(Fotos: Divulgação)
Rogyster gosta de mágicas desde os 7 anos, mas se profissionalizou em 1982
Ele é ilusionista. E agora resolveu ensinar o básico para quem quer se divertir em casa ou com os amigos. O mágico Rogyster (Gesio Goulart da Rocha) lançou um kit que contém dez mágicas, com 70% feitos artesanalmente e de fácil aprendizagem. O DVD traz um vídeo aula para aprender os truques, e, além do disco digital, tem todos os acessórios para a realização das mágicas. O objetivo, segundo Rogyster, é levar a todos o conhecimento dessa arte milenar, que é conhecida como a raia das artes.
São apenas 70 unidades iniciais, mas, pelo visto, vai ter que fazer mais. O kit está sendo vendido em bancas de jornais, lojas de Volta Redonda, mercado livre, ou com o próprio mágico. Rogyster conta que gosta de mágicas desde os 7 anos, mas se profissionalizou em 1982. Começou quando viu pela primeira vez um mágico em um circo mambembe.
Veja uma apresentação do mágico Rogyster
Confira a entrevista com o ilusionista
Como surgiu a ideia de fazer um DVD assim?
Surgiu após alguns amigos me falarem que gostariam de aprender algumas mágicas básicas.
Onde foi gravado, quanto tempo levou?
Foi gravado na casa do meu amigo Mauro Neves pela Maná Produções, que fez todo o trabalho do DVD, arte e filmagem. Preferi não gravar em estúdio, levou umas cinco horas. A caixa do kit ficou por conta de uma empresa de Resende.
Kit está sendo vendido em bancas de jornais, lojas de
Volta Redonda, mercado livre, ou com o próprio mágico
Você não sobrevive da mágica, certo? É uma profissão difícil aqui na região? O que você faz, além de se apresentar em eventos como mágico?
Já foi mais difícil, embora ainda haja dificuldade, o que ainda dificulta a profissão é a falta de apoio empresarial, ou seja, de patrocínio, falta incentivo dos órgãos públicos também. Além de mágico, sou ator, produtor, redator, diretor, apresentador etc., sem contar que sou funcionário público municipal.
Temos poucos mágicos na região. Além da falta de mercado para essa arte, o que mais seria a causa? O que pode ser feito para melhorar esse cenário?
O mercado está crescendo, mas ainda é fraco. O que precisamos é de incentivo por parte dos comércios e autoridades políticas, tenho vontade de trazer para a cidade festivais de mágicas, encontros de mágicos etc. Ainda este ano pretendo criar a Associação de Mágicos Sul Fluminense, para mudar esse cenário, só falta apoio.
Qual o momento mais marcante na sua carreira de mágico?
Foi quando realizei a comemoração dos 15 anos de carreira. O shopping de Volta Redonda estava começando, tinha uma mentalidade voltada para a arte da cidade, então abriram as portas para que eu pudesse realizar o meu trabalho. Na época, fiz uma exposição de matérias e acessórios mágicos, fotos, recortes de jornais, além de apresentar quatro personagens de minha criação. Isso realmente marcou minha vida, pena que hoje ficou mais difícil.
As pessoas perderam um pouco do interesse pela "magia" após o surgimento de quem desvenda os truques dos mágicos?
Não! Pelo contrário, isso faz surgir mas interesse, além de que as revelações eram de truques arcaicos, antigos, só usados por circos.
DVD traz um vídeo aula para aprender a fazer truques básicos; tudo prático e fácil
Projetos, o que vem por aí?
A pedidos das pessoas, irei fazer um novo kit de mágicas com 25 truques, pretendo realizar um grande show de mágicas para comemorar meus 32 anos de carreira e a criação da Associação de Mágicos da região, além de vídeos.
Serviço
> Mágico Rogyster - Acompanhe as novidades no Facebook do ilusionista. Contrate para shows no site ou pelo telefone (24) 9-9901-1256.