(Fotos: Divulgação/Gabriel Borges - Ascom VR)
Samuca Silva fez questão de comparecer à primeira atividade oficial de Cultura do novo governo
Cerca de duas mil pessoas passaram pela Ilha São João no sábado, 7, para prestigiar o 19º Encontro de Folias de Reis, que teve a apresentação de 16 folias representando vários bairros. O tradicional evento, pela primeira vez, contou com a presença de um prefeito. Samuca Silva fez questão de comparecer à primeira atividade oficial de Cultura da cidade neste novo governo. O prefeito pediu licença aos funcionários do Saae/VR (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) para trabalhar ao lado deles na distribuição de água para os participantes.
- Conseguimos organizar esse evento em tempo recorde e valeu a pena. Não é preciso fazer festas enormes e caras, estamos no momento de resgatar a nossa essência. E este evento mostra exatamente isso. Uma festa linda com muita gente feliz - afirmou o prefeito.
Com início ao meio-dia, o 19º Encontro de Folias de Reis teve a participação das folias da cidade:
Jornada Lua Nova, do Aero Clube;
Jornada Estrela Guia do Oriente, da Vila Americana;
Jornada Sagrada Estrela Divina do Oriente, da Ponte Alta;
Jornada Estrela Sagrada, do Retiro;
Jornada Leão de Judá, do Ilha Parque;
Jornada Estrela Sagrada do Oriente, da Nova Primavera;
Jornada Estrela Sagrada, da Água Limpa;
Jornada Jesus José e Maria, do Eucaliptal;
Jornada da Paz, da Água Limpa;
Jornada da União, do Santo Agostinho;
Jornada Divina Estrela, da Santa Rita do Zarur;
Jornada Cristo Vive, do Açude I;
Jornada Sagrada do Oriente, da Candelária;
Jornada dos Astrólogos do Oriente, da Água Limpa.
- É uma tradição maravilhosa, que passa de pai para filho. Esse evento é o resgate da cultura brasileira, que estava acabando e estamos vendo voltar a entrar em evidência - comentou o mestre Édio Santos de Oliveira Filho, da Jornada Astrólogos do Oriente.
Quem compareceu ao evento pela primeira vez, gostou do que viu.
- Eu não imaginava que era tão legal. Eu via nas ruas, mas aqui são várias folias e dura o dia inteiro - disse a estudante Mayara Afonso, de 18 anos.
Quem sempre participa dos encontros também aprovou a festa.
- É sempre muito bonito e este ano está especial. Fiquei com receio de não ter o encontro, mas manter esse evento é importante para quem gosta de folia. Uma grande atitude da Secretaria de Cultura - enfatizou a aposentada Iraci Costa Soares, que aproveitou para elogiar a segurança no local.
O evento abre o calendário de Cultura da cidade, que promete muitas novidades em 2017.
- Nada melhor do que começar o ano resgatando a cultura brasileira. Com certeza teremos um ano de bastante trabalho - frisou a secretária municipal de Cultura, Márcia Fernandes.


.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)