Publicidade

Apoieo Jornalismo independente

Olhar Pop

Cláudio Alcântara

claudioalcantaravr@hotmail.com

Vida Vivendo

Mércia Christani ressalta conquistas da AVL em 2012

Presidente da Academia deu boas vindas aos novos acadêmicos destacando que o sonho da AVL está cada vez mais real

Geral  –  25/11/2012 17:49

469

(Foto: Divulgação)

Mércia (à direita), ao lado de Eliane,

enfatizou que a AVL quer que a cultura

ocupe o lugar que merece em VR

A presidente da AVL (Academia Voltarredondense de Letras), Mércia Christani, deu as boas vindas aos novos acadêmicos e ressaltou as conquistas da Academia em 2012. Ela destacou ainda que o sonho está cada vez mais real. E encerrou citando um verso de Clarice Lispector: “A literatura não é literatura, é vida vivendo”. 

O discurso de Mércia Christani

Boa noite, senhoras, senhores, autoridades, componentes da mesa a quem na pessoa da secretária geral, a querida poeta Eliane Lacera, cumprimento a todos. Queridos confrades e confreiras da AVL, queridos acadêmicos entrantes, escritores, amigos e familiares aqui presentes, obrigada a todos pela presença nesta importante noite para todos nós que amamos a literatura e a nossa cidade.

A AVL foi fundada em 2005, por um grupo de pessoas que tinham os mesmos objetivos, composto de prosalistas, poetas e representantes de vários segmentos literários, visto que era um sonho acalentado, principalmente por aqueles que gostam das letras, admiram a literatura .

O patrono da Academia é Manoel Bandeira, um escritor cuja tenacidade, cuja independência, marcaram seu caráter, pois que iniciou seus trabalhos publicando às sua expensas, diversas obras premiadas, galgando o respeito e a admiração, sendo reconhecido e laureado com diversas honrarias, chegando a ocupar uma cadeira na Academia Brasileira de Letras. Por tantas qualidades literárias e tenacidade, a nossa também admiração, fez com que fosse escolhido como nosso patrono.

Volta Redonda, esta cidade pela sua importância, não poderia se furtar a não possuir uma academia de letras. Pois o progresso de uma cidade, acreditamos, não se mede apenas por sua renda per capita, sua economia, densidade demográfica ou territorial, mas se avalia também pelo seu envolvimento cultural em suas mais diversas formas .

E a AVL veio para somar e ter um papel preponderante no fomento ao exercício e a divulgação da língua nacional em todas as suas formas, gêneros e estilos. Desde 2005, a AVL, inobstante muitas dificuldades, já vem apresentando algumas realizações no panorama cultural, conquistas essas que muito nos alegram.

Dentre essas realizações, sarau em escola pública, onde pudemos descobrir talentos entre as crianças, o que foi muito gratificante; rodas de leitura com a participação do público; aumento do quadro de acadêmicos; lançamento de livro; e uma conquista recente, que foi a inserção da AVL no Mapa Cultural do Estado do Rio de Janeiro, uma realização da Secretaria de Cultura do Rio e a Petrobras, o que trará visibilidade tanto para a Academia quanto para Volta Redonda.

A Academia tem projetos a médio e longo prazo, no sentido de buscar mecanismos para que a cultura seja uma expressão viva nesta cidade, ocupe o lugar que merece.

Esta posse dos novos acadêmicos deveu-se às vacâncias na sua maioria por falecimentos, membros fundadores que deixaram uma grande lacuna na sociedade e em nossos corações. E hoje, com o coração alegre, daremos posse a estes novos acadêmicos, o que muito nos honra, pois foram votados por suas notabilidades, idoneidades.

Queremos dar as nossas boas vindas aos novos confrades, pedimos que se levantem: Regina Vilarinhos, Renato Barozzi, Vicente Melo, Giovana Damaceno, Mário Carneiro, Thiago Ferreira, Tarcísio Cavalieri. E a certeza de que a nossa Academia ficará mais enriquecida e fortalecida, pois são notáveis, talentosos, o que muito nos orgulha. Parabéns!

A AVL é um sonho que a cada dia que passa se torna uma feliz realidade.

Encerro, agradecendo a todos que de qualquer forma ajudaram na concretização desse sonho, repetindo o verso da grande poetisa Clarice Lispector: “A literatura não é literatura, é vida vivendo”.

Obrigada

Por Cláudio Alcântara  –  claudioalcantaravr@hotmail.com

Seja o primeiro a comentar

×

×

×