(Fotos: Divulgação)
Na sexta-feira, a partir das 19h, os espetáculos começam com “Minas de Ouro”, com as Minas do Samba; a noite ainda terá “O Corpo que Habita o Terno”, com Jefferson Bilisco
O festival de dança O Corpo Negro, realizado pelo Sesc RJ, começa em Barra Mansa na sexta-feira (19 de maio) com uma maratona de espetáculos e mostra audiovisual. A programação gratuita vai acontecer na unidade local do Sesc.
Na sexta, a partir das 19h, na tenda do parque aquático, os espetáculos de dança começam com a performance “Minas de Ouro”, com as Minas do Samba, uma intervenção urbana guiada pelo sambar e pelo conceito “Escrevivência”, elaborado pela escritora Conceição Evaristo.
Em seguida, zelando pelas matrizes africanas que mantêm a resistência do movimento em seu Ilê e saudando a beleza e memória do Keto, Jejê, Angola e Nagô, manifestações do Candomblé, a linha da Jurema e Umbanda, o grupo voltarredondense Iya Mi Dundá apresenta sua Roda de Samba, convidando o público a cantar e dançar coletivamente.
A noite ainda terá a performance “O Corpo que Habita o Terno”, com Jefferson Bilisco. A apresentação identifica uma das figuras mais populares da cultura brasileira. Por entre becos e vielas, ruas e sobrados, geralmente trajado de um terno branco, sua silhueta se confunde com a arquitetura urbanística das ruas e canções sambísticas da cidade do Rio de Janeiro.
Já a mostra audiovisual vai exibir no teatro do Sesc, no sábado (20), às 15h, numa mesma sessão, os filmes “Negrum3”, curta-metragem contemporâneo afrofuturista, e “A Rainha Diaba”, longa de 1974 protagonizado por Milton Gonçalves e que será exibido em uma nova cópia digitalizada por uma iniciativa do Janela Internacional de Cinema do Recife, junto com a organização Cinelimite e o laboratório Link Digital/Mapa Filmes.
A programação do festival, que começou no dia 29 de abril, no Rio de Janeiro, se estende até 28 de maio em sete cidades do estado com apresentação gratuita de espetáculos criados e executados por artistas negros e negras, selecionados, pela primeira vez, por meio de um edital público. Na terceira edição, o evento ainda conta com shows, mostra audiovisual, oficinas e debates. Saiba mais aqui.
> Festival de dança O Corpo Negro - Dias 19 e 20 de maio. Sesc Barra Mansa (Avenida Tenente José Eduardo, 560, Ano Bom). Entrada franca.