
(Foto: Divulgação)
Turíbio é especialista na obra de Heitor Villa-Lobos, expoente da música no Modernismo no Brasil
> Orquestra Sinfônica de BM realiza concertos comemorativos na Sala Cecília Meireles
A Orquestra Sinfônica de Barra Mansa se apresenta pelo sexto ano consecutivo no Festival Vale do Café, recebendo como convidado especial o violonista Turíbio Santos. O concerto acontece na Igreja Matriz de São Sebastião, em Barra Mansa, nesta terça-feira, 21, às 20h, com entrada gratuita. A OSBM será regida por seu maestro titular e diretor artístico, Vantoil de Souza.
Com um repertório que traduz a música clássica brasileira, contendo apenas uma obra estrangeira, a orquestra realiza um concerto clássico e de muita emoção. Para uma noite tão especial, um convidado igualmente especial, o violonista Turíbio Santos. Aclamado pela crítica especializada, Turíbio é considerado um dos mais importantes nomes do violão no Brasil.
O violonista é especialista na obra de Heitor Villa-Lobos, expoente da música no Modernismo no Brasil. E não poderia ficar de fora do concerto uma obra do maestro que reinventou a forma de fazer música clássica no país, misturando sons tipicamente regionais à música clássica. A orquestra e Turíbio interpretam o prelúdio da "Bachianas nº 4", de Villa-Lobos.
O Festival Vale do Café já é tradição no interior fluminense, resgatando e valorizando a cultura e a história da região. E a Orquestra Sinfônica de Barra Mansa se apresenta pela sexta vez no evento, sempre recebendo grandes nomes da música brasileira.
Após o concerto no Festival Vale do Café, a Orquestra Sinfônica de Barra Mansa tem outro desafio: apresentar-se na Sala Cecília Meireles. A OSBM volta à sala para seu segundo concerto em homenagem aos 70 anos da Academia Brasileira de Música. Desta vez, os músicos terão a regência do maestro Vantoil de Souza e contarão com o solo do saxofonista Wesklen Leopoldino.
Fruto do Projeto Música nas Escolas
A Orquestra Sinfônica de Barra Mansa é fruto do Projeto Música nas Escolas. Completando dez anos em 2015, a OSBM já se colocou no cenário musical brasileiro como um grupo profissional, versátil e de muita qualidade. Os músicos da orquestra atuam como professores no Projeto Música nas Escolas, realizando uma transformação social e cultural em sua cidade sede, Barra Mansa.
Desde o início, em 2003, o Projeto Música nas Escolas é mantido pela Prefeitura de Barra Mansa, numa ação conjunta da Secretaria Municipal de Educação e a Fundação de Cultura. A gestão administrativa é feita pela Associação da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa. Além disso, o Projeto é patrocinado pela Saint-Gobain, Votorantim, CCR - NovaDutra, White Martins e Transportes Toniato, pelo Ministério da Cultura - Governo Federal, por meio da Lei de Incentivo à Cultura - Lei Rouanet. A Light e a Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro patrocinam o Projeto por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Estado do Rio de Janeiro.
________________________________________________________
Serviço
> Concerto da OSBM no Festival Vale do Café com Turíbio Santos - Regência: Maestro Vantoil de Souza. Solista: Turíbio Santos, violão. Programa: Carlos Gomes - Abertura da Ópera "Lo Schiavo"; Joaquín Rodrigo - Concerto de Aranjuez; Villa-Lobos - Bachianas nº 4 - Prelúdio; Lorenzo Fernandez - Sinfonia nº 1. Data: 21 de julho (terça-feira). Horário: 20h. Local: Igreja Matriz de São Sebastião, Barra Mansa.
