(Foto: Divulgação)
Feira do dia 11 de abril, na Praça Oscar Cardoso
Publicada em: 09/05/2015 (08:01:30)
Atualizada em: 10/05/2015 (12:11:08)
> Grupo faz exposição no Casa de Pedra
A feira de artesanato Encontro das Artes, que acontece na Praça Oscar Cardoso, comemora neste sábado, 9, três anos de existência. Realizada todo segundo sábado do mês, a formação diversa do grupo, que é composto por profissionais autônomos, aposentados, entre outros, reflete não só qualidade do trabalho comercializado, como na variedade de produtos da feira. Além do artesanato, doces, salgados e quitutes são colocados à venda no encontro.
Por sua localização, atende muitos passantes que, ao perceberem a movimentação na praça, passam para averiguar e se surpreendem com o que encontram.
- Estávamos passando de carro, vimos a feira e resolvemos parar. Somos do bairro Água Limpa e é a primeira vez que visitamos. A iniciativa é muito interessante, os produtos são muito delicados. Vale a pena! - comentou Maria Aparecida Mattos, visitante da feira, realizada em 11 de abril.
Complementação de renda, autoestima e dedicação
Além de contribuir para a complementação de renda dos expositores, a feira de artesanato influencia positivamente a vida dos envolvidos, no sentido de autoestima e dedicação. Dona Júlia é aposentada, tem 80 anos e participa com seus produtos desde a primeira edição. Fala sobre o zelo do ofício e a alegria de fazer parte do grupo.
- Para mim foi uma nova família, somos muito unidos. Apesar de todos os desafios, os sábados da feira são sagrados. Os produtos que desenvolvo são simples, mas úteis, não tenho curso, fui aprendendo fazendo e poder expô-los me deixa muito feliz - disse ela.
O encontro ocorre todo segundo sábado do mês e busca consolidar sua tradição na cidade, valorizando a cultura do artesanato e a relação do profissional com seu trabalho. Os produtos são variados, dentre eles, estão bordados, enfeites para quarto, patchwork, materiais de decoração para o lar, velas, doces e salgados.
Um pouco sobre o grupo
O grupo de artesão Encontro das Artes reúne desde 2012 profissionais liberais, aposentados e pessoas envolvidas com arte e culinária com a intenção de expor trabalhos de forma conjunta à comunidade do Casa de Pedra. Embora não se estabeleçam como uma cooperativa, o grupo possui regulamento e atualmente tem auxílio de alunos pesquisadores da UFF (Universidade Federal Fluminense), por meio da Incubadora Tecnológica de Empreendimentos de Economia Solidária do Médio Paraíba - InTECSOL. O projeto tem como intenção assessorar administrativa e juridicamente os profissionais em sua organização, produção e comercialização. Alunos de administração e mais dois professores acompanham e orientam o grupo na intenção de potencializar suas atividades.
________________________________________________________
Serviço
> Encontro das Artes - No dia 9 de abril, a feira terá programação especial para celebrar a data. A abertura da feira contará com a apresentação musical de Lenda Céltica, às 10h, e oficina de tricô, ministrada por Eci Coutinho, às 14h. Os visitantes da feira concorrem ao sorteio realizado em comemoração ao Dia das Mães - a participação é registrada pela assinatura ao caderno de presença disponibilizado no dia do evento. Contatos com grupo: Lair Senhorinho - integrante do Encontro das Artes (24) 9-9813-9844, Luis Henrique Abegão - Coordenador do projeto (21) 9-9965-2322, Gabriel Lunz - Incubadora UFF(21) 9-8781-9921.
