Publicidade

Apoieo Jornalismo independente

Afromarcossenses

Exposição no Parque Arqueológico e Ambiental de São João Marcos

Evento gratuito contará com apresentações de música, dança e capoeira

Geral  –  26/11/2014 11:36

1

(Fotos: Divulgação)

Na abertura da exposição: Dança dos Velhos será encenada por um grupo de Angra dos Reis 

No mês em que se comemora o Dia Nacional da Consciência Negra, o Parque Arqueológico e Ambiental de São João Marcos, em Rio Claro, abre, neste sábado, 29, a exposição "Afromarcossenses: História e legado". Mostrará, por meio de textos e fotos, como foi a chegada dos negros em São João Marcos, sua vida pós-escravidão na região e suas influências até os dias de hoje. 

O evento terá ainda apresentações de música e dança. O público poderá desfrutar também de uma deliciosa feijoada que será servida gratuitamente. A exposição poderá ser visitada até janeiro de 2015. 

Confira a programação completa 

2

Festejos em São João Marcos estão em destaque na exposição "História e legado"

A programação começa às 10h, com a abertura oficial da exposição. Banners distribuídos na entrada do parque, no anfiteatro e na sala multimídia irão mostrar como era, no início do século XIX, o trabalho na produção de café e logo após a abolição da escravatura, a vida cotidiana, a cultura, a religiosidade e até curiosidades sobre a culinária. 

Às 10h40 haverá uma apresentação do Coral Afro Brasileiro, de Mangaratiba. Às 11h40, um grupo de capoeira do Casarão de Arrozal assume o palco. Na sequência, é a vez do grupo de jongo, também de Arrozal. Às 13h, o público confere a Dança dos Velhos, encenada por um grupo de Angra dos Reis. 

Ao longo de todo o evento serão feitas perguntas ao público sobre o conteúdo da exposição. Quem responder corretamente, ganha um livro sobre o Parque. 

Uma reserva da Mata Atlântica 

O Parque Arqueológico e Ambiental de São João Marcos está situado na região da Represa de Ribeirão das Lajes, uma reserva da Mata Atlântica reconhecida pela Unesco. Pouco mais de três anos após sua inauguração, o Parque já recebeu mais de 30 mil visitantes, tornando-se o equipamento cultural mais visitado da região. Paulatinamente vem se consolidando como espaço capaz de promover o desenvolvimento, conhecimento e qualidade de vida aos moradores dos municípios em seu entorno. 

A programação tem como principal objetivo salvaguardar a memória da cidade histórica de São João Marcos. As atividades realizadas ao longo do ano buscam valorizar o patrimônio material e imaterial associado à história marcossense, despertando a consciência dos frequentadores do parque sobre a importância deste patrimônio para a identidade e desenvolvimento de toda a região. 

3

Tradição: Grupo de jongo de Arrozal também participará do evento no parque em Rio Claro

> A produção do Parque disponibilizará um ônibus saindo do Rio de Janeiro, a partir das 7h, e da praça de Rio Claro, a partir das 9h. Quem quiser reservar vagas deve mandar e-mail para contato@saojoaomarcos.com.br ou ligar para (21) 2233-3690.

Por Assessoria de Comunicação  –  contato@olhovivoca.com.br

Seja o primeiro a comentar

×

×

×