(Foto: Divulgação//Thaísa Leal)
Camponesa enlouquece de desgosto e morre por amor; condenada a vingar
a própria morte, mas ainda apaixonada, consegue salvar seu amado do fim trágico
"Giselle" é uma das obras-primas do balé clássico. Sábado, 14, e domingo, 15 (às 20h, nos dois dias), no Grêmio Artístico e Cultural Edmundo de Macedo Soares e Silva, em Volta Redonda, o Ballet Gacemss apresenta a sua montagem da obra criada em 1840. É a terceira vez que o grupo brinda o público com esse espetáculo, agora com a participação do primeiro bailarino do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Filipe Moreira. Quem assina a remontagem é Izabel Santos Leal.
- A vontade de remontar "Giselle" surgiu na intenção de brindar o público de nossa cidade com esse espetáculo maravilhoso. São 30 bailarinos do Ballet Gacemss. Toda a cenografia e figurinos são baseados em montagens oficiais desse espetáculo, que é repertório nos grandes teatros. Montamos "Giselle" a fim de ter um aprimoramento técnico e artístico - diz.
(Foto: Divulgação/Rogério Fortes)
O espetáculo conta a história de uma camponesa que durante as festas de colheita de uvas conhece um rapaz chamado Loys e se apaixona por ele. Mas, na verdade, o seu nome é Albrecht e ele é um nobre, que mente porque também se apaixonou por Giselle. Hillarion, antigo namorado dela, desconfia e acaba descobrindo a farsa. Quando ele conta a verdade a Giselle, ela enlouquece de desgosto e morre. Sua alma vai para o mundo das Willis, que são os espíritos de jovens que morreram por amor antes do casamento e que se vingam dos homens que as fizeram sofrer. Hillarion vai visitar o túmulo de Giselle e Mirtha, a rainha das Willis, a obriga a fazê-lo dançar até a exaustão, levando-o à morte. Em seguida, é a vez de Albrecht, mas Giselle, ainda apaixonada, consegue protegê-lo e quando o dia amanhece ele escapa, salvando-se da morte.
_____________________________________________________
*O poeta romântico Théophile Gautier é o autor do roteiro desse balé. "Giselle", dançado ao som de músicas familiares pelo balé francês e compositor de ópera Adolphe Adam, é da Era Romântica, primeiro dançado em Paris em 1840. É um dos poucos balés dessa tradição ainda apresentado nos palcos, com saias de bailarina na altura da panturilha. A versão que vemos atualmente não é muito semelhante à original, onde a mais famosa dançarina da época, Fanny Essler, tinha uma cena louca lírica no fim do primeiro ato. A morte de Giselle foi adaptada para um ataque do coração, pois em sua primeira apresentação Giselle se suicidava com uma espada. Isso causou um choque na época, por essa razão foi feita a mudança. "Giselle" saiu do repertório europeu, até que foi revivido por Sergei Diaghilev em 1910, uma surpreendente mudança de ritmo para o balé russo de vanguarda. O papel de Giselle é um dos mais procurados no balé, já que exige tanto perfeição técnica quanto excelente graça e lirismo. Várias das mais habilidosas dançarinas representaram esse papel incluindo Svetlana Zakharova, Natalia Osipova, Aurea Hammerli, Ana Botafogo, Cecília Kerche, Carlotta Grisi (para quem Théophile Gautier criou o papel), Anna Pavlova, Tamara Karsavina, Cynthia Gregory, Galina Ulanova, Alicia Markova, Beryl Goldwyn, Antoinette Sibley, Margot Fonteyn e Natalia Markarova.
*Fonte: Wikipédia
_____________________________________________________
Confira a entrevista com Izabel Santos Leal
O espetáculo contará, mais uma vez, com a participação do primeiro bailarino do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Como surgiu essa parceria? E ele? Como foi a reação na primeira participação?
O Filipe trabalha conosco desde 2009. O contato foi feito por intermédio de outro bailarino do Theatro Municipal e grande coreógrafo, Rodrigo Negri, que naquele ano estava coreografando o espetáculo "Tributo a Villa-Lobos" para o Ballet Gacemss.
Continua difícil viver da dança aqui na região? Ou esse cenário já apresenta mudanças significativas?
Ainda continua difícil trabalhar com dança na região.
Você sente que há uma preocupação maior hoje em dia, ao entrar num curso de balé, visando a profissionalização?
Sim, no Ballet Gacemss temos bailarinas profissionais e outras que também querem seguir carreira.
Você acompanha o trabalho dos novos grupos e dançarinos/bailarinos da região (principalmente em Volta Redonda)? Há talentos promissores ou já consagrados?
Sim, acompanho, e temos bastante talentos aqui.
Projetos. O que vem por aí?
Temos várias montagens em andamento. Em breve anunciaremos.
Quem é quem no espetáculo
(Foto: Divulgação/Thaísa Leal)
. Giselle: Maria Carolina Pratti (primeira bailarina)
. Albrecht: Filipe Moreira (primeiro bailarino do Theatro Municipal do Rio de Janeiro)
. Mirtha: Melissa Lima
. Remontagem: Izabel Santos Leal
Serviço
(Foto: Divulgação/Vivian Novaes)
> Giselle - Com o Ballet Gacemss. Sábado, 14, e domingo, 15. Sessões: 20h. Ingressos: R$ 10 (com poltrona numerada). Rua 14, nº 315, Vila Santa Cecília, Volta Redonda. Telefones: (24) 3342-4202 / (24) 3343-3033 / (24) 3343-1770 / (24) 3342-0547.