(Fotos: Divulgação)
Quando: Dia 30 de novembro (domingo), das 11h às 20h; apresentação será comandada pelo comunicador Tico Balanço; na foto, Cacique de Ramos
Atualizada: 27/11/2025 - 12:48
A Feijoada de Jorge: Samba com Feijão acontece no domingo, 30 de novembro, no Clube Comercial de Volta Redonda, e os convites estão chegando ao fim. Quem ainda não garantiu o seu pode comprar pelo Sympla ou nos pontos de venda oficiais: No segundo piso do Sider Shopping, Neto Esportes (Amaral Peixoto) e Botequim da Vila (ao lado do Memorial Zumbi).
O evento beneficente, realizado pelo Instituto Dagaz, traz a Volta Redonda o lendário Cacique de Ramos, patrimônio cultural do samba. A festa vai das 11 às 20h e contará com duas apresentações especiais do Cacique, além do grupo Caciqueando, Quintal do Cacique, corte, passistas e ritmistas. O esquenta ficará por conta de Léo Mitto e Empolga Samba, com apresentação de Tico Balanço.
Além de celebrar a cultura popular, a feijoada terá parte da renda revertida para o Instituto Dagaz e para a Apadefi, fortalecendo ações sociais em Volta Redonda e região.
A presidente do Instituto Dagaz, Marinez Fernandes, reforça a importância da participação do público:
- É uma festa que une solidariedade, samba e comunidade. Estamos muito felizes com a grande procura pelos ingressos.
> Evento: Feijoada de Jorge: Samba com Feijão. Data: Domingo, 30 de novembro. Horário: 11 às 20h. Local: Clube Comercial, Rua Jofre Catapreta, 50, Colina, Volta Redonda. Ingressos: Sympla, Sider Shopping (Segundo Piso), Neto Esportes (Amaral Peixoto), Botequim da Vila (ao lado do Memorial Zumbi). Classificação: 18 anos (menores apenas acompanhados de responsáveis; sem venda de bebida alcoólica para menores). Realização: Instituto Dagaz. Patrocínio: CSN - via Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (Lei de Incentivo à Cultura do Estado do RJ). Apoio: Clube Comercial, Apadefi, MF Consultorias e Tico Balanço.
__________________________________________________________
Publicada: 4/11/2025 - 12:24
O samba vai ecoar no Clube Comercial de Volta Redonda no dia 30 de novembro, com a chegada da Feijoada de Jorge: Samba com Feijão, um evento que une solidariedade e cultura popular brasileira. O lendário Cacique de Ramos, um dos maiores símbolos do samba carioca e patrimônio cultural imaterial do Estado do Rio de Janeiro, será a grande atração da festa promovida pelo Instituto Dagaz. O evento será realizado das 11 às 20h e promete transformar o clube em um verdadeiro terreiro do samba, com duas apresentações especiais do Cacique, além de atrações locais e uma deliciosa feijoada.

Quintal do Cacique, grupo oficial do Cacique de Ramos

Caciqueando, grupo oficial do Cacique de Ramos
Diretamente do Rio de Janeiro, o Cacique de Ramos chega a Volta Redonda trazendo ritmistas, passistas, musas e o autêntico partido alto que marcou gerações. No palco, o público poderá vivenciar dois grandes momentos do Cacique: o grupo Caciqueando, que resgata o melhor do samba de raiz com repertório de clássicos como “O Show Tem Que Continuar”, “A Batucada dos Nossos Tantãs”, “Fada”, “Pela Hora” e “Nos Braços da Batucada”, entre outros sucessos, e o Quintal do Cacique, que encanta o público com um repertório que inclui sambas autênticos, contemporâneos e sambas-enredo, unindo-se a apresentação da Corte do Bloco em uma mescla que traduz o samba no terreiro e a força do bloco original.

Tico Balanço e Leo Mitto

Grupo Empolga Samba
O esquenta da festa fica por conta de Léo Mitto e do grupo Empolga Samba, convidados especiais do Cacique de Ramos, garantindo o clima perfeito para abrir a roda. A apresentação será comandada pelo comunicador Tico Balanço, prometendo muita animação e interação com o público durante todo o evento.
Além de muito samba e cerveja gelada, os participantes poderão saborear uma deliciosa feijoada, preparada especialmente para a ocasião. Toda a renda será revertida para o Instituto Dagaz e para a Apadefi (Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Físicos de Volta Redonda), instituições que desenvolvem importantes trabalhos sociais e educativos na cidade e na região.
- Acreditamos na cultura como ferramenta de transformação social. Este evento é mais do que uma celebração do samba, é uma forma de unir a comunidade em prol da solidariedade, fortalecendo o trabalho que fazemos junto a crianças, jovens e famílias em situação de vulnerabilidade. Ficamos muito felizes em poder contar com parceiros que acreditam nesse propósito - destaca Marinez Fernandes, presidente do Instituto Dagaz.
A Feijoada de Jorge: Samba com Feijão é uma realização do Instituto Dagaz, com patrocínio da CSN, via Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Estado do Rio de Janeiro, e conta com o apoio do Clube Comercial, da Apadefi, da MF Consultorias e do comunicador Tico Balanço.
O presidente do Clube Comercial, Munir Neto, reforça o compromisso do clube com ações culturais e sociais:
- O Clube Comercial está de portas abertas para eventos dessa natureza. É sempre uma honra apoiar instituições como o Dagaz e a Apadefi, que fazem um trabalho exemplar onde o poder público muitas vezes não alcança. Com certeza, essa festa será um sucesso e terá sempre o nosso apoio.
