
(Foto: Divulgação/Tony Takimoto)
Quando: Dia 7 de julho, segunda-feira, às 19h; Marcos Rosa (voz), Hideo Takimoto (guitarra), Ramon Barbosa (baixo) e Yves Brandão (bateria)
A banda carioca Brigitte Merlot, expoente do rock suburbano, realizará um show em Paraty. Com entrada gratuita, a apresentação acontecerá no dia 7 de julho, segunda-feira, às 19h, na Casa de Cultura de Paraty. A produção é de Attos Sacramento.
Formada por Marcos Rosa (voz), Hideo Takimoto (guitarra), Ramon Barbosa (baixo) e Yves Brandão (bateria), a Brigitte Merlot une musicalidade autoral a uma performance intensa, teatral e afetiva. O repertório traz destaques do repertório do grupo, incluindo faixas do projeto “Homoerético” (dividido em três atos), os singles “Blues da Sua Bunda” e “Balada de Amor Pós Mod”, além de releituras de clássicos de artistas como Alcione, Tulipa Ruiz e Zeca Pagodinho, todos ressignificados em versões potentes de rock. O segundo ato de “Homoerético”, que se chama “Doido Pra Dar”, acaba de ser lançado e já está disponível em todas as plataformas.
- O Ato II, diferente do Ato I, fala mais das nuances de sentimentos mais profundos como amor e ódio. Esse ato aborda mais a sensualidade e sexualidade. Estamos trazendo também outras influências musicais, diferentes do que o nosso público já está acostumado a ouvir. O EP com três faixas mostra versatilidade e acrescenta, fazendo com que nosso público tenha a maior gama de sensações possíveis - explica o vocalista da banda, Marcos Rosa.
Oriundos de territórios como a Zona Norte, a Zona Oeste e a Baixada Fluminense, os integrantes da banda fazem da vivência suburbana sua maior força criativa:
- Somos músicos periféricos fazendo uma música que, muitas vezes, é vista como refinada, mas com o tempero da nossa vivência - afirma o baterista Yves Brandão.
Para o produtor e integrante Attos Sacramento, “só o subúrbio e a periferia fazem pessoas de personalidades tão fortes e tão diferentes se unirem num mesmo ideal”.
A turnê se constrói como uma verdadeira experiência sonora e visual, celebrando a liberdade, a diversidade e o amor em suas múltiplas formas: próprio, erótico, herético e livre.
- Nosso som busca o diálogo com o teatro. Homoerético não é só show, é também performance - afirma o vocalista Marcos Rosa.
Sobre o repertório, o guitarrista Hideo Takimoto comenta:
- Tem músicas que a gente compõe pra fazer sorrir, mesmo que o tema seja uma tragédia; é nessa contradição que mora a força do nosso som.
Já o baixista Ramon Barbosa completa:
- Nosso repertório hoje é um mix de planejamento com músicas que deram certo e funcionam bem nos shows.
A banda mobilizará ações de acessibilidade e democratização do acesso à cultura, como a gratuidade dos ingressos, intérprete de libras e acessibilidade para pessoas com deficiência.
Com uma equipe técnica formada majoritariamente por profissionais LGBTQIA+, negros e periféricos, a turnê é realizada com o apoio do Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, pelo edital “Esse Tal de Rock n Roll” e propõe ocupar com potência e estilo os palcos do estado.
Crítica social, erotismo e afeto
Brigitte Merlot é uma banda de rock formada por artistas da Zona Norte, Zona Oeste e Baixada Fluminense, no Rio de Janeiro. Com influências do rock, blues e jazz, o grupo mistura crítica social, erotismo e afeto em um show performático e intenso. Desde 2022, o quarteto lançou o EP “Homoerético Act 1” e os singles “Blues da Sua Bunda” e “Balada de Amor Pós Mod”. Já se apresentou em festivais, feiras e teatros pelo Estado do Rio, incluindo o Festival Rock 80 e o Festival de Jazz e Blues de Rio das Ostras. Leva ao palco a potência da arte suburbana com estilo, irreverência e muita presença.
> Turnê Marcos Rosa e Brigitte Merlot - Paraty. Data: 7 de julho, segunda-feira. Horário: 19h. Local: Casa de Cultura de Paraty, Rua Dona Geralda, 194, Centro Histórico, Paraty. 70 minutos. 12 anos. Entrada gratuita. Redes sociais: Instagram | Spotify |TikTok | YouTube