Publicidade

Apoieo Jornalismo independente

Ações Socioeducativas e Esportivas

Inscrições abertas para oficinas gratuitas no Instituto Dagaz

Condomínio Cultural de Volta Redonda e Porto Real oferece balé, dança, teatro, rugby, futebol chupetinha, capoeira, dança afro e hip-hop, circo, violão, além de varejo e logística

Geral  –  27/01/2016 22:31

Publicada em: 19/01/2016 (06:46:19)
Atualizada em: 27/01/2016 (22:31:36)

1

(Fotos: Divulgação)

De graça: Atividades acontecem no Instituto Dagaz, no bairro Volta Grande III, em Volta Redonda

O Condomínio Cultural abre suas portas para receber crianças, jovens e adultos para suas oficinas em Volta Redonda. As atividades oferecidas são gratuitas: balé, dança, teatro, rugby, futebol chupetinha, capoeira, dança afro e hip-hop, circo, violão, além de varejo e logística, por meio do Coletivo Coca-Cola. Todas acontecem no Instituto Dagaz, no bairro Volta Grande III, em Volta Redonda. 

As inscrições começaram ontem, 18, na sede do Instituto. É necessário levar documentos pessoais do participante (RG, CPF e comprovante de residência) e no caso de menor, os do responsável. Como colaboração, solicitamos, no ato da inscrição a doação de um produto de limpeza e/ou uma resma de papel A4. 

A presidente do Instituto Dagaz, Marinêz Fernandes, acredita na importância da integração dos jovens e crianças com ações socioeducativas e esportivas.

- Nossa atuação é pautada nos princípios definidos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). A oferta de esporte, educação e cultura é fundamental para que os jovens e crianças de nossa cidade tenham uma vida melhor - comentou.

O Projeto Condomínio Cultural - Esporte, Arte e Cidadania é uma realização do Instituto Dagaz com o patrocíonio da CCR NovaDutra, por meio do Fundo Municipal da Infância e Adolescência (Finad) e Conselho Municipal do Direito da Criança e Adolescência de Volta Redonda (CMDCA). 

Confira os dias e horários das oficinas 

> Ballet - 10 a 17 anos - Segunda e quarta: 8h30 - 9h:30; 7 a 10 anos - Segunda e quarta: 9h30 - 10h30; 7 a 10 anos - Segunda e quarta: 14h -15h; 10 a 17 anos - Segunda e quarta: 15h - 16h; 5 e 6 anos - Terça e Quinta: 8h30 - 9h30; 3 e 4 anos - Terça e quinta: 9h30 - 10h30; 5 e 6 anos - Terça e quinta: 14h - 15h; 3 e 4 anos - Terça e quinta: 15h - 16h. 

> Capoeira (acima de 3 anos) - Quarta e sexta: 18h30 às 20h30. 

> Chupetinha - Terça e quinta (3 a 6 anos): 8h30 às 9h30; Terça e quinta (7 a 10 anos): 9h30 às 10h30; Terça e quinta (3 a 6 anos): 14h às 15h; Terça e quinta (7 a 10 anos): 15h às 16h. 

> Dança (acima de 10 anos) - Terça e quinta (Afro): 18h às 19h; Terça e quinta (hip hop): 19h10 às 20h10. 

> Ginástica (acima de 14 anos) - Segunda, quarta e sexta: 7h30 - 8h30. 

> Rúgby - Segunda e quarta (6 a 12 anos): 8h30 às 9h30; Segunda e quarta (6 a 12 anos): 9h30 às 10h30; segunda e quarta (6 a 12 anos): 14h às 15h; Segunda e quarta (6 a 12 anos): 15h às 16h; Segunda e quarta (acima de 12 anos): 18h30 às 20h30. 

> Teatro (acima de 14 anos) - Segunda: 18h30 às 20h30. 

> Violão - Segunda e quarta: 8h30 às 9h30 (iniciante); Segunda e quarta: 9h30 às 10h30 (intermediário); Segunda e quarta: 14h às 15h (iniciante); Segunda e quarta: 15h às 16h (intermediário). 

_______________________________________________________
Serviço
 

. O quê? Inscrições abertas para oficinas gratuitas de balé, dança, teatro, rugby, futebol chupetinha, capoeira, dança afro e hip-hop, circo, violão, além de varejo e logística, por meio do Coletivo Coca-Cola.
. Onde? Rua Sargento Paulo Moreira, 248, bairro Volta Grande III, Volta Redonda, Condomínio Cultural - Instituto Dagaz.
. Quando? Começou em 18 de janeiro.
. Como? Doação de uma resma de papel A4 ou produto de limpeza.
. Mais informações: (24) 3336-3636 institutodagaz@hotmail.com 

_______________________________________________________
Atividades em Porto Real 

A Prefeitura de Porto Real, em parceria com Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e Instituto Dagaz, oferece à população nos próximos meses, atividades culturais em diversos segmentos. O projeto Condomínio Cultural Arte e Cidadania traz um resgate de valores históricos imateriais, com foco na cultura local com forte influência da cultura italiana - a cidade de Porto Real é reconhecida como a primeira Colônia Italiana fundada no Brasil. Desde dezembro acontece a oficina de Culinária, onde os participantes aprendem a confeccionar pratos da cozinha italiana, em aulas gratuitas ministradas por Virgínina Dezós. A partir de 1º de fevereiro começam as demais oficinas (num total de oito), acontecendo em vários pontos da cidade.

A presidente do Instituto Dagaz, Marinez Fernandes, destaca a importância do projeto para o desenvolvimento da cultura não só em Porto Real, mas em toda a região sul fluminense.

- O Condomínio Cultural de Porto Real é mais um passo importante para o desenvolvimento cultural de nossa região! Buscamos trabalhar na tridimensionalidade da cultura, de forma cidadã, econômica e simbólica, de acordo com o Sistema Nacional de Cultura, valorizando e preservando o território, difundindo a memória patrimonial do município. Todo esse trabalho que envolve diretamente cerca de 30 profissionais só é possível graças a parcerias corresponsáveis pelo sucesso do projeto, como o Iphan, Prefeitura de Porto Real, Associação Vittorio Emanuelle II, e todos os envolvidos, como por exemplo, a nona Virgínia e etc.

Marinez salienta que tudo será documentado.

- Ao final deixaremos registrada e documentada a trajetória dos imigrantes italianos em nossa região. É um prazer fazer parte dessa história. O Instituto Dagaz vem desenvolvendo e trabalhando projetos de resgate e memória de nosso povo, territórios, memórias, saberes. 

Dentro das atividades propostas, a população terá acesso, além da oficina de culinária, a aulas de teatro, dança, audiovisual, artesanato, história (patrimônio imaterial), literatura e violão. As inscrições já estão abertas. 

O secretário de Esporte, Lazer e Cultura, José Roberto, diz que a parceria firmada com Iphan e Instituto Dagaz só trará benefícios para Porto Real, atingindo cerca de 500 pessoas. 

- Esta parceria é um ganho para o município. Além de promover o resgate da nossa história e a valorização da cultura italiana na cidade, o projeto visa também ampliar o acesso cultural da população e contribuir com a promoção social, regional, podendo inclusive resultar numa melhora na renda familiar. Inicialmente, cerca de 500 pessoas serão beneficiadas diretamente com essas atividades. 

Ainda segundo o secretário, as oficinas serão realizadas no Horto Municipal, na Sala de Cultura e nas escolas municipais dos bairros Jardim das Acácias, Freitas Soares e Bulhões. 

Os interessados devem comparecer à Secretaria de Esporte, Lazer e Cultura, para realizar o cadastro. 

O projeto é proposto e gerenciado pela Prefeitura de Porto Real, por meio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e realizado pelo Instituto Dagaz.

De acordo com a prefeita Cida, investir na cultura, educação e cidadania sempre foram prioridades.

- São sementes plantadas que trarão um futuro promissor a todos que usufruírem desse projeto que oferece oficinas, promovendo gratuitamente cursos voltados à culinária, artesanato, dança, teatro e educação patrimonial, ajudando a resgatar a cultura italiana. A população de Porto Real recebe esse projeto como um presente.

Cida espera que os participantes aproveitem ao máximo esta oportunidade, pois é uma maneira de investir tanto no campo cultural como profissional.

> As inscrições podem ser feitas na Secretaria de Esporte, Lazer e Cultura, na Avenida Dom Pedro II, nº 756, das 8h ao meio-dia, de segunda a sexta-feira. Documentos necessários: RG, CPF e comprovante de residência, e, em caso de menores de idade, os dados e assinatura do responsável.

Por Assessoria de Comunicação  –  contato@olhovivoca.com.br

Seja o primeiro a comentar

×

×

×