
(Foto: Divulgação)
Sábado, 26 de julho, às 14h, no Memorial Zumbi, Vila Santa Cecília, em Volta Redonda; entrada gratuita, tradução em libras e classificação livre
O show “Raízes da Canção: Lorena Costa Canta as Divas do Samba” ganhou mais uma data: sábado, 26 de julho, às 14h, no Memorial Zumbi, na Vila Santa Cecília, em Volta Redonda. Com entrada gratuita, tradução em libras e classificação livre. A mais recente apresentação, no domingo (dia 1 de junho), em formato inédito de roda de samba, em comemoração ao aniversário de 35 anos de história do Memorial Zumbi, foi um sucesso.
O repertório do show resgata e enaltece as vozes femininas consagradas do samba, seja como homenagem das cantoras clássicas que já se foram ou celebrando em vida as que alegram os palcos e invadem as playlists do Brasil e do mundo, como Clementina de Jesus, Alcione, Beth Carvalho, Dona Ivone Lara, Clara Nunes e Janine Mathias - cantora e autora do samba “Devoção”, presente em todos os setlists desse projeto e será uma participação especial e inédita no show.
Para celebrar a história de um dos ritmos mais populares do Brasil, Lorena estará acompanhada dos músicos: Márcio Mamede (violão), Paulinha Oliver (bateria), Clarice Roberta (baixo) e Matheus Martins (flauta, clarineta e saxofone).
Conheça Janine Mathias
A compositora, atriz e empreendedora cultural Janine Mathias é reconhecida por sua forte conexão com o samba, o rap e a ancestralidade negra. Natural de Brasília e radicada em Curitiba desde 2009, iniciou sua trajetória nas ruas com o rap e se consolidou na música profissionalmente.
Desde 2014, lidera o projeto Samba da Nega, que valoriza a história da música brasileira e a presença das mulheres negras no samba. Seu repertório transita por várias vertentes do samba, homenageando nomes como Elza Soares e Dona Ivone Lara - em semelhança com o projeto. Janine já dividiu palco com grandes nomes, como Criolo, Sandra de Sá e Ellen Oléria. Já lançou obras autorais, como o EP "Eu Quero Mergulhar", o disco "Dendê" e está prestes a lançar seu novo álbum "O Rap do Meu Samba".
Em 2024, realizou sua primeira turnê internacional, com shows em Lisboa, Coimbra e Espinhos, durante o Carnaval de Coimbra.
O projeto - É realizado pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro e Ministério da Cultura. É apoiado pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, por meio da PNAB (Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura), que foi criada pela Lei nº 14.399, em 8 de julho de 2022, para fortalecer o incentivo à cultura em todo país, apoiando os estados, Distrito Federal e municípios, principalmente após os impactos da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).