Publicidade

Premiação 2026

Ministério da Cultura e NTS - Nova Transportadora do Sudeste Apresentam

Músicos da OSB fazem concerto gratuito em Volta Redonda

Quarteto de cordas realiza concertos didáticos para alunos de escolas públicas e apresentação gratuita com alunos de música da cidade

Lazer  –  09/09/2025 20:09

12080

 

(Fotos: Divulgação)

No dia 19 de setembro (sexta-feira), no Teatro Maestro Franklin de Carvalho Junior, concertos didáticos do quarteto de cordas da OSB para alunos de escolas públicas da cidade; no sábado, 20, às 19h, apresentação gratuita no mesmo local, reunindo o quarteto da OSB e os jovens músicos da Orquestra de Cordas do projeto Volta Redonda Cidade da Música

 

A Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB) retorna a Volta Redonda para dar continuidade às atividades do programa de educação musical Conexões Musicais, da Fundação OSB. No dia 19 de setembro (sexta-feira), o Teatro Maestro Franklin de Carvalho Junior receberá concertos didáticos do quarteto de cordas da OSB para alunos de escolas públicas da cidade. No sábado, dia 20, às 19h, haverá uma apresentação gratuita no mesmo local, reunindo o quarteto da OSB e os jovens músicos da Orquestra de Cordas do projeto Volta Redonda Cidade da Música, que desde março têm aulas de instrumentos com esses profissionais de uma das maiores orquestras do Brasil. As ações do Conexões Musicais em Volta Redonda contam com o patrocínio da NTS - Nova Transportadora do Sudeste.

O quarteto de cordas da Orquestra Sinfônica Brasileira, formado pelos violinistas Mateus Vieira e Ramon Feitosa, pelo violista Washington Couto e pelo violoncelista Fernando Bru, realizará novas aulas presenciais para os alunos do Volta Redonda Cidade da Música nos dias 16, 17 e 18 de setembro. O grupo, que já havia visitado o VR Cidade da Música em março, tem dado aulas de forma remota desde então. Assumindo o papel de professores, os instrumentistas da OSB conduzem atividades com foco no aprimoramento da técnica instrumental desses jovens músicos em início de carreira.

Além disso, os músicos da OSB farão apresentações especiais na cidade, com dois concertos didáticos para alunos de escolas públicas da Cidade do Aço no Teatro Maestro Franklin de Carvalho Junior, no dia 19, às 10h e às 15h. Os concertos didáticos são apresentações musicais comentadas, com o objetivo de demonstrar os instrumentos e a música orquestral de forma lúdica e interativa.

O Teatro Maestro Franklin de Carvalho Junior será também o palco de um concerto que celebrará a integração entre a Orquestra Sinfônica Brasileira e o Volta Redonda Cidade da Música, regido pela maestra Sarah Higino, coordenadora do projeto. Na apresentação gratuita e aberta a todos, o quarteto de cordas da OSB dividirá o palco com a Orquestra de Cordas e o Coro Infantojuvenil de Volta Redonda, ambos do projeto atendido pelo Conexões Musicais na cidade, mostrando o resultado das interações desenvolvidas ao longo do ano. Os ingressos podem ser retirados gratuitamente pelo Sympla, bastando apenas a contribuição com 1kg de alimento não-perecível, que serão entregues à Secretaria Municipal de Segurança Alimentar de Volta Redonda para distribuição junto a instituições sociais.

IMG_2605

Aulas e ensaios de violino, viola e violoncelo

Data: 16 de setembro (terça, quarta e quinta-feira)
Horário: das 14 às 17h
Local: Projeto Volta Redonda Cidade da Música (Avenida Graham Bell, 89, Vila Mury)

Aulas e ensaios de violino, viola e violoncelo

Data: 17 e 18 de setembro (terça, quarta e quinta-feira)
Horário: das 9 às 12h e das 14 às 17h
Local: Projeto Volta Redonda Cidade da Música (Avenida Graham Bell, 89, Vila Mury)

Concertos didáticos do Quarteto de Cordas da OSB

Datas: 19 de setembro (sexta-feira)
Horário: 10h e 15h
Local: Teatro Maestro Franklin de Carvalho Junior - Teatro da Fevre (Rua 154, Laranjal)

Concerto de integração do Quarteto de Cordas da OSB + Orquestra de Cordas de VR

Datas: 20 de setembro (sábado)
Horário: 19h
Local: Teatro Maestro Franklin de Carvalho Junior - Teatro da Fevre (Rua 154, Laranja)

IMG_2608

Programa do concerto de 20 de setembro

Coro Infantojuvenil de Volta Redonda

Transcrições - Sarah Higino
Ernani Aguiar - Aleluia
John Lennon e Paul McCartney - Michele
John Lennon e Paul McCartney - Yesterday
Danny Moore - Nascemos para Cantar
John Lennon e Paul McCartney - Let It Be
Heitor Villa-Lobos - Heranças da Nossa Raça

Quarteto de Cordas da OSB

Wolfgang Amadeus Mozart - Eine Kleine Nachtmusik
Quarteto de Cordas da OSB e Orquestra de Cordas de Volta Redonda
Regência: Sarah Higino
Edward Elgar - Introdução e Allegro  para Quarteto de Cordas e Orquestra
Carlos Gardel e Alfredo le Pera - Por una Cabeza
Astor Piazzolla - A Morte do Anjo (Arranjo: José Bragato)

O que é o Conexões Musicais

Democratizar o acesso à música de concerto sempre foi um dos pilares da Orquestra Sinfônica Brasileira. O Conexões Musicais, programa de responsabilidade social da instituição, foi criado em 2017 e, ao lado de outras iniciativas consagradas da OSB, como os Concertos para a Juventude e o Projeto Aquarius, tem a missão de disseminar a educação musical Brasil afora.

O Conexões Musicais já percorreu mais de 40 municípios em 12 estados do país, promovendo o acesso à cultura e à informação por meio da educação musical. Este ano, a iniciativa também está ampliando as suas atividades de ensino de música orquestral em polos parceiros, além de promover ações como concertos didáticos e aulas de canto coral em escolas públicas.

A Orquestra Sinfônica Brasileira

Fundada em 1940, a Orquestra Sinfônica Brasileira é reconhecida como um dos conjuntos sinfônicos mais importantes do país. Em seus 85 anos de trajetória ininterrupta, a OSB já realizou mais de cinco mil concertos e é reconhecida pelo pioneirismo de suas ações, tendo sido a primeira orquestra a realizar turnês pelo Brasil e exterior, apresentações ao ar livre e projetos de formação de plateia.

Composta atualmente por mais de 70 músicos brasileiros e estrangeiros, a OSB contempla uma programação regular de concertos, apresentações especiais e ações educativas, além de um amplo projeto de responsabilidade social e democratização de acesso à cultura.

Para viabilizar suas atividades, a Fundação conta com a Lei Federal de Incentivo à Cultura, e o patrocínio da NTS - Nova Transportadora do Sudeste, Núclea e Shell como Mantenedores Amazônia de seus projetos. Bermudes Advogados, Bradesco, Brookfield, CYMI, Instituto Cultural Vale, Globo, HIG Capital, ICATU, INFOTEC, Itaú – Redecard, JGP, Karoon Energy, Machado Meyer, Medlive, Moove, MRS Logística, Registro de Imóveis do Brasil, Safra, Sandech, TAG, Teatro Multiplan, Trench Rossi Watanabe, Veirano Advogados e Vivo completam esta rede de patrocinadores que apoiam a instituição. Integram esta relação como Parceiros e Apoiadores: Bayum de Paiva e Andrade Advogados, BMA Advogados, Carpediem, CommonData, Ibeu, MRU, MXM e Pitmen. 

 

Por Assessoria de Comunicação  –  contato@olhovivoca.com.br

Seja o primeiro a comentar

×

×

×