Publicidade

Apoieo Jornalismo independente

Olhar Pop

Cláudio Alcântara

claudioalcantaravr@hotmail.com

Cães Abandonados

Prefeitura volta atrás (de novo) e libera entrada no Lixão

Reportagem publicada com exclusividade pelo site repercute até no Rio e grupo de proteção dos animais de lá se propõe a fazer carreata em Volta Redonda

Geral  –  05/11/2012 21:36

387

(Fotos: Divulgação)

Grupo cuida dos animais

do Lixão, em Volta Redonda

A reportagem publicada com exclusividade pelo OLHO VIVO na quinta-feira, dia 1º, sobre a decisão de proibir novamente a entrada do grupo Amigos dos Amigos no Lixão, para cuidar dos cães abandonados no local, repercutiu até no Rio de Janeiro. Resultado: mais uma vez, o prefeito Antônio Francisco Neto (PMDB) voltou atrás (derrubando a decisão do secretário municipal de Meio Ambiente, Carlos Amaro). Após a denúncia do OV, o grupo do Caarp (Centro de Apoio a Animais de Rua de Particular-RJ) se propôs a alugar um ônibus e fazer uma carreata de protesto em Volta Redonda. Mais: a Band também entrou em contato com a prefeitura para gravar uma reportagem sobre o assunto.

Talita Braga, do Caarp, postou nos comentários do site a sua indignação com a proibição.

- Somos do município do Rio de Janeiro, estamos dispostos a alugar um ônibus e comparecer em Volta Redonda para cobrar do prefeito as promessas de campanha no que se refere aos animais. Convocamos uma carreata com destino à porta da prefeitura. Somos protetores e voluntários - escreveu.

1

Amigos dos Amigos faz trabalho voluntário,
alimentando e cuidando dos cães abandonados

Postura estranha

Embora a reportagem tenha sido publicada exclusivamente pelo OLHO VIVO, que ouviu a prefeitura sobre o assunto na quinta e publicou a versão de Carlos Amaro sobre o caso, deixando todos os contatos do jornal online, para que fosse informado de qualquer novidade sobre o assunto (ou seja, o retorno deveria ser dado ao OV), nesta segunda-feira, 5, pela manhã, o responsável pelo Facebook do prefeito postou uma nota nos perfis de Neto, afirmando que a entrada do grupo no Lixão já está liberada. Diz o texto:

- Amigos e amigas, tomei conhecimento sobre a proibição da entrada no antigo Lixão que aconteceu neste fim de semana (na verdade, a proibição foi durante a semana, quando a reportagem foi publicada pelo OLHO VIVO). A entrada para o cuidado com os animais de maneira coordenada já está liberada, e este bloqueio não virá mais a acontecer. Caso aconteça, peço aos cuidadores que me avisem aqui pelo Facebook, para tomar providências definitivas. Muito obrigado por ajudarem a cuidar da nossa cidade.

Depois de ler a nota no Facebook, o OV esperou até às 15h de ontem, para ver se a prefeitura entraria em contato com o site, para informar a nova decisão. Não entraram. Daí o OLHO VIVO ligou novamente para a ACS (Assessoria de Comunicação Social) da prefeitura e, só então, ficou sabendo que haveria uma reunião, às 17h, com o Amigos dos Amigos para discutir o problema.

O que ficou decidido na reunião

Versão da prefeitura - Via ACS (a íntegra da nota)

“A reunião teve um resultado positivo. Amanhã, 6, às 14h, representantes da SPA (Sociedade Protetora dos Animais) e Amigos dos Amigos irão ao CCZ para estabelecer um cronograma de visitas para os cuidados veterinários (vacinação e castração) e alimentação dos animais, que são 22 ao todo”.

“Na reunião - que contou com a presença do Rogério (CCZ) e do Amaro (SMMA) - foi explicado que a princípio o próprio Ministério Público Federal não queria permitir a entrada das pessoas no local, talvez motivado pela presença dos catadores, que já não atuam no local. Essas exigências e o remediamento do Aterro Sanitário foram estabelecidos com o TAC assinado entre a PMVR e o MPF para o encerramento das atividades do aterro”.

“Agora, visto que o cuidado e posterior adoção destes animais é o objetivo, tanto do poder público municipal quanto das entidades, chegou-se a este consenso. Será feito um documento autorizando a entrada destas pessoas - devidamente identificadas - para cuidar dos animais, nas datas e horários previamente agendados, e a prefeitura continuará sendo parceira nas feiras de adoção e em relação à castração dos animais. O documento será firmado com a SPA, entidade estabelecida juridicamente, com um CNPJ”.

“Além disso, será colocada uma placa no local, para desestimular o abandono de animais no Aterro Sanitário, citando a legislação pertinente ao assunto. O objetivo de dar um lar e melhores condições de vida a estes animais é o mesmo de ambas as partes, portanto, o que faltava era justamente a coordenação e a comunicação das ações entre os envolvidos”.

Versão do Amigos dos Amigos - Fabinho Ferreira

O fundador do grupo, Fabinho Ferreira, cauteloso, disse que prefere se pronunciar sobre o assunto depois da reunião de amanhã, 6, já que, segundo ele, o encontro de hoje foi informal e nada está documentando ainda. 

ATUALIZAÇÃO:

"A novela do Aterro Sanitário de Volta Redonda termina com final feliz. Teremos duas visitas semanais, às quartas e aos sábados, entre 9 e 11h, acompanhados de funcionários do CCZ e da SMMA. Continuamos precisando de ração! Obrigado a todos que lutaram junto com a gente nessa empreitada, mais uma vitória da união de forças, a corrente do bem tá que tá! Valeu, Amigos dos Amigos! Amanhã, 7, a visita ao Aterro Sanitário será a primeira assistida pelos funcionários do CCZ, quem quiser pode nos acompanhar".

Documento, formalizando a liberação da entrada no Lixão

5

> Entenda o caso

Serviço

> Caarp/RJ - O Centro de Apoio a Animais de Rua de Particular também precisa de ajuda. Quem puder colaborar é só entrar em contato: (21) 9372-3006, falar com Tânia, protetora, ou Talita, voluntária (21) 9129-9126.

Veja um vídeo que mostra o trabalho do Caarp, no Rio

Por Cláudio Alcântara  –  claudioalcantaravr@hotmail.com

7 Comentários

×

×

×

  • HÄGAR, O HORRÍVEL

    Parabéns ao jornalista Cláudio Alcântara pelas divulgações. Vamos forçar, vamos cobrar do prefeito Neto ações efetivas e sérias de proteção aos cães e gatos em abandono. Vamos ficar de OLHO VIVO no que se refere aos assuntos de proteção animal.

  • Fabinho Ferreira

    Muito obrigado Claudio, essa historia teve um desfecho diferente graças a sua matéria, eu e os peludinhos seremos eternamente gratos a você, MUITO OBRIGADO!!!

  • Mais comentários