Publicidade

Apoieo Jornalismo independente

São Paulo

Reportagem de ex-aluna do UBM ganha prêmio da Câmara

Marcela Rodrigues Silva ganhou o primeiro lugar no 15º Troféu São Paulo Capital Mundial da Gastronomia, que reconhece os melhores trabalhos jornalísticos sobre a gastronomia paulistana

Geral  –  04/12/2012 17:01

558

(Fotos: Divulgação/Marcelo Ximenez)

Marcela e todos os primeiros lugares levaram

para casa o troféu Salva de Prata

 

A jornalista Marcela Rodrigues Silva, formada em 2007 no curso de comunicação social do UBM (Centro Universitário de Barra Mansa), foi premiada com o primeiro lugar no 15º Troféu São Paulo Capital Mundial da Gastronomia, promovido pela Câmara Municipal de São Paulo, em sessão solene realizada em 30 de novembro, no Palácio Anchieta, sede do poder Legislativo da capital paulista.

O prêmio tem como objetivo reconhecer as melhores reportagens publicadas em 2012 que abordam a gastronomia paulistana. Ao todo, foram escolhidos trabalhos em dez categorias e Marcela foi premiada como a “melhor reportagem publicada em jornal”. A premiação é realizada anualmente desde 1998. Todos os primeiros lugares levaram para casa o troféu Salva de Prata.

Atualmente, a jornalista trabalha como repórter na revista "Manequim", da Editora Abril. A reportagem vencedora, batizada de “Confeiteiras de uma nota só”, no entanto, foi publicada no caderno de "Variedades", do "Jornal da Tarde" (JT), que pertencia ao grupo do jornal "O Estado de S.Paulo". Marcela foi convidada para trabalhar na Editora Abril no início do ano, poucos meses antes do grupo Estado encerrar as atividades do JT e deixar de publicar o periódico.

A história de cinco confeiteiras

A reportagem vencedora, escrita por Marcela, conta a história de cinco confeiteiras que abriram na capital paulista estabelecimentos que vendem exclusivamente um tipo de doce e acabaram fortalecendo a tendência do “confort food” ao resgatar o sucesso de quitutes como brigadeiro, quindim, bomba de chocolate, balas coloridas e cupcakes.

- Cada uma dessas mulheres guarda uma relação afetiva muito grande com essas guloseimas. No texto, mostro também que algumas delas, inclusive, salvaram a família da falência dedicando-se à paixão pelos doces. Outras largaram carreiras bem sucedidas para se dedicar ao doce pelo qual se apaixonaram ainda na infância. Hoje, elas são donas de lojas que se transformaram em verdadeiras paradas obrigatórias para quem quer degustar um doce gourmet em São Paulo - disse Marcela.

1

Na Mesa estão, da esquerda para a direita, Miriam Petrone (da Abrajet - Associação Brasileira de Jornalistas e Escritores de Turismo), o vereador Aurélio Nomura e Evany Sessa (do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo)

Doze mil restaurantes

A cerimônia foi presidida pelo vereador Aurélio Nomura (PSDB), integrante da Comissão de Trânsito que acompanhou o evento. Ele lembrou que a cidade de São Paulo tem aproximadamente 12 mil restaurantes, famosos pela variedade, o que demandaria constantes políticas públicas em prol do setor.

- Temos o melhor churrasco fora do Rio Grande do Sul, o melhor sushi fora do Japão. A culinária é a grande referência da cidade. Todo mundo vem a São Paulo a negócios, mas também pensando em comer - ressaltou.

A reportagem vencedora

2

Por Assessoria de Comunicação  –  contato@olhovivoca.com.br

Seja o primeiro a comentar

×

×

×