
(Foto: Divulgação)
Fotos foram operadas em processo digital; registros dos interiores
das igrejas, em quatro dias de trabalho, mais de 200 imagens
As fotos foram operadas em processo digital nas cidades de Ouro Preto, Congonhas, Tiradentes e Mariana. Registros dos interiores das igrejas, em quatro dias de trabalho, mais de 200 imagens, sendo 80 selecionadas para a exposição "Barroco Mineiro - Olhar e vertigem", de Antônio Calino. A abertura será nesta quarta-feira, 4, às 20h, na Galeria de Arte Cílio Bastos - Espaço Cultural Gacemss (Grêmio Artístico e Cultural Edmundo de Macedo Soares e Silva), em Volta Redonda. A visitação poderá ser feita até o dia 20 de setembro.
Segundo Calino, o trabalho foi possível graças ao apoio da Fundação CSN e do IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional).
O Barroco Mineiro pela ótica do fotógrafo
"No século XVII, o ciclo do ouro favoreceu o chamado Barroco Mineiro, cujas obras se caracterizam por soluções formais originais, apesar de refletirem muitas vezes as fórmulas plásticas europeias. Destacam-se os arquitetos Manuel Francisco Lisboa e seu filho Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho (Igreja da Ordem Terceira de São Francisco de Assis de Ouro Preto), a obra mais importante da arquitetura colonial brasileira), que também se destacou como escultor (os Profetas, em Congonhas do Campo). Ataíde, o mais conhecido pintor colonial mineiro, colaborou com Aleijadinho em São Francisco de Ouro Preto, cujo teto é de sua autoria. Dentro da arte do ciclo do ouro nota-se a presença do Rococó. A arte mineira, ao contrário do que ocorreu na Europa, não obedece à sequência cronológica de estilos, já que os estilos maneiristas, barroco e rococó são aí utilizados em relativa sincronia. Mais do que isso, durante o século XIX, artesão anônimos continuaram produzindo talha e imageria, indiferentes ao gosto introduzido no Rio de Janeiro pela Missão Artística Francesa".
Serviço
> Barroco Mineiro - Olhar e vertigem - De Antônio Calino. Na Galeria de Arte Cílio Bastos - Espaço Cultural Gacemss. Visitação: de 5 a 20 de setembro, de segunda a sexta-feira, das 10 às 18h. Rua 14, nº 22, Vila Santa Cecília, Volta Redonda. Telefone: (24) 3342-4202.
