artista plástica Creusa Mascarenhas, que ficará em cartaz no Espaço Z até o dia 14. A cerimônia de lançamento da mostra será aberta ao público e contará com apresentação do Coral ArtEmoção, sob regência da maestrina Alile Cuoco e participação da cantora Líria Cravo. Com visitação gratuita, a mostra reúne 18 quadros usando as técnicas de pintura a óleo sobre tela e sublimação impressas em voal, um tecido bem fino, como um véu. Ela poderá ser visitada de segunda a sexta-feira, das 9 às 17h.
- A inspiração para o meu trabalho vem do universo da yoga, da qual sou praticante. Busco ver nos campos cósmicos da yoga a natureza que levarei para as telas - explica a artista, lembrando que cada obra vem acompanhada de um haikai, poesia popular japonesa escrita em pequenas frases.
Pássaros, água e mata
A artista plástica baiana Creusa Mascarenhas trabalha com essa técnica há mais de 20 anos. Ela é moradora de Penedo, onde mantém um ateliê. Os temas de seus quadros são sempre a natureza, ressaltando um caráter místico, e contendo sempre pássaros, água e mata.
O envolvimento com a natureza ressaltada em suas obras, definidas como estilo "surrealismo místico", também está presente na assinatura de suas telas, já que a artista a faz com uma pena de pássaro molhada na tinta. Natural de Juazeiro, Creusa Mascarenhas é formada pela Escola Nacional de Belas Artes, onde teve como professor Aloyzio Zaluar.
______________________________________________________
Serviço
> Além dos véus - Da artista Creusa Mascarenhas. Cerimônia de abertura: 4 de novembro, às 20h, aberta ao público. Local: Espaço Z, Avenida Gustavo Jardim, ao lado da Rodoviária Velha, no Centro de Resende. Visitação gratuita: 5 a 14 de novembro, de segunda a sexta-feira, das 9 às 17h.
